A primavera e verão na Europa é, de fato, uma época lindíssima! Em Praga e em outras várias cidades tchecas, você poderá passear por jardins deslumbrantes, desfrutar de incríveis vistas da cidade e observar as flores desabrochando nas árvores.
Aqui, em Praga, alguns jardins ficam abertos somente na época da primavera e verão e voltam a fechar nos primeiros dias de outono. Por isso, se você está com viagem marcada para a capital tcheca até final de outubro, poderá aproveitar para conhecer os jardins mais lindos da cidade.
Então, guarda esse post para quando você estiver em Praga! Nele, você vai encontrar uma lista de jardins históricos, cênicos e únicos da capital tcheca. Aproveite!
1) Jardim de Valdštejn (Valdštejnská zahrada)

Depois dos jardins do Castelo de Praga, é o maior jardim localizado no centro da cidade. Foi construído em estilo barroco entre os anos de 1623 e 1629 para o general e duque Albrecht von Wallenstein. Atualmente, é a sede do Senado da República Tcheca. O passeio pelos jardins de Valdštejn tem várias atrações, como a escultura de Vênus e o Cupido, a escultura de Hércules com um bastão na mão mirando o dragão, paredes com estalactites artificiais, viveiros, onde moram corujas gigantes e pavões andando livremente pelo espaço.
Onde: Letenská – Praha 1 – Horário de funcionamento: segundas a sextas: 7h às 19h. / Fins de semana e feriados estatais: 09h às 19h. Entrada gratuita.
2) Jardins do Castelo de Praga (Zahrady Pražského hradu)

Considerado o jardim mais valioso do castelo, do ponto de vista histórico, pois foi construído no ano de 1534 por Ferdinand I de Habsburgo, seguindo modelos de jardins italianos. Depois, foi reconstruído em estilo inglês no século 19. A partir destes jardins, pode-se ter vistas encantadoras para o bairro de Malá Strana, para a Cidade Velha e para o vizinho jardim de Petřín.
Onde: anexo ao Castelo de Praga – Pražský hrad – Praha 1.
Horário de funcionamento: de março e abril das 10h às 18h /Maio e junho das 10h às 19h /Julho e agosto das 10h às 20h/ Setembro das 10h às 19h/ Outubro das 10h às 16h. Entrada gratuita.
3) Jardins de Petřín (Petřínské sady)

Quando a primavera começa vale muito a pena ir nos jardins do parque Petřín para aproveitar um dos maiores espaços verdes localizados dentro de Praga. Como ele fica no alto, você pode subir a pé ou com a ajuda de um funicular. Quando chegar lá em cima, você será recompensado com um belo e grande jardim ornamentado somente com rosas e poderá desfrutar das sombras e frutos de cerca de 2100 árvores.
Onde: Petřínské sady – Praha 1. Horário de funcionamento: é um espaço totalmente aberto ao público, por isso sem limite de horário.
4) Jardim Vrtbovská (Vrtbovská zahrada)

Considerado um jardim único a nível europeu. Tudo isso por causa da engenhosidade do arquiteto František Maxmilián Kaňka, que em 1720 veio com uma solução bem original para construir o jardim em um espaço irregular e em declive. No mês de abril acontece neste jardim de inspiração barroca, o festival de luzes da primavera, o espaço recebe luzes especiais criando uma magnífica atmosfera de começo de noite em Praga.
Onde: Karmelitská 25 – Praha 1.
Horário de funcionamento: abril e maio das 10h às 18h /Junho a agosto das 10h às 19h /Setembro das 10h às 19h/ Outubro das 10h às 18h.
Preço de entrada: básico – 120 CZK (cerca de 5 EUR) / Reduzido – 95 CZK (cerca de 4 EUR) / Familiar – 350 CZK (cerca de 15 EUR).
5) Jardim Botânico de Praga (Botanická zahrada hl. m. Prahy)

Foto: Prague.eu / Divulgação
Passear por belos jardins florescidos, descansar na grama super bem cuidada e caminhar por um diferente jardim japonês são algumas das opções do jardim botânico. E para terminar, de forma memorável, vá em direção as vinhas de Santa Clara, que começaram a ser cultivadas já na época do imperador Carlos IV, e experimente o vinho local com uma magnífica vista da cidade.
Onde: Trojská, 800/196 – Praha 7 – Troja. Horário de funcionamento: de novembro a fevereiro das 09h às 16h/Março a outubro das 09h às 19h. Preço de entrada: básico – 180 CZK (cerca de 7,60 EUR) / Reduzido – 120 CZK (cerca de 5 EUR) / Familiar – 540 CZK (cerca de 23 EUR).
Como chegar: acesse a linha vermelha do metrô, que é a linha C e desça na estação Nádraží Holešovice, e para ficar mais fácil, procure a indicação de saída para o McDonald´s e então você vai sair diretamente na parada do ônibus 112, que é justamente o que você tem que pegar para chegar. Uma vez dentro do ônibus 112, em cerca de 10 minutos, você estará lá. Desça na parada Zoologická zahrada. Ao descer do ônibus 112, siga as placas que indicam a entrada para o jardim botânico que, em tcheco, é Botanicka Zahrada. Nesta mesma parada de ônibus, você vai observar que está em frente ao zoológico de Praga e ao Palácio de Troja.
Excelente passeio!
Adorei seus comentários!! Minha cidade natal é linda mesmo!!
Olá, Helena.
Obrigada! É um fato…sua cidade natal é mesmo belíssima. 🙂
Abraços,
Raquel
São ótimas sugestões de passeios. Vysherad também é um lugar especial com seus jardins. A cerveja tcheca é de sabor único que combina com a excelente culinária.
Capital da terra dos meus avós, em Praga me sinto em casa.
Olá, Carlos.
Que bom que gostou! Isso mesmo…Vyšehrad é uma fortaleza que tem jardins lindos.
Ah…que legal saber que Praga e Rep. Tcheca tem um lugar especial no seu coração.
Abraços,
Raquel