Na mais emblemática atração de Praga, a Ponte Carlos ou Karluv Most (em tcheco), há várias estátuas de santos. Entre elas, a estátua em homenagem a São João Nepomuceno é disputada por visitantes que, ao passar por ela, querem tocá-la, pois acreditam que traz sorte.
A história do santo conta que ele se manteve fiel a rainha e não revelou, quando pressionado, o que ela havia dito a ele no confessionário. Por conta disso, João Nepomuceno foi preso e morto sob tortura e seu corpo foi jogado da Ponte Carlos. Outra versão diz que ele não aceitou contribuir com a eleição de um abade indicado por Venceslau IV, rei da Boêmia, na época, e como represália foi assassinado.
João Nepomuceno se tornou santo em 1729, data de sua canonização. Ilustrações em alto relevo na base da estátua de São João Nepomuceno retratam um cachorro recebendo carinho de um escudeiro. A cor do cachorro está desgastada de tanto ser tocada. E supõem-se que a presença do cachorro na estátua do santo quer transmitir a mensagem de lealdade e fidelidade, característica atribuída ao cão mundialmente. E aqui, neste caso, a João Nepomuceno também.
Curiosamente, talvez inconscientemente, esse fato histórico tenha influenciado os tchecos a gostarem tanto de cachorros. Pois, de acordo com algumas estimativas, mais pessoas tem cães como animais de estimação em Praga do que em qualquer outro lugar do mundo.
Cachorros de ouro
Aqui, os cachorros são muito valorizados. Para começar, eles são aceitos em praticamente todos os lugares. Podem frequentar ônibus, metrôs, tram e trens de viagem. E entrar em vários restaurantes. Dependendo do lugar, o garçom ainda traz um pote com água para eles.
Os cães também são aceitos nos escritórios das empresas. Normalmente, são mais bem-vindos nas pequenas empresas do que nas maiores. Mas depende mais do consenso do chefe e dos colegas de trabalho. E nos supermercados, eles podem esperar por seus donos no hall de entrada.
Além disso, aqui em Praga, os cães podem ir ao cinema. O cinema Aero (www.kinoaero.cz) permite a presença de cachorros, mas deve ser na coleira o tempo todo. E, ainda organizam um festival de cinema para cães intitulado “Aero Pes Fest”. Por causa disso, se faz necessário que os cachorros sejam muito educados e, realmente, são. É impressionante como eles respeitam seus donos.
Por sua vez, os donos dos cães também tem que respeitar muitas regras de educação. Uma das mais importantes, é fazer uso de sacos apropriados para recolher o cocô do cão, disponibilizados em uma espécie de máquina automática, espalhadas pela cidade. Porém, independentemente se os sacos são fornecidos ou não, o dono tem que limpar o local. Na falta de limpeza, se o dono do cachorro for flagrado pode ter que pagar uma multa de até 20.000 CZK equivalente a R$ 2,5 mil. Isso porque, antes da criação dessa penalidade, há informações de que as calçadas da cidade não eram adequadamente limpas.
Escuta-se falar também que, enquanto um completo estranho pode chegar e dizer “oi” para o filho de um tcheco o mesmo não acontece quando o “oi” é para o cão. Aconselha-se a perguntar antes para o dono se é possível fazer carinho no cachorro. Essa atitude mais protetora em relação ao animal, certamente, depende pessoalmente de cada dono.
Um dos fatos marcantes que presenciei de amor por um cão, foi de uma senhora, beirando os 70 anos, que entrou em um restaurante e pediu somente uma cerveja, outro patrimônio nacional. Quando vem a cerveja, o primeiro gole é dado ao cachorro e servido, claro, no próprio copo dela. Depois, ela derrama um pouco da sua cerveja no chão para o cachorro apreciar junto com ela. Como você pode perceber…a vida de cão vai bem por aqui!
Forte abraço e até a próxima!
Amei o relato sobre os cães em Praga. Trabalho com proteção de animais e tenho onze cães, sendo que oito foram adotados. Vou em Praga em 2017, vou amar ver essas cenas na cidade.
Olá, Maria de Fátima.
Parabéns pelo seu trabalho! Vem ver tudo isso de perto, vai valer a pena. E se precisar de dicas e informações para planejar sua viagem para Praga, pode contar comigo.
Abraços,
Raquel
Vou viajar a Praga no início do ano 3 dias, e vou levar o meu cão de raça beagle e gostaria de saber se há alguma condição especial para a entrada dos animais estrangeiros (vacinas etc)