A cerveja é parte essencial da cultura tcheca. É a bebida mais popular do país e os tchecos são considerados os maiores consumidores de cerveja do mundo. Essa relação (cerveja e tchecos) vem de longa data, por isso nada mais natural que o país tenha cervejarias históricas. E, esse post é justamente para te fazer um convite a conhecer as cervejarias antigas de Praga.
Em uma viagem no tempo, desde os primeiros registros da fabricação da bebida nos mosteiros até os dias mais atuais, em que as cervejarias começam a sua própria produção artesanal para responder a demanda do mercado, esse artigo vai listar as 6 cervejarias históricas de Praga que você tem que conhecer.
1) Břevnovský klášterní pivovar sv. Vojtěcha (Cervejaria de Břevnov de São Adalberto)
Existem registros que desde o ano de 993 se faz cerveja no local. E tudo começou por causa do mosteiro de Břevnov, que foi fundado exatamente no mesmo ano (993) por Boleslav II, duque da Boêmia que governou entre 972 e 999, e pelo bispo Vojtěch (que mais tarde se tornaria o Santo Adalberto). A cervejaria foi criada para ajudar economicamente na manutenção do mosteiro beneditino. Assim, a cervejaria de Břevnov carrega o peso histórico de ser o primeiro local na Boêmia a produzir cerveja.
E seguiu assim até o ano de 1889, sofrendo poucas interrupções na produção. A partir deste ano, o espaço da cervejaria não foi mais suficiente para fazer o amadurecimento das cervejas tipo lager. E, além disso, uma expansão da rua, onde ela estava instalada, estava prevista. No final, esses fatores motivou, primeiramente, o fechamento da cervejaria e depois a sua demolição para passar a rua.
Porém, a longa tradição da cervejaria de Břevnov não poderia ser deixada para trás, por isso ela foi reconstruída no edífico barroco do complexo do mosteiro. Hoje, além da cerveja larger, a cervejaria produz cervejas especiais, usando diferentes tipos de malte e lúpulo. No menu, eles oferecem os tipos russian imperial stout, cerveja de trigo tipo bock, imperial lager e cerveja de trigo clássica.
Além dessas, a cervejaria produz as seguintes cervejas especiais:
– Abadia de Břevnov (Břevnovské Abbey 17%), uma cerveja com baixo amargor e tons frutados, lembrando muito cervejas do tipo trapistas. Recomendada para ser apreciada em dias mais quentes.
– Clássica escura lager (Klasický tmavý ležák 11 %): na produção, são usados quatro tipos de malte para polvilhar, dando a essa cerveja um sabor e aroma de caramelo. A cerveja é adequada para harmonizar com pratos da culinária tcheca e, segundo a recomendação do menu da cervejaria, para estar com amigos em um bom papo.
– IPA (Klášterní IPA 15%): cerveja encorpada com agradável amargo e notável toque cítrico, derivados de variedades de lúpulo especiais.
– Clássica clara lager (Klasická dvanáctka 12%): produzida de forma tradicional e caracterizada por ter forte amargor, mas com toque delicado. A cerveja é também adequada para ser apreciada acompanhada da comida tcheca.
Atenção! A porcentagem que aparece ao lado do nome da cerveja não se refere a quantidade de álcool como pode parecer. Ela indica os graus Plato, ou seja, refere-se a quantidade de açucar presente no mosto antes de fermentar. Para saber mais leia o post “Dicas para você não se atrapalhar quando for pedir cerveja na República Tcheca“
Endereço: Markétská 1 – Praha 6.
Horário de funcionamento: a cervejaria funciona das 10h às 17h e o restaurante, que serve cerveja também, claro, fica aberto entre 11h30 e 23h.
Site: Restaurante – https://www.klasternisenk.cz/en/ e Cervejaria – http://www.brevnovskypivovar.cz/
2) Strahovský Pivovar (Cervejaria de Strahov)
Localizada muito próximo a um dos maiores focos de interesse dos turistas em Praga, o Castelo de Praga, a cervejaria de Strahov fabrica cerveja desde o ano 1400. Ela começou a funcionar junto com o Mosteiro de Strahov, que pertence a ordem premonstratenses, considerado um dos mais antigos do território tcheco. A cerveja, que leva o nome do fundador da Ordem dos Premonstratenses, São Norberto (sv. Norbert), é produzida, segundo a receita original e tem como ingredientes água, malte, lúpulo e levedura, respeitando a Lei da Pureza da Cerveja de 1516. A cerveja não é pasteurizada e nem filtrada.
A história da cervejaria de Strahov foi agitada. A produção de cerveja passou por várias interrupções por causa de guerras religiosas, invasão estrangeira e incêndios. Apesar disso, a cervejaria do mosteiro guarda a tradição e história de produzir a bebida no local há cerca de 500 anos. Isso porque ela servia como fonte de recursos financeiros e também como centro de educação. Enquanto, uma cervejaria familiar poderia ser extinta e as receitas e tradições perdidas, as cervejarias dos mosteiros eram mais independentes.
Mesmo assim, a produção cervejeira passava por altos e baixos: na segunda metade do século 18, a cervejaria produzia somente a quantidade exata para consumo dos monges, já no começo do século 19, voltou a recuperar sua grandeza, sendo procurada por importantes personalidades da vida pública no país. Nos anos 50, depois da chegada dos comunistas ao poder, a cervejaria teve que fechar as portas por cerca de 10 anos, servindo como depósito.
Hoje, a cervejaria de Strahov pertence a categoria de micro cervejaria artesanal com uma produção anual de 160 mil litros, sendo que cerca de 95% é destinada para a demanda diária do local e o restante é direcionado para festivais e concursos de cerveja. Entre 70% a 80% da fabricação é composta por cervejas de baixa fermentação, como a lager. No total, são produzidos 10 tipos de cerveja, algumas são feitas durante todo o ano e outras, sazonais. Um dos destaques das cervejas de estação é a cerveja especial de Natal, que contém 19% de malte e um alto teor alcoólico, feita especialmente para aquecer a alma nos dias gelados do inverno tcheco.
Endereço: Strahovské nádvoří 301 – Praha 1.
Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 22h.
Site: www.klasterni-pivovar.cz
3) U Fleků
A cervejaria U Fleků nasceu em 1499 e carrega o símbolo de fabricação ininterrupta de cerveja, passando por guerras, pelo nazismo e comunismo. Durante o comunismo, a empresa foi nacionalizada, mas não chegou a fechar as portas. Nos anos da Guerra Fria, os salões da cervejaria serviram de lugar para reuniões e de encontro para algumas famílias divididas pela “Cortina de Ferro”.
Não é à toa que na fachada da cervejaria ao lado da porta de entrada com grande destaque tem a frase “Dej Bůh štěstí”, que significa algo como “Deus nos ajude”. Provavelmente, Deus ajudou mesmo a U Fleků a manter sua produção por mais de 500 anos.
A especialidade da cervejaria é produzir somente um tipo de cerveja: lager preta (Flekovský ležák 13°), não filtrada e não pasteurizada, caracterizada por ser uma cerveja viva. Tem um alto grau de vitamina B e pode ser armazenada por, no máximo, três semanas. Por isso, é uma cerveja única, que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar.
Na produção da bebida trabalham somente duas pessoas que fabricam um total de 6000 litros por semana, sendo que o consumo médio é de 500 litros por dia. A maneira de fazer a cerveja é ainda bem artesanal. São utilizados quatro tipos de malte e lúpulo da região tcheca de Žatec, forte produtora da planta.
A cervejaria U Fleků mantém um museu, onde está a antiga torre de malte, que até 1942 servia justamente para secar o malte de maneira manual. E a única maneira de fazer isso era defumando o malte, assim logicamente a cerveja ficava também com um aroma defumado. Porém, isso se perdeu nos dias atuais, pois o malte já é vendido de forma industrial, seco e pronto para usar na produção da cerveja.
Endereço: Křemencova 11 – Praha 1
Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 23h.
Site: http://en.ufleku.cz/
Você…que é fã de boas cervejas, de gastronomia e quer valorizar ainda mais sua estadia em Praga, conheça nosso ebook Praga para amantes de cerveja
4) U Medvídků
No local, há registros de fabricação de cerveja desde o ano de 1466 e o nome da cervejaria vem do sobrenome de um dos primeiros dono, Janov Medvídek. O espaço, onde hoje funciona um hotel, um restaurante e a cervejaria, começou com uma fábrica de cerveja, que era mesmo só fábrica, não recebia pessoas para beber no local. As mudanças trazidas pela revolução industrial fizeram com que a cervejaria abrisse suas portas ao público em 1898. Depois disso, o U Medvídků viveu um período próspero, sendo uma das cervejarias mais frequentadas de Praga. Tinha, entre seus clientes, renomados escritores e artistas tchecos do começo do século 20.
Na história mais recente da República Tcheca, quando o partido comunista assumiu o poder no país, nos anos 50, a cervejaria foi simplesmente confiscada e ficou abandonada. Quando, finalmente, voltou às mãos dos donos, em 1989, o edifício se encontrava em estado dramático. Depois de passar por reformas, reabriu em 1994 com a configuração atual, conectando três negócios (hotel, restaurante e minicervejaria) em um mesmo edifício.
Para a produção da cerveja, a minicervejaria segue métodos bem artesanais como fazer o resfriamento da cerveja em uma espécie de peneira especial e ,depois, coloca para descansar em barris e/ou tanques de madeira abertos. Atualmente, a produção da minicervejaria é, em média, de 400 litros.
O maior orgulho do U Medvídků é a criação e produção da cerveja “X-Beer 33,” considerada a cerveja com o maior grau de sacarificação do mundo. Por causa da fermentação natural, essa cerveja tem cerca de 12,7% de álcool e, por isso, é indicada para ser apreciada como sobremesa. Como você deve imaginar, a cerveja é difícil de preparar. Para começar a fermentação é feita em barris de carvalho durante meio ano e necessita de muitos cuidados durante todo o processo de preparação. É realmente uma cerveja exclusiva.
E se você quer fazer sua própria cerveja nessa cervejaria histórica com mais de 500 anos de tradição, você pode! Isso mesmo! A cervejaria oferece a opção de você fabricar sua própria cerveja em um processo que dura 9 horas e inclui as etapas de esmagamento do lúpulo, através de trituração, resfriamento do mosto e fermentação com acompanhamento do mestre cervejeiro. Para mais informações sobre preços e disponibilidade, escreva um email para info@umedvidku.cz
Dica importante: Quando você chegar no endereço, diga que você quer ir para a cervejaria. Pois, eles tem um restaurante também no mesmo endereço e você pode achar que está na cervejaria e está no restaurante, onde eles só servem Budweiser Budvar. Na verdade, o espaço da cervejaria é pequeno e fica meio escondido. Então, seja bem claro que você quer ir na cervejaria. Se possível, tente reservar uma mesa antes. Não precisa ser com muita antecedência, mas é melhor garantir. Para reservar, ligue para (420) 224 211 916 e pode falar inglês. 🙂
Endereço: Na Perštýně 7 – Praha 1
Horário de funcionamento: 11h às 22h
Site: http://umedvidku.cz/brewery/
5) U Pinkasů
Nos ambientes dessa cervejaria, protagonistas do renascimento nacional tcheco se encontravam para debater e definir ações que entrariam para a história da República Tcheca, tornando-a o país que é hoje. Era o ano de 1843 e o império Austro-Húngaro dominava. Diante disso, alguns intelectuais como František Palacký e Josef Jungmann buscavam elevar a língua tcheca a um nível erudito e instigar uma consciência nacional nos cidadãos. E tudo isso acontecia no U Pinkasů regado a muita cerveja pilsen, recém-criada. Lembrando que a primeira pilsen foi produzida em 1842, na cidade tcheca de Pilsen, por isso o nome da cerveja.
Em abril de 1843, o alfaiate Jakub Pinkas resolve oferecer aos clientes da sua alfaiataria uma cerveja que ele tinha ganhado de um cocheiro viajante e que acabava de ser lançada em Pilsen. (Adivinhem qual cerveja é? 🙂 ) Depois disso, Pinkas viu crescer absurdamente sua clientela, mas as pessoas vinham na alfaiataria não exatamente para fazer pedidos de roupas e sim para beber a tão saborosa cerveja. Por causa disso, Pinkas resolve abandonar o ofício de alfaiate para abrir uma cervejaria. O que ele não imaginava é que ser dono de bar é um trabalho duro, ainda mais para alguém sem experiência.
A inexperiência de Pinkas fazia com que ele servisse a cerveja direto do barril e levasse na mesa para os clientes e isso resultou que a qualidade da cerveja era bem melhor, o que acabava atraindo cada vez mais gente. Bem diferente era a prática em outras cervejarias que costumavam servir a cerveja em uma jarra grande e depois distribuí-la nos copos na mesa do cliente. De fato, a falta de informação e de prática o ajudou a chamar mais clientela para seu bar, porém não foi nada bom para a saúde dele. Por causa das várias viagens que ele tinha que fazer para servir aos clientes, ficou com problema sério nos pés e teve que passar o trabalho para seu filho.
O filho de Pinkas juntamente com o garçom František Brabec, que mais tarde se tornaria o dono da cervejaria, administraram com muito êxito o espaço. E a boa fama da cervejaria, que servia cerveja pilsen de alta qualidade, se espalhava pela cidade e atraía muitas pessoas importantes da vida cultural e política do país. O próprio filho de Pinkas, por exemplo, foi um dos co-fundadores do Teatro Nacional. E Brabec também era muito ativo culturalmente.
A chegada do comunismo em meados do século 20 desviou a cervejaria da rota do sucesso. Com a nacionalização das propriedades privadas, a cervejaria foi tirada das mãos de Brabec, que na época era o proprietário. Pouco tempo depois disso, Brabec faleceu. Mais tarde, após a queda do comunismo, os filhos dele recuperaram o edifício, porém não tinham experiência para gerenciar a cervejaria, que passou a funcionar e receber clientes mais por causa dos “louros do passado”.
Em 2001, a cervejaria foi comprada por Karel Doubek, que primeiro pensou em modernizá-la, porém percebeu que o melhor a fazer era manter os costumes e a tradição. Assim, a cervejaria U Pinkasů oferece atualmente o mais tradicional e típico da época do renascimento nacional tcheco e da primeira república.
Endereço: Jungmannovo náměstí, 15/16 – Praha 1
Horário de funcionamento: todo os dias das 10h às 22h30
Site: http://www.upinkasu.com/
6) U Dvou koček – (Cervejaria Duas Gatas)
A cervejaria Duas Gatas está instalada em um antigo edifício do século 13, onde funcionava um mercado. Ela tem esse nome somente porque o edifício onde está instalada também chama “Duas gatas”. Ninguém sabe explicar exatamente o porquê do nome, mas pelo menos serviu de inspiração aos donos da cervejaria para criar duas cervejas artesanais: uma clara (Světlá Kočka – gata clara) e uma escura (Tmavá Kočka – gata escura).
O espaço está entre os mais tradicionais de Praga, porém é muito novo comparado com outras cervejarias. Aqui começou-se a vender cerveja tipo pilsen a partir de 1941, antes só vendia vinho. Com a morte do dono da cervejaria, os sobrinhos dele assumiram a administração do negócio e logo começaram a vender cerveja. Mais tarde, a cervejaria passou para as mãos dos comunistas, que a colocaram sob gestão da associação nacional dos restaurantes e refeitórios, e seguiram servindo cerveja pilsen.
Por causa da boa cerveja pilsen servida, o local foi ganhando fama e se mantém até hoje como uma cervejaria tradicional e com bons preços bem no centro histórico de Praga. O fato é que a cervejaria Duas Gatas se preocupava em se manter tradicional e com preços acessíveis, justos para o povo local que trabalha no centro, não sendo somente um lugar para atender turistas. Por isso, é considerada uma cervejaria tradicional frequentada pelos tchecos em plena região do centro histórico da Cidade Velha.
Em 2010, a cervejaria começou sua produção própria. Agora, além de servir a mais conhecida e respeitada cerveja tcheca – a Pilsner Urquell – a cervejaria Duas Gatas serve também seus dois tipos de cervejas artesanais, clara (Světlá Kočka) e escura (Tmavá Kočka). Esses últimos tipos não são filtradas e são fabricadas com os ingredientes tchecos de melhor qualidade, garante o administrador da cervejaria, Roman Pohanka.
Endereço: Uhelný trh 415/10 – Praha 1
Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h
Site: http://udvoukocek.cz
Fonte: Radio.cz e VisitPivo.cz
Espero que em sua visita a Praga, você possa visitar alguma dessas cervejarias! 🙂 Depois, me conta aqui nos comentários, como foi a sua experiência. E se ficou alguma dúvida ou pergunta, é só me escrever.
Forte abraço!
Ótimo post, Raquel! Quase todas as cervejarias que você mencionou ficam muito próximas ao meu hotel! Que sorte!!!
Olá, Liana.
Obrigada, fico contente em saber que gostou! Sério?! Perfeito, sorte mesmo! Aproveite bem! 🙂
Abraços,
Raquel
Raquel, parabéns pelo site.
Sugiro incluir a cervejaria U Zlatého Tygra (O Tigre de Ouro).
Quem sabe não encontramos a alma do nosso querido Bohumil Hrabal tomando sua cerveja e comendo carne de porco, repolho e Knedlík por lá, hahaha
Nazdar…
Olá, André.
Muito obrigada!
Ótima sugestão! Vou colocar o link e endereço aqui: http://www.uzlatehotygra.cz/cs/ e endereço: Husova, 228/17 – Staré Město.
Certamente, a alma dele deve passear por lá. 🙂
Nazdar!
Ei eu estou em praga… tem algum guia pra fazer o tour pelas cervejarias?
Olá, Humberto.
Temos guias para fazer o tour pelas cervejarias em português!
Na próxima vez, por favor, entra em contato através de nosso formulário específico para esse pedido: http://materiais.pragaboemia.com/beer-tour-em-portugues 🙂
Abraço,
Raquel
Muito legal suas dicas! Viemos visitar a Sv.Norbert e curti muito! Valeu!
Olá, Martin.
Que perfeito! Fico feliz em saber que gostaram da cervejaria.
Obrigada pela sua mensagem aqui nos comentários!
Abraços,
Raquel
Achei maravilhosa as indicações. Já anoitei todas e vou tentar ir em todas. Parabéns pelo site. Com certeza vou recomendar. Minha viagem está marcada para o mês que vem.
Olá, Janaiara.
Ah…que perfeito! Obrigada pela mensagem. Desejo que tenha excelente estadia em Praga.
Forte abraço,
Raquel