“Como assim? Alguma coisa pode dar errado ao pedir cerveja na República Tcheca?” Você pode estar se perguntando. Não é bem assim, você já vai entender…
E para explicar tudo isso de forma bem clara, técnica e especializada, o mestre cervejeiro Giovani MacDonald é quem vai falar com vocês neste o post.
Então, confira como pedir cerveja na República Tcheca:
“Jedno pivo, prosim!”ou “dve piva, tri piva” e assim por diante dependendo de quantas pessoas vão beber ou da sua sede, mas esse não é o foco deste post, aqui vamos falar sobre as variedades de cerveja que podem ser pedidas e suas principais características.
Um dos primeiros problemas que os turistas enfrentam ao chegar na República Tcheca é a utilização de graus Plato para denominar as cervejas. Os bares em geral oferecem cervejas com 10°, 11°, 12° e assim por diante. A princípio muitos ficam assustados achando que isso é o teor alcoólico, muita calma, apesar de ter relação direta com a graduação alcóolica, esses números não se referem a porcentagem de álcool.
Não chega a ser complicado, apesar de a maioria dos tchecos também não saberem exatamente o que essa graduação significa. Mas vamos lá: Grau Plato é a porcentagem de açúcar presente no mosto ao final da brassagem, antes de começar a fermentação. Esse açúcar vai ser transformado em álcool, gás carbônico e outros sub-produtos em menor escala.
Exemplo: ao pedir uma cerveja 12°, você está pedindo uma cerveja que tinha 12% de açúcar no mosto antes de fermentar. Entre diferentes produtos e sub-produtos da fermentação, isso vai resultar em aproximadamente 4,8% a 5,0% de álcool. Não é sempre igual? Não! A quantidade de álcool não depende apenas da concentração inicial de açúcar, mas também da concentração final, o chamado “açúcar residual”, que em diferentes quantidades vai sempre estar presente e vai depender de uma série de fatores que vou deixar para falar nos próximos posts. Uma conta, nem um pouco precisa mas que ajuda, é considerar que cada grau Plato resultará em 0,4% de álcool, portanto uma 10° tem em torno de 4%, uma 12° em torno de 4,8% e assim por diante.
Essa medida é tradicionalmente usada para questões tributárias, já que a quantidade de açúcar no mosto está diretamente relacionada a quantidade de malte e de cevada utilizada. Esse sistema acabou influenciando a cultura cervejeira e ainda é usado na Alemanha e na República Tcheca. Legalmente, na República Tcheca existem 4 categorias de cerveja dependendo da graduação Plato, cada qual com faixas tributárias diferentes. Essas categorias estão bastante ultrapassadas e atualmente estão sendo revisadas.
Até agora falamos praticamente apenas de graduação alcoólica, mas quais são os estilos disponíveis?
A República Tcheca pode ser uma decepção para os que procuram variedade. As Lagers dominam a cena e grande parte das pequenas cervejarias vão ter disponíveis apenas uma cerveja clara, uma “meio-escura” (tradução literal – polotmavé) e uma escura, todas de baixa fermentação e usando lúpulos tchecos que tem por característica a suavidade e pouco se diferenciam entre si. Ter uma cerveja de trigo já foi considerado ousadia, mas aos poucos isso está mudando. Hoje, a República Tcheca está em plena revolução cervejeira, com pequenas cervejarias pipocando em todos os cantos praticamente toda semana e muitas delas estão buscando diferenciar-se e assim acabam ousando um pouco mais. Basta procurar!
————————————————————————-
Então, na prática, como funciona?
- Quando você for pedir cerveja aqui, a maioria dos atendentes nos bares, pubs e restaurantes vão perguntar qual tipo de cerveja você quer, ou seja, 10°, 11°, 12°. Se não perguntarem nada, provavelmente, é porque naquele momento só tem um tipo que deve ser a de 10°.
- Se você quiser arriscar e pedir a cerveja em tcheco, poderá dizer “Jedno pivo, prosim” (Uma cerveja, por favor). E complementar o tipo: desitku (10°), jedenáctku (11°), dvanáctku ( 12°) e třináctku (13°). Para pronunciar corretamente, saiba que o “j” tem som de “i” e o “c” tem som de “ts”.
- Se não quer se arriscar, peça em inglês que também vai funcionar: 10° (ten degrees) e assim por diante…
Agora que você já sabe pedir cerveja na República Tcheca…na zdraví! (Saúde!)
Quer saber mais sobre cerveja tcheca ou como fazer cerveja, confira aqui as dicas do Giovani.
E se tiver dúvidas, perguntas, sugestões, escreva para mim nos comentários, que vou ter o maior prazer em te responder!
Por fim, se você quiser ter um guia com os 21 lugares para degustar as melhores cervejas de Praga, clica aqui para conhecer as cervejarias e pubs imperdíveis da capital tcheca.
Forte abraço e até o próximo post!
Olá Raquel
Meu nome Gracinda, estou a pensar em ir a Praga no mês de Junho, como posso entrar em contacto consigo. E qual a melhor localização para o hote. Obrigada pelo Blog. um abraço
Olá, Gracinda.
Tudo bem? Ah…que bom que escolheu Praga como seu próximo destino de viagem!
Você pode me escrever pelo email: atendimento@pragaboemia.com
Sobre a localização de hotéis, tem um post aqui mesmo no blog que pode ajudar você: https://pragaboemia.com/onde-ficar-em-praga/
Forte abraço,
Raquel