Você sabia que o povo tcheco está em primeiro lugar em vários rankings mundiais? Deixa eu explicar: é uma lista curiosa de hábitos culturais e/ou paixão dos tchecos por determinada atividade, na qual eles são os primeiros em comparação com outros povos do mundo.
Acho que o mais conhecido desses hábitos você já sabe qual é… Se você pensou em cerveja, acertou! Eles são os maiores consumidores de cerveja do mundo.
Outra curiosidade interessante: o povo tcheco é o que mais tem cachorro como animal de estimação no planeta. Sobre essa relação que eles têm com os cães, tem um post especial para você ler “Cachorros de ouro em Praga”
E para terminar a sequência do ranking e começar o tema deste post, vamos falar de cogumelos. Os tchecos são os que mais colhem cogumelos (houby em tcheco) no mundo.
Confira, então, os 8 hábitos e / ou curiosidades que mostram como os cogumelos fazem parte da vida aqui na República Tcheca:
1) Passatempo nacional
A atividade é um hobby que está tão arraigada na cultura tcheca que, inclusive, eles têm expressões e frases prontas usando o universo de colher cogumelos para isso. Por exemplo, no Brasil, quando você quer dizer para alguém que a pessoa, na época, era muito jovem e nem tinha ideia do que estava acontecendo, dizemos: “Você ainda estava trocando as fraldas, quando isso aconteceu”. Por aqui tem uma expressão com o mesmo sentido que, se fosse traduzir, seria mais ou menos assim: “Naquela época, você ainda estava colhendo cogumelos”. Isso para referir-se aos jovens que, muitas vezes, davam desculpas para os pais que iriam colher cogumelos na floresta, mas na verdade iam namorar às escondidas.
2) Cogumelo é nome de cocktail
Outra curiosidade com o uso da palavra “cogumelo” na cultura tcheca é que se você quiser beber o cocktail que é conhecido na Espanha como calimocho (mistura de vinho com coca cola), aqui você terá que pedir por “houba“, que siginifica cogumelo, porém está flexionada. Várias palavras em tcheco flexionam, quer dizer, mudam o final dependendo de quais outras palavras elas se relacionam na frase. Mas isso é assunto para outro post. Agora, o importante a saber é que o cocktail calimocho aqui chama houba.
3) Piadas sobre cogumelos
A mais usada pelos tchecos diz: “Não existe diferença entre cogumelos comestíveis e não comestíveis. Na verdade, todos são comestíveis, só que alguns só uma vez”. Ah…não me diz que você não entendeu a piada?! 🙂
4) Cogumelos e tecnologia
Acredita que existem aplicativos para celular que te ajudam a identificar se o cogumelo é venenoso ou não? Pois é verdade, existe. Descobri isso escrevendo esse artigo. Procura aí no Google Play ou App Store do seu celular e depois me conta se funciona.
5) Cogumelos para o café da manhã
Se você quiser participar deste costume/tradição tcheca de colher cogumelos, você terá que levantar cedo para fazer a função, pois se deixar para mais tarde, pode ser que você fique sem eles. Isso porque o povo aqui costuma ir cedo para o bosque, a partir das 6 da manhã para colher os cogumelos para o omelete do café da manhã. Então, não dá para dar bobeira. Só para você ter uma ideia, cada família tcheca colhe cerca de 6 kilos de cogumelos no verão.
6) Cogumelos e a economia
Segundo o site Radio Praha, eles gostam tanto de colher cogumelos, porque é algo barato, ou seja, não se gasta nada para fazer e dependendo da situação ainda pode-se fazer uma graninha com os cogumelos, preparando pratos especiais para vender, revelando, assim, outra característica do povo tcheco: eles não gostam de gastar, são considerados os mais poupadores da Europa.
7) Cogumelos na culinária tchecaUm prato muito popular é o “Smažené žampióny” que nada mais é que um prato de cogumelos à milanesa. Eu super recomendo pedir esse prato no restaurante U provaznice, que fica bem próximo a praça de São Venceslau (Václavské náměstí). Uma outra delícia preparada por aqui é a sopa de cogumelos (houbová polévka, em tcheco). Eu gosto muito e naqueles dias frios é uma ótima escolha. Para saber mais sobre dicas de restaurantes em Praga, leia um dos posts sobre o tema.
8) Estatísticas “cogumelísticas”
Um pouco de números é sempre bom para ilustrar toda essa conversa. Então, vamos a eles: 20% dos tchecos se assumem como coletores de cogumelos apaixonados e outra estatística revela que, para 40% dos tchecos, colher cogumelos é uma das atividades que tem que ter nas férias de verão.
E aí, ficou com vontade de colher cogumelos também? Pensando bem, acordar cedo, ir para a floresta e colher cogumelos frescos para o omelete do café da manhã até que é uma ideia boa, não acha? Fala para mim aí nos comentários se você gostaria de participar disso e vivenciar essa experiência…
Forte abraço!
Raquel uma outra forma de comer cogumelos é com ovos mexidos…Adoro
Oi, Vanda!
Nunca experimentei, vou tentar dessa forma. Obrigada pela dica! 🙂
Abraços,
Raquel
Eu conheci a república tcheca por acaso olhando os videos no youtube,e acabei conhecendo seu blog e que maneiro os seus posts,já li vários,obrigado por esse trabalho maravilhoso.
Olá, Luan.
Ah…muito obrigada! Fiquei muito feliz ao ler sua mensagem aqui.
Forte abraço,
Raquel