A República Tcheca em outubro fica muito diferente. Agora, com a chegada do outono, o panorama da cidade muda completamente. Costumo comentar com os viajantes que recebo por aqui que as cidades tchecas se transformam a cada estação do ano. Então, você pode chegar na primavera, por exemplo, e encontrar uma cidade com um determinado ambiente próprio desta estação e, depois, vir aqui no inverno e se deparar com outra cidade completamente diferente.
Essas mudanças do clima bem marcadas faz você descobrir novas cidades a cada estação do ano e permite aproveitar eventos e festividades de cada época também. Entre final de setembro e final de dezembro, quando o outono domina, as cores do céu vão mudando e as folhas das árvores também começam a descolorir e cair. Realmente, o outono é uma estação única, especialmente para nós, brasileiros, que não temos essa característica singular do outono em nosso clima.
Para aproveitar bem seus passeios, recomendo se agasalhar com roupas adequadas, que protejam do frio, pois já começa a esfriar consideravelmente. Agora no mês de outubro costuma ser muito agradável, principalmente quando tem sol, favorecendo às caminhadas. Então, você vai sentir um ar geladinho com sol. E isso te dá energia! 🙂 E quando cansar ou quiser se aquecer um pouquinho, vá para um dos maravilhosos cafés da cidade.
Abaixo, listo alguns pontos importantes a serem considerados em sua visita na República Tcheca em outubro. Confira tudo para não perder nenhuma dica valiosa…:)
1) Clima
As temperaturas, em média, variam entre 5°C e 16°C. Podem ter dias bem frios com máxima de 13°C, exigindo um casaco mais pesado e também pode atingir os 22°C em algumas tardes de sol. Então, o ideal é estar preparado para essa variação. Para vestir, recomendo aqueles casacos básicos de nylon até a cintura, que são fáceis para carregar, se ficar mais quente. E, ao mesmo tempo, eles são excelentes para aquecer durante os dias mais gelados. O sol nasce em média às 07h02 da manhã e se põe às 18h37.
2) Fuso horário
Atualmente, a diferença de horário entre Brasil e República Tcheca é de 5 horas. A partir do último fim de semana de outubro, ou seja, no dia 27/10, se você estiver em Praga ou outra cidade da Europa, terá que atrasar o relógio em uma hora na noite do dia 26 de outubro para 27 de outubro. Isso porque acaba o horário de verão no continente europeu.
Assim, a partir desta data, a diferença de horas entre Brasil e República Tcheca será de 4 horas.
3) Feriado
No mês de outubro, a República Tcheca tem um feriado no dia 28 para celebrar o dia que nasceu a República da Tchecoslováquia independente. É considerado o dia do estado tcheco.
A celebração do feriado presenteará a população oferecendo um “dia de portas abertas” ao público em alguns prédios históricos. Assim, você terá a oportunidade de visitar edifícios importantes gratuitamente.
O dia 28 de outubro cairá em um sábado. Neste dia, algumas lojas de rua e grandes redes de supermercados podem fechar.
Abaixo, confira a lista dos monumentos que estarão participando do “dia de portas abertas”:
– Residência do Presidente da Câmara: as instalações únicas da Residência do Presidente da Câmara são consideradas uma joia artística e arquitetônica em estilo art-déco. O espaço foi construído entre 1925 e 1928 pelo arquiteto František Roith e ocupa todo o primeiro e segundo andares do edifício da Biblioteca Municipal, na praça Mariánské. As instalações são utilizadas para fins representativos e para recepções de convidados ilustres em Praga. Endereço: Marianské Náměstí, 1. Horário: das 10h às 18h.
– Edifício da atual Prefeitura da Cidade: este importante monumento de arquitetura art-nouveau data de 1908. Desde 1945, tem sido a sede da Câmara Municipal de Praga e do presidente da Câmara de Praga. O Grande Salão é o local de reuniões, seminários, conferências, formaturas e outros eventos cerimoniais. Ocasionalmente, realizam-se aqui exposições. Endereço: Marianské Náměstí, 2. Horário: das 10h às 18h.
– Palácio Škoda: é um edifício em estilo cubista tardio que foi construído em 1929 para a fábrica de automóveis Škoda, de acordo com um projeto do proeminente arquiteto Pavel Janák. Atualmente, é sede de alguns departamentos da Câmara Municipal de Praga e também um local para exposições ocasionais. No dia 28 de outubro, os visitantes poderão conhecer os chamados Salões Škoda, que consistem em cinco salas interligadas, que foram preservados apesar de várias intervenções e, graças a um excelente trabalho de restauro, recuperaram o esplendor e beleza originais. Os painéis de madeira dos tetos, paredes com pormenores de escultura artística, lustres, mobiliário, tapeçarias e outros objetos de decoração chamam a atenção. Endereço: Jungmannova, 35/29. Horário: das 10h às 18h.
– Palácio Clam-Gallas: a história deste palácio monumental no centro da Cidade Velha de Praga remonta ao século XIV, quando aqui existia uma casa de burgueses. No início do século XVII, foi reconstruído num palácio renascentista, e a sua aparência atual data do início do século XVIII. Foi também nessa época que os seus enormes portais receberam um par de gigantes e relevos escultóricos de Matthias Braun, que fazem do palácio uma das obras mais impressionantes do estilo Barroco em Praga.
A oficina de Braun também contribuiu para a decoração interior do palácio, construindo uma balaustrada de arenito com relevos e vasos na escadaria principal, que é especial pelos seus degraus baixos – para que os visitantes possam subir aos andares a cavalo. O palácio foi a principal residência urbana da família Clam-Gallas. Tinha um teatro, salões de baile e salas de concerto onde, por exemplo, Josefina Duskova e Wolfgang Amadeus Mozart atuaram em 1787 e Ludwig van Beethoven em 1796. No século XIX, o palácio foi parcialmente reconstruído no interior, no estilo Rococó, e foi alugado. No final de 1918, albergou o primeiro Ministério das Finanças da Checoslováquia. Em 1945, o palácio foi nacionalizado e, até 2017, albergou os Arquivos da Cidade de Praga. Após uma extensa reconstrução, foi aberto ao público no outono de 2022. O palácio é administrado pelo Museu da Cidade de Praga. Endereço: Husová, 158. Horário: terça a domingo das 10h às 18h.
– Parlamento do Senado: os visitantes terão a oportunidade de conhecer os espaços históricos mais valiosos dos palácios de Wallenstein e Kolowrat. O palácio de Wallenstein foi construído em estilo barroco entre os anos de 1623 e 1629 para o general e duque Albrecht von Wallenstein. Atualmente, é a sede do Senado da República Tcheca. O passeio pelos jardins de Valdštejn (termo em tcheco) tem várias atrações, como a escultura de Vênus e o Cupido, a escultura de Hércules com um bastão na mão mirando o dragão, paredes com estalactites artificiais, viveiros, onde moram corujas gigantes e pavões andando livremente pelo espaço. Horário: das 9h às 16h. Endereço: Valdštejnské náměstí 4, Praha 1 – Malá Strana
4) O que fazer na República Tcheca em Outubro
– Signal Festival – de 10 a 13 de outubro: as criações que mesclam luz e som de diferentes artistas vão iluminar os monumentos praguenses de forma inusitada.
– Festa da cerveja em Pilsen – 05 de outubro: a festa acontece anualmente para comemorar o dia da preparação da primeira receita da cerveja Pilsner Urquell, que aconteceu em 05 de outubro de 1842.
– Designblok Praga – 02 a 06 de outubro: é a maior exibição de design e moda da Europa Central. No evento apresentará as tendências do design contemporâneos nas mais diferentes áreas.
– Dyzajn market – 26 a 27 de outubro: evento que reúne designers locais de moda, jóias, acessórios, bolsas, mochilas, objectos de arte, porcelana, decoração, brinquedos e artigos de papelaria. O Design Market também inclui stands de comida e bebida que oferecem produtos caseiros. É um programa interessante para conhecer mais a vida local da cidade e até comprar aquele souvenir especial ou alguma peça de design exclusiva.
Olá, Raquel! Cheguei agora ao blog. Obrigado por compartilhar um conteúdo tão precioso a quem, como eu, sonha em morar na República Tcheca.
Vou degustar todos os textos.
Até mais!
Olá, Juliano.
Ah…obrigada! Fico contente em saber que o conteúdo ajuda você a alimentar teu sonho de viver na República Tcheca.
Forte abraço,
Raquel
E o inverno em Praga, o que fazer e o que vestir????
Olá, Monica.
O inverno em Praga é bem rigoroso, recomendo vir preparada!
Basicamente, para ter uma boa experiência aqui no inverno, é importante: vestir a roupa adequada para coneguir passear na cidade com conforto, fazer paradas nos belos e interessantes cafés da cidade e intercalar os passeios na rua com entradas em museus.
Veja o post aqui do blog sobre como se vestir: http://pragaboemia.com/onde-comprar-roupas-de-inverno-em-praga/
Forte abraço,
Raquel
Estou indo em janeiro, tô com medo do inverno, pode dar dicas do que fazer e o que vestir???
Olá, tudo bem???
De 26/10 a 04/11 é um período ruim p/ conhecer Praga?? Acredita que passaríamos muito frio???
Oi Raquel! Bacana seu blog! Sou do Brasil. Você me indica alguém para ser guia em 04 a 0710/2022?
Olá, Ricardo.
Boa tarde aqui de Praga!
Obrigada pelo seu comentário no post do blog.
Sobre guias em Praga, claro posso indicar, inclusive eu mesma faço alguns passeios e tem outros guias que são parceiros do meu site. Envio o link para você saber mais: https://pragaboemia.com/city-tours-passeios-guiados-em-praga/
Um abraço,
Raquel
Olá, Milena.
Tudo bem sim. 🙂
Costumo dizer que Praga é uma cidade diferente a cada estação. Cada estação do ano tem sua própria beleza. Então, nessa época que você vai vir é outono e as árvores ficam cores outonais, é muito bonito.
Sobre o frio, se você vestir-se adequadamente, ou seja, com roupas apropriadas, pode aproveitar muito bem sem sentir um frio desconfortável.
Deixo aqui mais links com artigos do blog que podem ajudar no seu planejamento da viagem:
https://pragaboemia.com/como-e-praga-no-outono/
https://pragaboemia.com/republica-tcheca-em-novembro/
https://pragaboemia.com/onde-comprar-roupas-de-inverno-em-praga/
Um abraço!
Oi Mônica, boa tarde!
Estaremos em Praga no dia 21 a 24 de outubro de 2023 e depois em Pilsen.
Ficaríamos muito grato se vc nos ajudasse em algumas informações.
. Vale a pena fazer compras em Praga
Ex. Roupas, casacos, malas e outras lembranças? Pois não pretendemos comprar nada na França.
Estou querendo fazer uma surpresa para minha esposa que também se chama Mônica, um passeio de barco a noite, vale a pena?
Obs: Quanto custaria a sua diária como guia?
Caso vc tenha mais informações importantes para informar te agradeço.
Muito agradecido pela sua atenção.
Olá
Esraremos em Praga de 28 a 30 de Setembro
O que vc recomendaria visitarmos
Como vai estar o clima
Outras observações importantes?
Muito grata
Olá, Gessiara.
Obrigada pelo seu comentário aqui!
Recomendo dar uma olhada no post sobre o mês de setembro. Vou deixar o link aqui para você ler: https://pragaboemia.com/republica-tcheca-em-setembro/
Setembro tem festas da vindima, que significa tomar vinhos de excelente qualidade e no dia 28/09 aqui é feriado e tem alguns edifícios históricos com entrada gratuita. Tem mais detalhes no post.
Forte abraço,
Raquel
Oi Raquel. Somos 02 casais de baianos viajando pela Europa. Agora estamos em Budapeste. Amanhã seguiremos para Praga e gostaríamos de saber se tem disponibilidade para 29 ou 30/out.