Depois de quase dois anos escrevendo para o blog e guiando clientes brasileiros em Praga, consigo mapear alguns dos maiores cuidados que você deve ter em sua visita à capital tcheca.
Muitos dos alertas que faço, aqui nesse artigo, é para evitar que você passe por problemas que alguns dos viajantes brasileiros tiveram em Praga.
Esses possíveis problemas, claro, são comuns em qualquer parte do mundo. Mas, é sempre melhor prevenir do que remediar, como diz o velho e bom ditado.
E de fato, cada cidade e/ou país tem suas peculiaridades. Por isso, fiz uma lista com cinco principais cuidados que podem ajudar você a ter uma estadia perfeita em Praga. Vamos a eles…:)
1) Nunca troque dinheiro na rua
Nunca troque dinheiro na rua com pessoas que parecem que são amigáveis e que vão ajudar ou oferecer a melhor cotação do dia ou, muito melhor, que nas casas de câmbio oficiais. Já vi um rapaz dando um golpe querendo dar dinheiro russo como se fosse a Coroa Tcheca em troca de Euro. Como para muitos viajantes é a primeira vez na República Tcheca e a Coroa Tcheca é totalmente desconhecida, fica fácil ser alvo de golpes.
Outro alerta: quando entrar em qualquer casa de câmbio, antes de trocar o dinheiro, certifique-se que eles vão pagar pelo Euro, que você quer trocar por Coroa Tcheca, o valor que estão anunciando. O que acontece frenquentemente é que eles anunciam “0% de comissão” e depois no balcão, na hora da troca, te entregam menos dinheiro, alegando que é a taxa deles. Geralmente, fazem isso depois que você assinou um comprovante. E, se você reclama, eles dizem que a operação já está feita e não podem voltar atrás. Portanto, não assine nada antes de verificar realmente que a troca foi justa.
Faça as contas antes de entregar seus Euros e também mostre a cifra a eles. Pegue a calculadora do seu celular, calcule se realmente o valor que vão te entregar é o que aparece na sua calculadora, se o atendente confirmar e te der o comprovante para assinar com o valor correspondente ao que você apresentou, aí sim, você pode assinar o comprovante.
Quando chegar na República Tcheca pelo aeroporto, pela rodoviária ou pela estação de metrô, procure uma casa de câmbio e troque o mínimo para se locomover ou chegar até o centro da cidade e, depois, troque mais dinheiro numa casa de câmbio confiável, que fica próximo a praça da Cidade Velha e chama Exchange. E para conhecer melhor como é a moeda tcheca, dá uma olhada nesse post: 7 informações básicas que você tem que saber antes de viajar a Praga
2) Sempre lembre-se de carimbar seu ticket de transporte público
Ninguém fica controlando o transporte público, portanto é você mesmo que responsabiliza-se por isso, então quando entrar em qualquer meio de transporte, deve-se validar o ticket em máquinas de cor amarela dentro dos tamvaj e ônibus.
Para o metrô, funciona um pouco diferente. Antes de você descer para a plataforma e alcançar o acesso para o metrô, de fato, procure pelas máquinas amarelas para validar o ticket. Isso é muito importante, pois já teve casos de pessoas que passaram pela máquina sem validar os tickets por distração e desceram, pensando que poderiam fazer isso lá em baixo na plataforma, porém quando chegaram lá, os fiscais estavam controlando, abordaram essas pessoas para pedir os tickets, que estavam sem validar, e não teve jeito de conversar, tiveram que pagar multa.
Para os fiscais, fica claro que a pessoa agiu de má fé, pois teve a chance de carimbar o bilhete nas máquinas amarelas antes de descer para pegar o metrô. Muitas vezes, não é verdade, acontece por falta de conhecimento, mas até provar isso. Então, fique atento e antes de pegar as escadas rolantes para entrar no metrô, carimbe o seu bilhete.
3) Sempre cuide de seus pertences
Praga é uma cidade muito segura. Nos quatro anos em que vivo aqui, nunca presenciei nada perigoso ou me senti insegura. O que pode acontecer é furto de objetos pessoais, carteira, bolsa, sem nem você perceber. Para evitar isso, basta ficar mais atento quando estiver em locais com muita concentração de pessoas, como na Praça da Cidade Velha, esperando pelo pequeno espetáculo do relógio astronômico ou quando estiver circulando pela Ponte Carlos.
De fato, a sensação de segurança que temos ao viajar pelas capitais da Europa é muito maior quando comparadas às capitais brasileiras. Isso nem se compara. E, justamente por isso, muitas vezes relaxamos, ficamos confiantes e acreditamos que podemos deixar nossas coisas sem um cuidado maior, pois acreditamos que não vai acontecer nada. Talvez, essa atitude pode favorecer para que o furto aconteça. Claro, que não justifica o ato, mas para não deixar nenhuma abertura, o melhor mesmo é se precaver sempre.
4) Sempre esteja atento ao lidar com o dinheiro
Faço esse alerta, pois como já comentei em outro tópico aqui do post, a moeda oficial do país é Coroa Tcheca e não Euro. Por isso, pode acontecer de ter algum atendente querendo dar uma de espertinho e “se fazer de bobo” na hora de cobrar pela mercadoria ou dar o troco para você. Como muitos turistas não estão familiarizados com as notas e moedas da Coroa Tcheca, infelizmente tem gente que se aproveita disso para ganhar um “extra” às custas do desconhecimento dos viajantes.
Logo, quando for comprar qualquer coisa, fique atento e faça a seguinte relação: a nota de 100 Kč (Coroas Tchecas) vale cerca de 4 EUR mais ou menos. A nota de 1000 Kč vale cerca de 40 EUR. Pelo fato da Coroa Tcheca ter mais zeros, ficamos assustados com os preços na primeira impressão ou ,geralmente, desligamos completamente e vamos pagando o que os atendentes pedem, na confiança mesmo. Assim, quando for comprar qualquer coisa, principalmente, em quiosques na rua, procure ver as placas indicativas para saber o preço, separe seu dinheiro e depois vá para a fila comprar. Para ver fotos da moeda tcheca, dá uma olhada nesse post.
5) Sempre atravesse na faixa de pedestres
Sempre procure atravessar a rua na faixa de pedestres. Isso, porque tem lei para pedestres também e se você atravessar fora da faixa, corre o risco de ser multado. Se algum policial te vir atravessando fora da faixa, tem o dever de aplicar a multa. Então, fique atento!
Outro alerta é tomar muito cuidado com o bonde elétrico (tramvaj), pois ele sempre tem preferência, mesmo que você estiver na faixa de pedestres. Sim, se você estiver na faixa e perceber que o tram se aproxima, não ignore e siga em frente, ao invés disso, recue e espere o tram passar.
Concluindo: antes de atravessar na faixa, verifique se não vem nenhum tram, espere o sinal verde aparecer para você e atravesse tranquilamente. 🙂
6) Evite pegar qualquer táxi na rua
O perigo de pegar táxis em Praga é que pode acontecer de você sofrer uma cobrança abusiva. O mais indicado é, pelo menos, tentar perguntar quanto ficaria a corrida antes de entrar no táxi. Outra forma mais segura de pegar táxi é optar pelos táxis amarelos da empresa AAA, que são sérios. Outra informação é que os táxis aceitam Euros como pagamento e não somente a moeda local, Coroa Tcheca (CZK).
Para usar táxis de forma segura, sem incomodação na cidade, recomendo baixar o aplicativo da empresa Bolt. É seguro, funciona bem e tem preço justo. O link para baixar o aplicativo é esse: https://bolt.eu/
Conclusão
Apesar de ser uma capital, Praga é uma cidade tranquila. É totalmente possível caminhar sem preocupações pelas ruas, inclusive à noite e de madrugada. A sensação de segurança na cidade é grande, pois sempre tem policiais pelas ruas. E posso te falar que no período de quatro anos vivendo aqui, não soube de nenhum registro de crime grave envolvendo turistas.
Portanto, você pode vir tranquilamente para Praga e aproveitar tudo o que a cidade oferece. Não precisa ficar paranóico ou neurótico sentindo que algo vai te acontecer. Não, absolutamente não! Escrevi esse artigo com o intuito de alertar para os principais problemas que podem acontecer e se você parar para analisar bem, vai perceber que é só ficar atento, que tudo será perfeito em sua estadia por aqui.
Qualquer dúvida, comentários ou perguntas, é só me escrever.
Forte abraço!
Boa noite,
Minha esposa e eu estaremos visitando Praga nos dias 14-15 e 16 de novembro, certamente trocaremos mensagens de informações e quem sabe, se possível, um encontro para tomarmos umas cervejas.
Por ora tive muitas informações que as guardarei com carinho.
Att.
Olá, Bolívar.
Fico feliz que as informações ajudaram no seu roteiro por Praga. Sim, fique à vontade para escrever, se precisar de mais informações ou se tiver alguma dúvida. Perfeitamente, me escreva que pode dar certo esse encontro. 🙂
Abraço.
Raquel
Olá Raquel, bom dia! Somos um casal e nunca estivemos em Praga. Estaremos aí por quatro dias, começando em 27/maio/2018. Pode entrar em contato conosco, por favor? Obrigado!
Olá, Rodrigo.
Tudo bem? Que bom que vocês colocaram Praga em seu roteiro! Maio é um ótimo mês para viajar pela República Tcheca.
Então, enviei email para vocês.
Abraços,
Raquel
Olá Raquel! Já estive em Praga duas vezes, vou novamente em setembro. Fiz uma reserva no K+K Hotel Fênix. Depois de feita a reserva li nima avaliação que ele fica numa zona de prostituição. É isso mesmo? Melhor reservar outro hotel?
Vc tem dicas de lojas de pedrarias que fiquem abertas sábado de manhã?
Obrigada pela atenção!
Olá, Raquel!
Que belo trabalho você faz! O blog é muito bom e informativo.
Estamos programando uma viagem para 2018. Como faço para entrar em contato com você?
Obrigada!
Luciana
Olá, Luciana.
Muito obrigada! Fico muito feliz em saber que gostou do blog.
Você pode escrever um email para atendimento@pragaboemia.com
Forte abraço,
Raquel
Olá, Raquel. Muito legal ler suas postagens. Estamos programando nossa viagem de lua de mel e somos apaixonados por Praga. Suas informações serão essenciais para nos organizamos.
Um grande abraço.
Olá, Marcela.
Que alegria saber disso, muito obrigada!
Que bom saber que são apaixonados por Praga, que nem eu. 🙂
Se precisarem esclarecer mais dúvidas, é só escrever.
Forte abraço,
Raquel
Raquel, gostaria de sua ajuda!
Estamos na dúvida em relação ao mês da viagem. Julho/agosto ou setembro. Como fica o tempo nesses meses?
Grata pela atenção,
Olá, Marcela.
Então, os meses de julho e agosto são considerados de alta temporada por aqui. É verão, tempo de férias escolares para as crianças na Europa e a cidade estará mais cheia. O tempo é bom, tem semanas que pode fazer muito calor, chegando a 30°C / 35 °C, principalmente durante o dia. Os dias são longos, escurece perto das 21h30. A cidade também estará mais animada, acontecem muitos eventos e festivais ao ar livre.
Em setembro, já é começo da baixa temporada. As crianças já voltaram para a escola e a tendência é que a cidade fique menos cheia. E o tempo em setembro ainda está bom.
A escolha depende, claro, das preferências de vocês e do perfil de viajantes que vocês têm. Se preferem menos gente e ambiente um pouco menos tumultuado, eu recomendaria setembro.
Forte abraço,
Raquel
Obrigada, Raquel!
Bom dia Raquel, adorei suas dicas , estou montando um roteiro de 7 dias só pela Republica Tcheca sem contar o embarque e desembarque para uma amiga e agreguei várias dicas suas. Adoro viajar e faço de vez em quanto roteiros para “amigos” sem custo !
Já era apaixonada pelo Leste Europeu, agora mais ainda e se conseguir alguns dias de férias agora em setembro, irei embarcar também com meu marido.
O perfil do viajante brasileiro está mudando, está descobrindo outros destinos. Verifiquei que o alto valor da passagem aérea assusta, mas podemos economizar nas hospedagens e refeições sem sacrifício.
Há algum passeio ou cidade mais romântica que possa indicar?
Gostaria de sua opinião, vale ficar em Praga ou em cidades próximas [ Republica Tcheca] , explorando a região e deixar Viena , Polônia…. para uma outra oportunidade?
Alugar carro, vale a pena ou ganha o trem /ônibus nas locomoção?
Ceske Budejovice , Český Krumlov , Pilsen e Praga, já estão no roteiro!
E qual destas devo acrescentar na sua opinião de moradora ? Brno, , Karlovy Vary , Kutná Hora, Lednice-Valtice , Olomouc, Ostrava, Telc.
Obrigada , Margareth
Olá, Margareth!
Muito obrigada, fico muito feliz em saber que gostou das dicas! Que perfeito saber que os posts do blog estão ajudando você a montar o roteiro para sua amiga. 🙂
Sim, é verdade. Praga é uma cidade barata em comparação a outras capitais europeias, principalmente para fazer refeições na rua.
Sim, a República Tcheca tem várias cidades românticas. A começar por Praga…depois tem Český Krumlov, que é bem conhecida, mas muito romântica. E outras cidades não tão conhecidas, mas belissímas como:
– Mariánské Lázně, um balneário de águas termais
– Kroměříž, com um palácio e jardins belíssimos que são patrimônio da Unesco.
– As cidades de Lednice-Valtice, um complexo natural-cultural, também inscritas na lista do patrimônio mundial da Unesco.
Sobre a locomoção, se o trecho for entre as cidades e Praga, vale contar somente com os trens e ônibus. Agora, se for fazer mais cidades e quiser ter liberdade para se locomover entre elas, recomendo alugar um carro.
Sobre as outras cidades, eu recomendo Karlovy Vary, Kutná Hora, Olomouc e Telc. E, claro, Lednice-Valtice que já citei acima.
Vamos falando…
Forte abraço!
Raquel
Sobre o transporte público, assino em baixo: sempre deve-se enfiar o bilhete onde houver uma setinha verde! E certificar-se de fazer isso do lado certo. Nas minhas primeiras horas em Praga, vi um guardinha (coloco em diminutivo mesmo) literalmente FODER um turista japonês com uma “salgada” multa porque o velhinho não sabia como validar o bilhete e o colocou do lado errado. A má fé aí, diferentemente do que diz o articulista no texto, não foi do lado nipônico certamente… E sim, os bilhetes valem por tempo E por zona, e você NUNCA vai saber direito quando vai ser um ou outro, então sempre vale a pena comprar um bilhete com um tempo MAIOR do que você pretende estar dentro dos transportes. E sim, nas linhas periféricas simplesmente não há controle, os guardinhas gostam de ficar onde tem turistas, rs. Não há avisos, as regras não são claras como no resto da Europa tudo é nas letras miúdas, ao melhor estilo Kafkiano… A parte disso, Praga é uma cidade linda, o povo é muito amável e vale MUITO a pena ir lá!
Olá, Álvaro.
Obrigada por compartilhar suas impressões aqui!
Realmente, o ideal é buscar fazer tudo dentro da lei para evitar problemas desnecessários. A questão é simples: comprar o bilhete, carimbar do lado certo, para onde aponta a seta, e respeitar o período válido do bilhete. Dessa forma, não vai dar nenhum tipo de margem para dúvida por parte dos controladores do transporte.
Abraços,
Raquel
“Se algum policial te ver atravessando fora da faixa, tem o dever de aplicar a multa. Então, fique atento!”.
Se algum policial te VIR atravessando…
Olá, Yvan.
É verdade…obrigada pela correção!
Abraço,
Raquel
Olá Raquel! Tudo bem?
Estou indo em setembro com meu marido e nosso bebê que na época terá oito meses para praga. Iremos participar de alguns eventos durante algumas noites que ficaremos na cidade e precisaremos de alguém para cuidar do nosso bebe por algumas horas, você conhece alguém de confiança que presta esse tipo de serviço aí?
Adorei as dicas sobre praga!!
Olá, Ana.
Tudo bem? Que bom…muito obrigada!
Então, posso indicar um site que oferece esse serviço: https://www.hlidacky.cz/en
E, também, você poderia escrever para o grupo no Facebook “Mulheres do Brasil na República Tcheca”. Lá poderá ter alguém com boas indicações: https://www.facebook.com/groups/2130792247207522/
Abraços,
Raquel
Conclusão depois de ler todas orientações e comentários: é incomparável ao Brasil porque aqui os turistas, se tiverem muita sorte, serão roubados. Se tiverem o azar de entrar em uma área dominada pelo tráfico, serão executados com tiro na cabeça.
Olá, Wan.
Certamente, o que pode dar errado aqui é mínimo em relação ao que pode dar errado para um turista que vai ao Brasil. Infelizmente, é uma triste realidade.
Abraço,
Raquel
Oi Raquel, eu estou indo para Praga em julho para fazer um curso, e gostaria de saber quais as casas de câmbio q vc melhor recomenda, ficarei hospedada em Praha10, num alojamento estudantil. Se tiveres uma dica, já seria de grande ajuda.
Olá, Pollyana.
Tudo bem? Certo…então, as recomendações estão todas no post aí acima mesmo.
Uma delas é a https://www.exchange.cz/mobile
E mais detalhes e opções estão no post: https://pragaboemia.com/duvidas/ Inclusive, há uma casa que troca até Reais.
Forte abraço,
Raquel
Olá, sabes dizer como estão as coisas por aí com o COVID? Estou a pensar passar este natal em Praga.? Obg
Olá, Paulo.
Por enquanto, estamos com restrições, porém não está fechada para turismo. É necessário seguir algumas regras, como estar vacinado com alguma das vacinas aprovadas pela UE e preencher um formulário on line antes de desembarcar aqui ou, pelo menos, antes de passar pelo controle do aeroporto aqui em Praga.
Nos restaurantes e atrações, é necessário apresentar o certificado de vacinação. Para mais informações, sugiro acompanhar a página do Ministério da Saúde daqui que tem informações atualizadas em inglês: https://koronavirus.mzcr.cz/en/list-of-countries-according-to-the-level-of-risk/
Sobre o Natal, na verdade, é uma boa ideia, pois o Natal aqui é muito bonito e tem uma programação interessante e variada. Dá uma olhada nos dois artigos atualizados sobre o tema publicados aqui no blog: https://pragaboemia.com/republica-tcheca-no-inverno/ e https://pragaboemia.com/republica-tcheca-no-natal/
Um abraço,
Raquel
Boa noite Raquel
Existe autocarro ou metro do aeroporto para o centro? MUSTEK
Levo cartão Netletter e Revolut, da rede Mastercard, pode se pagar na generalidade com cartão?
Vou ficar 8 dias, qual a cidade vizinha perto, que aconselha a visitar um dia.
Tem algum roteiro para visitas para 5 ou 6 dias.
Obrigado
Olá, Amândio.
Boa tarde, aqui de Praga!
O aeroporto fica a mais ou menos 50 minutos de transporte público do centro da cidade. Não é difícil chegar ao centro.
Vou tentar explicar de um maneira fácil.
Você, provavelmente, deve descer no Terminal 2 do aeroporto. Então, busque a parte térrea do aeroporto, pois o primeiro andar é reservado para táxis e transfers. No térreo, bem próximo da frente da entrada para o terminal 2, circula o ônibus número 119, que você deve pegar para chegar ao centro. Esse ônibus terá a direção para Nádraží Veleslavín, que é o ponto final e, claro, onde você deve descer. Nesse local, tem a estação de metrô de mesmo nome (Nádraží Veleslavín) que você deve descer para pegar o metrô até o centro. Você estará na linha Verde, então, dá para pegar o metrô em Nádraží Veleslavín até Mustek (Linha A/Verde).
Uma boa opção de visita para um dia é a cidade de Karlovy Vary. Não é exatamente vizinha, mas dá para conhecer em um bate e volta desde Praga.
Vou deixar os links de algumas sugestões de visitas em outras cidades:
https://pragaboemia.com/karlovy-vary/
https://pragaboemia.com/castelo-de-karlstejn/
https://pragaboemia.com/igreja-de-ossos/
https://pragaboemia.com/republica-tcheca-ou-tchequia/
Obrigada também pelo seu comentário aqui. Desejo excelente estadia aqui nas terras tchecas!
Um abraço,
Raquel
Olá estou em praga passando por uma serie de dificuldades ,poderia me dar umas dicas?
Olá, Marcelo.
Que tipo de dificuldades você está tendo por aqui? Claro, posso dar dicas sim. Escrevi para você no seu email também.
Oi Raquel! Queria saber se é perigoso chegar de ônibus na rodoviária de Praga por volta das 23:00-00:00hs. E se vc sabe dizer se tem táxis disponíveis lá por essa hora. Ou melhor chegar durante o dia. Vou me hospedar em Praga 1.
Olá, Kátia.
Tudo bem? Não é perigoso não. Pode ficar tranquila. Talvez, o que você vai ver são pessoas que ficam na praça próxima bebendo, mas não mexem com ninguém. No máximo, pergutam se você tem cigarros para dar a eles. Então, basta ficar na sua e pegar seu rumo para a hospedagem.
Sobre táxis, recomendo baixar o aplicativo da empresa chamada Bolt. É como o Uber. É seguro, funciona bem e barato. O link para baixar o aplicativo é esse: https://bolt.eu/
Um abraço,
Raquel
Olá Raquel, tudo bem?
preciso muito de informações sobre as escolas de ensino fundamental sexto ano.
Quais são as matérias ?
Para crianças brasileiras o ensino é em theco?
Tem alguma adaptação?
teria escolas bilingues com professores que dão aula em português ou inglês?
Meu marido vai ser transferido no trabalho e essa questão da escola me preocupa muito. Tentei achar informações na internet mas não consegui.
Agradeço muito se puder me ajudar.
Um forte abraço
Olá, Sidinéia.
Tudo bem?
Bem, nesse caso recomendo solicitar a participação no grupo do Facebook Brasileiros na República Tcheca: https://www.facebook.com/groups/284340198254576/ e também no grupo Brasileiros em Praga: https://www.facebook.com/groups/BrasileirosEmPraga/
Dessa forma, você consegue colocar sua dúvida lá e receber alguma orientação, tem muitos brasileiros com filhos vivendo em Praga. Aqui, tem escolas bilíngues sim, porém com ensino em inglês e até espanhol, mas não em português. Uma questão que escuto muito de pais expatriados que vieram com filhos em idade escolar para cá é que, em geral, as crianças se adaptam bem, logo se acostumam e gostam da escola. Os pais, muitas vezes, tem preocupação exagerada. Enfim, desejo que tudo dê certo para você e a família por aqui.
Forte abraço também,
Raquel
Bom dia Raquel!!
Pretendo visitar Praga com meu marido em meados de maio. É verdade que o clima estará ameno,não muito frio?
Muito legal seus pots, tem muita dica maravilhosa….
Olá, Rosi.
Fico muito feliz em saber que está gostando dos posts!
Sim, em maio, o clima já é bem agradável por aqui.
Envio mais informações sobre a temperatura em maio na cidade:
As temperaturas vão subindo pouco a pouco e variam entre 8°C e 25°C. O sol nasce próximo às 05h35 da manhã e se põe perto das 20h19. Por isso, é perfeito para aproveitar essas horas a mais de luz e programar dias de passeios mais longos.
Na mala, você ainda pode colocar uma jaqueta que vai garantir que você fique suficientemente aquecida e confortável em dias com temperaturas mais amenas, quando chove ou, geralmente, pela manhã e durante a noite.
Para saber com mais certeza a temperatura, antes de embarcar, o ideal é acompanhar sites que informam a previsão do tempo como o The Weather Channel, que é o mesmo que já vem disponível como aplicativo do tempo no celular, tanto Android como iPhone. Sempre acompanho a previsão por ele e dá muito certo.
Um forte abraço,
Raquel
Boa noite, o racismo é algo muito presente no povo tcheco? Sou negro e estou pra ir e passar 7 meses disputando uma competição esportiva, tem alguma informação sobre kraluv Dvur?
Bom dia. Eu e minha esposa estamos indo para Praga em novembro.
Você faz o trabalho de guia ou indica alguem? Obrigado
Olá, Nathã.
Obrigada por seu comentário aqui no post!
Em geral, diria que não. Talvez, quando o país, no passado, era muito fechado, pode ser que sim.
Isso depende muito dos lugares que você frequenta e também da região do país que você vai. Claro que mais para o interior com menos chance das pessoas locais terem contato com estrangeiros pode ser que tenha algum tipo de racismo ou xenofobia.
Não conheço a cidade de Králův Dvůr ainda, mas pelo que pesquisei fica próximo a Praga, no distrito de Beroun, que é muito bonito e tranquilo.
Recomendo que peça para participar do grupo fechado de brasileiros na República Tcheca no Facebook. Lá tem sempre debate e troca de ideias sobre diferentes aspectos da vida aqui e isso pode te ajudar a entender melhor o país. Vou deixar o link aqui: https://www.facebook.com/share/bxxbpsqryY2PyPQn/
Espero ter ajudado de alguma forma.
Forte abraço,
Raquel
Olá, André Luiz.
Obrigada pelo interesse nos passeios guiados! Faço tour guiado aqui sim, vou enviar informações para seu e-mail.
Forte abraço,
Raquel
Obrigada, Raquel. Suas informações me ajudaram a ter vontade ir a Praga. Estou indo em breve conhecer conhecer Praga.
Olá, Ana.
Ah…que perfeito! Fico feliz em saber disso.
Desejo que tenha excelente estadia aqui em Praga.
Forte abraço,
Raquel
Boa tarde, amei as dicas, estou descobrindo Praga agora e me animando cada vez mais para conhecer essa cidade linda, queria ver se voce sabe dizer se os cartões internacionais como nomad e wise funcionam bem no país, tenho os dois cartões e acho mais tranquilo levar dinheiro apenas neles mas não sei se posso confirar 100% que vai ser aceito nos estabelecimentos.
Olá, Catia.
Ah…obrigada, fico feliz em saber que gostou das dicas! Espero que você possa fazer sua viagem para Praga muito em breve.
Sim, os cartões da Nomad e Wise são amplamente aceitos aqui nos diversos estabelecimentos comerciais. Pode ficar tranquila, em relação a isso.
Forte abraço,
Raquel