Kutná Hora é uma cidade pequena localizada a cerca de 80 km de Praga. É ideal para passar o dia. A maior motivação de turistas e viajantes para ir visitá-la é uma pequena igreja de ossos, que foi totalmente decorada interiormente com caveiras e ossos humanos.
Além desse ponto de interesse, a cidade vale a visita pelo templo gótico de Santa Bárbara e pelo passeio sem rumo por suas ruas, que testemunharam um período de riqueza nos tempos medievais, quando Kutná Hora era a segunda cidade mais importante do reino da Boêmia, depois de Praga, por causa da extração de prata de suas minas.
O que fazer em Kutná Hora
O passeio em Kutná Hora começa pelo Ossuário de Sedlec (Em tcheco: Sedlecká kostnice) -pois é a ponto de interesse mais próximo da estação de trem – assim é chamada a igreja decorada com ossos humanos. Localizada dentro do cemitério do bairro de Sedlec, a capela é uma construção original do ano de 1330. Cerca de 40 mil ossos de vítimas de guerras religiosas e da peste compõem o interior de três naves laterais em estilo barroco. Depois de observar a composição mórbida feita por um entalhador, pode-se visitar a Catedral da Assunção da Nossa Senhora (Chrám Nanebevzetí Pany Marie), que fica bem próxima da igreja de ossos. Esta catedral está na lista do patrimônio mundial da UNESCO, pois é um dos edifícios góticos mais importantes da República Tcheca, considerado um dos exemplos mais antigos de estilo barroco-gótico.
Outra igreja listada no patrimônio mundial da UNESCO é a Catedral Gótica de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, é considerada a segunda igreja mais importante da República Tcheca, somente atrás da catedral de São Vito, em Praga. A construção desse templo durou 500 anos e só foi terminada no intervalo dos séculos 19 e 20. Ao redor da igreja, pode-se passear por jardins bem cuidados e depois de terminar a visita ao templo, é aconselhável aproveitar o caminho até o centro histórico de Kutná Hora, observando uma bela vista. Essa rua de pedras lembra um pouco a Ponte Carlos de Praga com estátuas de santos durante todo o percurso.
Como chegar em Kutná Hora saindo de Praga
Para chegar na cidade, pode-se ir de trem, saindo da estação principal de Praga (Hlavní Nádraží). Na estação, é só pedir tickets para Kutná Hora, que em média estão disponíveis a cada hora. Chegando na cidade, é interessante passar nos escritórios de informação turística para pegar um mapa com as atrações. Se for no fim de semana, os horários de ônibus ficam reduzidos e você vai precisar pegar um táxi para ir da igreja dos ossos humanos até a categral de Santa Bárbara. O escritório de turismo que fica na mesma rua da igreja dos ossos costuma fazer o serviço de chamar o táxi e acomodar os viajantes em um mesmo carro.
Quer a nossa companhia nesse passeio em Kutná Hora? Agende por aqui!
Site para consultar as rotas e horários dos trens: www.idos.cz
Nomes em inglês e tcheco dos principais pontos para visitar em Kutná Hora:
– Cathedral of Our Lady (Chrám Nanebevzetí Pany Marie)
– Church of St. Barbara (Chrám Svaté Barbory)
– Sedlec Ossuary (Sedlecká kostnice)
– Church of St. James (Kostel sv. Jakuba)
– Church of St. John Nepomuk (Kostel sv. Jana Nepomuckého)
– Church of Ursuline Convent (Klášter řádu sv.Voršily)
– Jesuit College (Jezuitská kolej)
– Italian Court (Vlašský dvůr)
– Marian column (Morový sloup)
Oi! Estou adorando o site de vocês! Parabéns pelo trabalho! Vocês acham que vale a pena dormir uma noite em Kutna Hora? Como é a noite lá?
Obrigada
Olá, Sandra.
Muito obrigada! Recomendo passar o dia lá. Para dormir, pode ser bom se você estiver procurando a tranquilidade de uma cidade de 20 mil habitantes. 🙂 Realmente, lá à noite fica bem calmo.
Abraço,
Raquel
Achei triste a falta de comentários sobre o campo de Teresin. Lugar de importância para a lembrança dos horrores que a gerra causou, mesmo na republica Tcheca.
Olá, David.
Já estive em Terezín duas vezes, porém ainda não escrevi nenhum post sobre o local. Está na minha lista ainda para ser escrito.
Certamente, é de extrema importância que muito mais pessoas saibam sobre o que acontecceu por aqui na época do nazismo.
Abraços,
Raquel
Ola Raquel, eu e meu marido estivemos em Praga há 25 anos festejando Bodas de Prata e estamos retornando para festejar Bodas de Ouro!! Precisamos de algumas orientações para fazermos dessa viagem inesquecível :)) Vc poderia nos ajudar na indicação de passeios e locais imperdíveis? Vi no seu site que vc presta esse tipo de assistência para turistas que visitam Praga.
Estamos com chegada marcada para o dia 14.10 e retorno dia 22.10.
Aguardando seu retorno
Abraço
Olá, Regina.
Boa tarde aqui de Praga! Tudo bem?
Obrigada por escrever para mim, compartilhando um pouco a sua ligação com Praga.
Que bela história: voltar após 25 anos para comemorar bodas de ouro. Realmente incrível!
Certamente, posso auxiliar vocês por aqui com indicação de passeios e lugares.
Ofereço passeios guiados na cidade. A lista de passeios está aqui nesse link:
https://pragaboemia.com/city-tours-passeios-guiados-em-praga/
Um abraço,
Raquel