Que tal visitar cada uma das 12 cidades tchecas que tem algum monumento ou mesmo a cidade inscrita na lista do patrimônio histórico e/ou cultural da Unesco? Acho que é uma boa ideia, né?!
É exatamente isso que estou tentando colocar em prática. E para começar esse plano, fui visitar a cidade de Žďár nad Sázavou. Essa cidade com nome quase impronunciável para nós, brasileiros, fica cerca de 155 km de Praga e 208 km de Viena. A cidade é pequena e simpática. E o maior ponto de interesse está na Montanha Verde (Zelená Hora), que é justamente onde está a igreja de São João Nepomuceno, considerada patrimônio cultural mundial da Unesco pela genialidade de sua construção.
A história da construção dessa igreja envolve um famoso arquiteto, Jan Blažej Santini Aichel, que literalmente materializa a ideia da construção de um templo vinda do abade do mosteiro da cidade, Václav Vejmluva, para homenagear o mais venerado santo tcheco, São João Nepomuceno.
O resultado é esse que você vê na foto acima. A igreja tem 5 portas, 5 capelas, 5 altares, 5 estrelas.
E para entender o porquê do número 5, é bom você saber mais sobre a história de São João Nepomuceno. João Nepomuceno era vigário-geral da catedral de São Vito (aquela igreja imponente que fica no castelo de Praga) e ele ouvia as confissões da rainha. A história conta que ele se manteve fiel a rainha e não revelou, quando pressionado pelo ciumento marido da rainha, o rei Venceslau IV , o que ela havia dito no confessionário. Por conta disso, João Nepomuceno foi preso e morto sob tortura e seu corpo foi jogado da Ponte Carlos no rio Moldava (Vltava, em tcheco) em Praga. Diz a lenda que no momento em que João Nepomuceno caiu na água apareceram 5 estrelas em sua cabeça. Por isso, a relação entre o santo, o número 5 e estrelas.
Outra versão diz que ele não aceitou contribuir com a eleição de um abade indicado por Venceslau IV, rei da Boêmia, na época, e como represália foi assassinado. João Nepomuceno se tornou santo em 1729, data de sua canonização.
Construção que maravilha os visitantes
O projeto arrojado da construção da igreja, considerada obra suprema do barroco gótico na Europa, começou com o abade do mosteiro da cidade, Václav Vejmluva. O abade Vejmluva era muito devoto de São João Nepomuceno. E agora, atenção, porque vem a parte mais incrível dessa história: em 15 de abril de 1719 foram descobertos tecidos preservados na tumba de São João Nepomuceno na Catedral de São Vito, no complexo do castelo de Praga. Depois disso, o abade Vejmluva decidiu que iria construir um templo para homenagear o santo.
É nessa parte que entra o arquiteto Santini, quando o design da igreja é confiado a ele. Junto com o abade Vejmluva, o arquiteto Santini desenvolve o projeto da igreja entre o final de abril até o início de agosto de 1719. E a construção da igreja em si durou 4 anos, de 1719 a 1722.
Registros históricos revelam que o abade queria que a arquitetura da igreja seguisse o formato de uma estrela extraordinariamente impressionante. E, de fato, Santini conseguiu entregar esse efeito visual, principalmente quando se vê fotos áereas da igreja. Além disso, tanto o abade como o arquiteto eram especialistas em simbologia e ensinamentos da Cabala, usando de forma excessiva na arquitetura do templo. Por isso, o símbolo da estrela e do número cinco repetem-se imensas vezes. São cinco portas e cinco capelas. E dentro da igreja, cinco altares e o altar principal tem também cinco estrelas.
Em todo o complexo há vários símbolos místicos e enigmas. Em 1886, um membro do comitê da igreja da cidade se referiu ao templo como um “fenômeno visual misterioso”. Para ajudar a deixar esse lugar com um clima de mais mistério ainda, alguns especialistas até hoje procuram uma entrada que daria para um corredor secreto e chegaria até um mosteiro que fica no palácio de Žďár, distante quase 800 metros da igreja.
O santuário é local de peregrinação e entrou para a lista de patrimônio cultural nacional e do patrimônio mundial da Unesco em 1994. Em agosto de 2014, a igreja de São João Nepomuceno foi devolvida à propriedade da igreja Católica Romana, após um longo período de 50 anos.
Porque você deve visitar essa cidade
Além do motivo que já citei aqui no post – visitar essa igreja que está na lista do patrimônio mundial da Unesco, e que é realmente impressionante – conhecer Žďár nad Sázavou vale a pena também para você ver o Palácio Žďár (Em tcheco, Zámek Žďár), que é um mosteiro cisterciense (espécie de ordem religiosa desenvolvida por São Bernardo a partir de 1113) que fica a apenas alguns passos da igreja.
Aqui, você não pode deixar de visitar o museu do palácio que oferece uma viagem profunda na história do lugar.
Na entrada do museu, as primeiras exposições são pertencentes à Idade Média e à Ordem de Cister. No primeiro piso, você vai encontrar diversas coleções do barroco. E ainda, através de um caleidoscópio, poderá se transportar para a realidade da vida de um monge, observando a era de prosperidade nas artes ciências e arquitetura da época. E de quebra, conhecer os personagens principais da construção da Igreja de São João Nepomuceno: o abade Abbot Vejmluva e o arquiteto Jan Blažej Santini. Para terminar o caleidoscópio permite explorar um pouco os mistérios matemáticos da construção da igreja.
Enfim, a visita ao palácio e ao museu vai ajudar a completar lindamente a sua viagem a Žďár nad Sázavou com muita história.
Serviços:
- Como chegar em Žďár nad Sázavou: A melhor maneira de chegar lá é pegar o trem. Você deve ir até a estação de trens principal (Hlavní Nádraží) em Praga e comprar os tickets. Pode comprar os tickets um pouco antes de viajar. Para consultar os horários disponíveis, acesse o site do transporte público do país e pesquise em inglés: http://jizdnirady.idnes.cz/ . Só preste atenção no horário do trem de volta a Praga, o último sai às 19h30.
- Preços do trem a partir de Praga: 400 CZK 0u 15 € por pessoa ida e volta.
- Preços para visitar a Igreja de São João Nepomuceno: 110 CZK para adultos e 60 CZK para crianças entre 6 e 18 anos. Aqui só se pode pagar com dinheiro e na moeda tcheca (CZK).
- Onde ficar: se precisar ou quiser ficar uma noite na cidade, indico o Hotel Jehla. É um hotel 3 estrelas, confortável, limpo e com café da manhã. Preço para apartamento duplo: 1.351 CZK ou 50€.
- Para pesquisar mais opções de hotel na cidade ou em Praga, clique aqui: Booking.com
- Onde comer: O próprio Hotel Jehla tem um restaurante, que atende quem não é hóspede. Serve comida tcheca e outras opções mais padrão por preços justos.
Link para mais informações sobre a Igreja de São João Nepomuceno: http://www.zelena-hora.cz/en
Link para mais informações sobre o museu: http://www.zamekzdar.cz/en/
Agora, te pergunto: gostou da ideia de visitar essa cidade? Tem vontade de conhecer tudo isso de perto? Ficou com alguma dúvida? Então, escreva aqui nos comentários que eu terei o maior prazer em responder e te ajudar a planejar sua viagem para essa cidade que está na lista do patrimônio mundial da Unesco.
Forte abraço e até o próximo post!
Quanto tempo de trem a partir da estação central de Praga ? É possível fazer um bate e volta no mesmo dia a partir de Praga ?
Olá, Lidiane!
Sim, é possível, se sair cedo de Praga. A viagem demora 2 horas e meia de trem. E na hora de comprar os bilhetes, fique atenta para pedir o trem que faz o trajeto direto entre as duas cidades.
Abraço,
Raquel