Cerveja
“Por que o assunto cerveja estaria metido dentro de um blog sobre a República Tcheca?” Talvez você esteja se fazendo essa pergunta. E para responder a tua pergunta vou te explicar algumas coisas sobre essa relação…
Tradição milenar
Para começar, não sei se você já sabe, mas se não, já fica sabendo agora: a República Tcheca tem tradição milenar de produzir cerveja. Quase toda cidade na República Tcheca, seja ela pequena, média ou grande, tem sua própria marca. Em Praga, tem as fábricas das cervejas Staropramen e Braník. Em Pilsen, a Pilsner Urquell, que é fabricada até hoje seguindo os princípios dos antigos mestres cervejeiros e faz parte do patrimônio nacional tcheco. Em Ceské Budejovice, a conhecidíssima Budweiser Budvar.
Os registros de fabricação de cerveja na República Tcheca tem datas do século 9. E a arte de sua produção foi passada de geração à geração. No início do século 17, por exemplo, registrou-se um número recorde de cerca de 3000 cervejarias. A primeira escola especializada em ensinar a fabricar a bebida surgiu em 1869 e o primeiro instituto de pesquisa foi fundado em 1887, ambos em Praga, a capital tcheca.
Essa tradição milenar não se perdeu no tempo, ao contrário, se fortificou. E além da cerveja ser produzida por indústrias de grande porte, é também feita em tradicionais cervejarias locais com seus próprios produtores e em mini cervejarias espalhadas pelo país. Existem cervejas de diferentes tipos e além disso se fabrica produtos raros a base dela e seus ingredientes.
Maior consumidora mundial
Hoje, a República Tcheca é considerada a maior consumidora de cerveja no mundo. De acordo com o Euromonitor Internacional, a República Tcheca continua sendo o país que apresenta o maior consumo pelos seus habitantes no mundo. Cada tcheco bebe em média 143 litros por ano. Para atender a demanda, as fábricas no país produzem mais de 19 milhões de litros anuais. E uma das explicações do porquê disso é o baixo preço do produto, o preço médio por 500 ml é 45 Kč, o que equivale a 1,75 EUR no câmbio de fevereiro de 2019. Vale destacar que esse é o preço médio nos bares e restaurantes das áreas turísticas de Praga. Nos bairros e também saindo da capital, você poderá beber meio litro de cerveja tipo pilsen pagando cerca de 1 EUR. Por isso, esta seria uma das explicações do porquê a República Tcheca é a maior consumidora de cerveja do mundo .
Cultura da cerveja
A cerveja por aqui não é vista simplesmente como mais uma bebida alcoólica. No país, ela é chamada de “pão líquido” e acreditem: o seu consumo é recomendado pelos médicos. Na verdade, o consumo da bebida é muito natural. O hábito começa desde muito cedo e se estende por toda a vida. Inclusive, os médicos dizem que um caneco de 500 ml por dia faz bem à saúde. Isso porque a bebida é produzida com ingredientes de alta qualidade, incluindo a água. Assim, é muito comum ver idosos e idosas bebendo sua cerveja tranquilamente.
Nos ambientes corporativos é normal que os funcionários saiam para almoçar e escolham a cerveja como companheira da refeição. No final do dia de trabalho, o destino certo de muitos tchecos são as “hospodas” (bar ou pub na língua tcheca). E cada tcheco tem a sua favorita para apreciar a bebida. E sobre os moradores de Praga, dizem que eles aturam a subida do preço de qualquer item da alimentação, menos, é claro, o da cerveja, que aliás custa menos do que uma água mineral.
Então, acredito que agora deu para perceber que falar sobre a República Tcheca e não falar de cerveja é o mesmo que “ir a Roma e não ver o papa”, “ir em Paris e não ver a torre Eiffel”…e por aí segue a lógica. De fato, os dois assuntos são extremamente ligados, um pertence ao outro.
Por isso, aqui neste blog você vai encontrar informações sobre cerveja e inclusive como fazer cerveja.
Forte abraço!