Agosto é o mês oficial do verão na Europa. É tempo de férias escolares e também de muitos órgãos públicos fecharem as portas ou oferecer atendimento em um período mais limitado. O mês de agosto é comparado ao mês de janeiro no Brasil, quando tudo para ou fica em um ritmo mais lento para dar espaço às pessoas aproveitarem os dias de sol e calor. Então, vamos a mais detalhes sobre como é a República Tcheca em Agosto.
Enfim, agosto na República Tcheca é um mês alegre, vibrante e com muito sol. Dá para escolher inúmeras atividades ao ar livre pelo país. É possível pedalar tranquilamente em uma das diversas rotas de bicicleta, fazer caminhadas nas florestas e aproveitar para fazer raftings nos rios. Em Praga, você vai encontrar a cidade muito mais cheia do que o normal, pode sentir muito calor e não aguentar andar muito debaixo do sol forte. Por isso recomendo intercalar períodos de caminhadas com paradas para descansar e se hidratar. O descanso pode ser em um dos belos jardins da cidade.
Outro ponto importante a considerar se você planeja visitar a República Tcheca durante os meses de verão, que inclui agosto, é procurar bem e certificar-se que seu hotel terá ar condicionado. Chamo a atenção para esse detalhe, porque muitos brasileiros chegam em Praga e após fazer check- in no hotel, entram no quarto e ficam apavorados ao perceber que não tem ar condicionado e o ambiente está muito quente.
Isso é explicado pelo fato de que a República Tcheca, como outros países da Europa Central, não estão preparados para o calor intenso, pois dias muito quentes, geralmente, são “contados nos dedos” durante o verão. Dependendo do ano, pode-se passar pela estação sem sentir um aumento intenso da temperatura. A preocupação maior, naturalmente, é com o frio, que é mais predominente durante todo o ano e muito acentuado. Então, se vier para cá no verão recomendo que questione o hotel sobre isso. 🙂
Agora, vamos às informações mais práticas:
1) Clima
As temperaturas, em média, variam entre 14°C e 25°C. Podem ter dias mais amenos com máxima de 18°C, que fica mais friozinho, exigindo um casaquinho e também pode acontecer de chegar aos 35°C, sendo muito quente mesmo. O ideal é estar preparado para essa variação. O sol nasce às 05h34 da manhã e se põe às 20h40.
2) Fuso horário
A diferença de horas entre Brasil e República Tcheca a partir do último fim de semana de março fica em 5 horas. Portanto, o mês de agosto segue o mesmo esquema, quando for 13h na República Tcheca, ainda serão 8h no Brasil.
3) O que fazer em agosto
Uma boa ideia é aproveitar o horário mais prolongado das atrações e visitar alguns monumentos no começo da noite. Subir em alguma das torres de Praga, por exemplo, quando a noite estiver caindo na cidade é uma ótima chance de você tirar aquela foto especial da viagem ou mesmo conseguir curtir o local com, talvez, menos gente.
Outra ideia é ver o dia acabar em um dos “beer gardens” de Praga. Além disso, tem a grande festa da parada gay pelas ruas da cidade no segundo fim de semana de agosto.
Agora, é só escolher o que mais lhe agrada e aproveitar!
– Subir nas torres de Praga
A torre localizada no edifício da prefeitura antiga tem uma das vistas mais bonitas da cidade, diretamente para a Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) e fica aberta até às 21h. O valor da entrada para subir na torre é de 300 CZK (cerca de 12 EUR). Aproveite para subir nessa torre, pois nesta você poderá subir de elevador. Onde fica: Staroměstské náměstí 1/3.
Para apreciar uma vista magnífica da Ponte Carlos e de todo o complexo do Castelo de Praga, suba na torre gótica que fica na entrada da Ponte Carlos, no sentido de quem vem da Cidade Velha em direção ao bairro de Malá Strana. É a torre da ponte da Cidade Velha (Staroměstská mostecká věž, em tcheco). O horário de funcionamento é das 09h às 21h em agosto e o valor da entrada é 190 CZK (cerca de 7,60 EUR). Dica: se chegar nos primeiros 60 minutos após a abertura, paga meia entrada. Onde fica: na entrada da Ponte Carlos.
– Terminar o dia em um dos “Beer Gardens”:
Os “jardins de cerveja” em tradução literal são espaços agradáveis, localizados geralmente em áreas mais altas da cidade justamente para possibilitar apreciar a vista na companhia de uma boa cerveja. Abaixo, vou listar dois deles para você conhecer:
– Letná Zahradní restaurace: Letenské sady – Praha 7 / Horário de funcionamento no verão: das 11h às 23h
– Hospůdka Na Hradbách:V Pevnosti 16/2 – Fortaleza de Vyšehrad / Horário de funcionamento no verão: das 12h a meia-noite.
Eventos na cidade
– Festival Internacional de Circo “Letní Letná”: estrelas da arte circense contemporâneas internacionais vão estar nesse evento em Praga. Apresentações ao ar livre, shows, exibições de filmes, workshops, discussões, exposições e um interessante programa para crianças integram a programação do festival que acontece em diferentes lugares da cidade. Quando: de 15 de agosto a 01 de setembro. Onde: Parque Letná.
– Prague Pride: O festival do orgulho gay começou em Praga em 2011 e desde então tornou-se um dos maiores eventos culturais da República Tcheca. Na semana de 05 a 11 de agosto acontecem debates, palestras e atividades esportivas. O ponto alto do festival vai ocorrer no dia 10 de agosto com a parada gay, que atrai cerca de 10 mil pessoas para as ruas de Praga com o propósito de apoiar a luta para os direitos iguais independente da orientação sexual.
– Concerto de verão no Jardim de Valdštejn: o jardim, que pertence à sede do Senado da República Tcheca, será palco de um concerto que acontecerá em 28 de agosto às 17h00 com entrada gratuita. Endereço: Valdštejnská zahrada – Letenská / Praha 1 (Malá Strana).
Raquel, tudo bom
Estarei dia 11 e 12 em praga mas na vdd só terei um dia e meio de passeio. O que me indica para ter uma boa impressão de praga? Infelizmente já sei que será pouco tempo para conhecer
Oi, Marcela.
Tudo bem?
Espero que esteja aproveitando bem seu tempo aqui em Praga!
Há várias dicas aqui no blog mesmo e no Instagram diariamente. Então, vou listar alguns posts:
– http://pragaboemia.com/dicas-de-praga/
– http://pragaboemia.com/cervejarias-antigas-de-praga/
– http://pragaboemia.com/5-jardins-deslumbrantes-para-voce-conhecer-em-praga/
Abraços,
Raquel
Olá Raquel, vou estar em Praga na semana que vem com a minha esposa e filha e gostava de saber a melhor maneira de conhecer a cidade, onde comer , locais a visitar. Cumprimentos
Olá, José Carlos.
Tudo bem? Que bom que escolheram visitar Praga!
A melhor maneira é caminhar muito mesmo. Claro, que é possível usar o excelente transporte público da cidade, mas caminhar é a forma de ver muitos detalhes fascinantes desta cidade.
Abaixo, listo alguns artigos do blog para ajudar a aproveitarem bem os dias de vocês aqui em Praga:
– http://pragaboemia.com/dicas-de-praga/
– http://pragaboemia.com/republica-tcheca-em-agosto/
– http://pragaboemia.com/comida-tipica-tcheca/
– http://pragaboemia.com/onde-comer-em-praga/
– http://pragaboemia.com/cervejarias-antigas-de-praga/
– http://pragaboemia.com/5-jardins-deslumbrantes-para-voce-conhecer-em-praga/
Abraços,
Raquel
Olá. Gostei muito de suas dicas. Estarei em Praga, com meu marido nos dias 17 e 18 de agosto. Tem alguma dica boa pra gente?