Muito próximo de Praga, cerca de 40 minutos de trem, você poderá conhecer o impressionante castelo de Karlštejn. A fortaleza foi construída a mando do imperador romano e rei tcheco, Carlos IV, para ele guardar as suas coleções mais preciosas que incluíam as jóias da coroa, o tesouro real e a sua coleção de relíquias santas.
O castelo mais visitado da República Tcheca tem vários pontos que merecem atenção. Então, vamos explorar cada um deles:
1) Engenhosa arquitetura

O castelo, construído no ano de 1365, foi edificado seguindo uma importância gradual das suas partes. Na parte mais baixa, está a guarda do castelo com um poço original. Nos dois primeiros andares, você vai ver o Palácio Imperial, onde estão os quartos do rei e da sua corte. No andar seguinte, está a torre menor com os oratórios e ,por fim, no topo do castelo está a torre maior, onde supostamente está guardado o tesouro real tcheco.
2) Relíquias valiosíssimas

A Capela de Santa Cruz é talvez a atração máxima do castelo. Para você ter uma ideia, Carlos IV mandou decorar a capela com inspiração na descrição de Jerusalém Celeste encontrada no livro do Apocalipse da Bíblia, também chamado livro da Revelação. A capela tem quatro janelas, parcialmente envidraçadas pelas pedras semipreciosas, abóbadas em forma de cruz, pinturas da vida de Jesus Cristo nas paredes e 129 pinturas extraordinárias sobre tábuas dos santos e santas do Mestre Theodorik. Para entrar na capela, Carlos IV tirava os sapatos para mostrar humildade e respeito. Como medida de segurança, ele mandou colocar três portas de ferro com nove fechaduras na capela. Isso porque lá dentro estavam as jóias da coroa e sua coleção das relíquias dos santos, revelando outra caracterísitca peculiar desse rei tcheco: Carlos IV era louco por colecionar relíquias religiosas.
3) Poço inquietante
No castelo, tem um poço com 80 metros de profundidade. Você pode jogar uma moeda e observar como demora para a água movimentar lá embaixo. Para beber a água do poço, os habitantes do castelo construíram uma roda e colocaram cabos e quando queriam água, puxavam e desciam as cordas.
4) As lendas de Karlštejn
Segundo algumas fábulas, o castelo de Karlštejn foi construído por Carlos IV para ser um refúgio espiritual e por isso a entrada das mulheres era proibida. Outras lendas contam que o castelo era muito frequentado por artistas e um deles era um músico cego que tocava alaúde e era acompanhado pelo seu fiel cachorro. Certo dia, o príncipe de Brunswick foi visitar Karlštejn e trouxe junto com ele um criado que tinha intenção de matá-lo. O criado tentou envenená-lo, oferecendo o cálice de vinho tóxico, o príncipe, por sua vez, passou o cálice ao músico para que ele bebesse enquanto tocava, porém, reza a lenda, que o cachorro sentiu a vibe ruim e não deixou o dono beber, saltando no colo do músico e bebendo todo o cálice sozinho.
Quer a nossa companhia nesse passeio em Karlštejn? Agende por aqui!
5) Curiosidades impressionantes
Um grupo de pedreiros, durante uma restauração, encontraram mais de 300 objetos de ouro e prata escondidos dentro de uma parede no final do século 14. Os objetos representam uma mostra excepcional de arte da época medieval. Segundo especialistas, esse tesouro foi guardado no castelo provavelmente no ano de 1420. Entre os objetos estão copos, cálices de vinho, vasos, broches, cintos e ferramentas. As peças são exemplos de arte feitos na época em Praga e tem peculiaridades incomuns como, na parte inferior de um dos copos o artista fez um retrato de uma das esposas de Carlos IV, outro item que chama a atenção é um recipiente em forma de maçã que era utilizado para guardar cremes ou perfumes. É possível ver tudo isso no castelo durante a exposição “O Tesoro de Karlštejn” que acontece até outubro de 2017, em celebração aos 700 anos de nascimento de Carlos IV, comemorados esse ano.
Segundo a curadora da exposição, Helena Königsmarková, na época a República Tcheca estava ameaçada de ser conquistada pelos hussitas – o termo deriva do nome do teólogo boêmio Jan Hus (1372-1452) que liderava um movimento religioso reformador e revolucionário que que surgiu na Boêmia no século XV – e imagina-se que algum empregado do castelo criou esse fundo falso em uma das paredes do castelo, porém ele não conseguiu voltar para resgatá-lo.
6) Coleção rara
Carlos IV era também ligado a moda. A prova disso é a enorme quantidade de botões que foram encontradas na parede do castelo. Isso, porque ele foi influenciado por sua primeira esposa, Margarita de Valois, que veio de Paris. E por causa disso, ele foi criticado pelo papa Urban V que o chamava de vaidoso. Alguns registros relatam que Carlos IV tinham uma grande coleção de letras iniciais pinduradas em colares. E esses objetos na Idade Média tinham um valor simbólico especial, principalmente quando alguém se declarava para uma pessoa amada. Essas placas de ouro foram usadas para decorar as bainhas das vestes de Carlos IV e podem ser vistas na exposição “O Tesoro de Karlštejn”. De acordo com a historiadora de arte, Naďa Kubů, esta é a maior coleção de ornamentos góticos do mundo.
7) A saga para recuperar o tesouro encontrado

Parece que esse subtítulo não faz sentido?! Como assim: recuperar um tesouro que já foi encontrado? Já vai ficar claro… Você não pensou que os pedreiros que encontraram o tesouro foram honestos e avisaram, né? Pois é…acertou! Eles decidiram vender o tesouro e enriquecer. Assim, o tesouro acabou parando em Berlim. Anos mais tarde, foi comprado por um historiador de arte tcheco, František Borovský, que se tornou diretor do Museu de Artes Aplicadas de Praga, em 1911. E esse cara decidiu, bem feliz, expor os artefatos de Karlštejn nesse museu. Quando as autoridades souberam disso, logicamente, não gostaram e acusaram František de falta de moral e tiraram ele do cargo.
Em 1916, o tesouro acabou nas mãos do fabricante têxtil Jindřich Waldes. Com a nacionalização dos bens privados imposta pelos comunistas em 1947, o tesouro voltou para o Museu de Artes Aplicadas de Praga. E, por fim, após a Revolução de Veludo, o tesouro foi devolvido a Jindřich Waldes que deu de presente ao mesmo museu.
A historiadora Naďa Kubú diz que o tesouro que está hoje em Karlštejn não está completo e outras peças podem estar em diversas partes do mundo. Há suspeitas de que algumas delas estejam nos EUA.
Serviço:
Como chegar em Karlštejn: O castelo fica a 32 km ao sul de Praga. A melhor maneira de chegar lá é pegar o trem. Você deve ir até a estação de trens principal (Hlavní Nádraží) e comprar os tickets lá na hora. Tem trens a cada meia hora para a vila de Karlštejn. Uma vez dentro do trem, fique atento nas indicações de parada do trem nos letreiros indicativos em vermelho. Ao descer na vila de Karlštejn, siga o fluxo de pessoas ou as placas e depois de 1,5 km você chegará no castelo. Se estiver com pessoas idosas ou pessoas que não podem andar muito, sempre tem táxis na pequena estação de trem que podem levar até a entrada do castelo.
Preços para visitar o castelo: O castelo tem somente tours guiados e oferecem três opções.
Tour 1: inclui interiores históricos do Palácio Imperial e os andares inferiores da torre pequena
com a visita as peças valiosas dos séculos 14 a 19. Os espaços incluídos nesse tour são: hall, salão dos cavaleiros, capela de São Nicolas, quarto do rei, salão de audiências, salões de banquetes, sala com as jóias e tesouros da coroa e a prisão do castelo.
Preço:
- Adultos: 320 CZK (cerca de 13 EUR)
- Crianças a partir dos 6 anos: 230 CZK (cerca de 9 EUR)
- Estudantes com até 26 anos: 230 CZK (cerca de 9 EUR)
- Sênior acima de 65 anos: 230 CZK (cerca de 9 EUR)
- Tickets família: 2 adultos com no máximo 3 crianças: 860 CZK (cerca de 35 EUR)
Duração do tour: 55 minutos.
Tour 2: inclui a visita as torres, a igreja de Nossa Senhora, a capela de St. Catharine, a ex-sacristia, a ponte de madeira suspensa, ao museu de Lapidação, a galeria de imagens do castelo, a biblioteca com exposição da última reconstrução do castelo bem como a Capela de Santa Cruz.
Preço:
- Adultos: 750 CZK (cerca de 30 EUR)
- Crianças a partir dos 6 anos: 530 CZK (cerca de 21 EUR)
- Estudantes com até 26 anos: 530 CZK
- Sênior acima de 65 anos: 530 CZK
Duração do tour: 100 minutos.
Atenção: para fazer esse tour é preciso reservar antes, através do telefone: +420 311 681 617. Se estiver hospedado em hotel ou hostel, peça gentilmente para o atendente fazer a reserva para você, se preferir.
Tour 3: Visita aos 3º, 4º, 5º andares da grande torre.
- Adultos: 260 CZK (cerca de 10 EUR)
- Crianças a partir dos 6 anos: 180 CZK (cerca de 7,20 EUR)
- Estudantes com até 26 anos: 180 CZK (cerca de 7,20 EUR)
- Sênior acima de 65 anos: 180 CZK (cerca de 7,20 EUR)
Duração: 40 minutos.
Horários de visita: para cada tour existem diferentes horários e em diferentes épocas do ano, então para não complicar muito, é bom saber que os tours acontecem entre 9h da manhã até 17h da tarde. E, claro, é aconselhável não chegar às 16h30 para fazer o tour, mesmo porque o pessoal da administração do castelo nem deixaria você entrar. Para visitar Karlštejn, reserve um dia e faça o passeio com tranquilidade.
Mais uma dica: se reservou, esteja no local, pelo menos, com 15 minutos de antecedência.
Página oficial do castelo: https://www.hrad-karlstejn.cz/en
Quer ir ao castelo na companhia de um guia que fala português?
Então, faz a sua reserva com a gente que levamos você até Karlštejn de carro ou trem, depende da sua escolha, com ingressos para visitar o castelo incluídos no preço. Dá uma olhada nos detalhes e reserve com a gente aqui.
Gostou da sugestão? Tem vontade de conhecer tudo isso de perto? Ficou com alguma dúvida? Então, escreva aqui nos comentários que eu terei o maior prazer em responder e te ajudar a planejar seu passeio até Karlštejn.
Forte abraço e até o próximo post!
Para fazer a visita a este castelo preciso reserva um dia inteiro da minha viagem a Praga ?
Olá, Lidiane!
Daria para reservar meio dia de sua viagem, saindo cedo de Praga e estando lá na primeira hora de visita ao castelo.
Abraço,
Raquel
Boa noite
Estou com meu marido em Praga e gostaríamos de visitar Karlstejn amanhã. Gostaria de saber de sua disponibilidade e valores
Obrigada
Olá, Luciana.
Tudo bem? Respondi sua mensagem por email. Obrigada também!
Abraço,
Raquel
Olá Raquel!
Gostaria de um esclarecimento sobre o tour no castelo.
O tour 2 inclui o tour 1? pelo tempo tempo para visitação e pelo preço deduzi que sim, o tour 2 abrange os locais do tour 1 com um plus. Está correto?
Desde já agradeço pelo seu esclarecimento.