De forma bem objetiva, esse post vai trazer para você dicas de Praga. Sabe…aquela sensação de que podemos estar perdendo algo muito importante quando visitamos uma nova cidade? Então, esse artigo foi escrito para garantir a você que pelo menos os 5 principais pontos de interesse de Praga estão listados aqui. Agora, só posso desejar que faça bom proveito! Ah…antes só vou apresentar a cidade:
Praga, a capital da República Tcheca, é uma metrópole medieval, conservada há mais de nove séculos. Os principais pontos de interesse turístico podem ser conhecidos de forma fácil, caminhando. As comidas típicas são saborosas e muito diferentes ao paladar dos brasileiros, colocando no mesmo prato, por exemplo, carne e geleia. Sem falar na cerveja tipo Pilsen, o orgulho da nação, que é encontrada diretamente do barril em qualquer bar ou restaurante que se vá.
Agora, que você já tem uma ideia panorâmica da cidade, vou listar para você as principais atrações de Praga.
1) Praça da Cidade Velha
Uma possibilidade para dar início aos passeios em Praga é a Praça da Cidade Velha ou Staromestské Námestí. É a praça histórica de Praga, onde inúmeros visitantes param em frente ao prédio da prefeitura e ficam olhando para cima. Se você não tem a mínima ideia do que está acontecendo, pode estranhar.
Mas, logo você vai perceber que os turistas simplesmente estão esperando dar a hora cheia (entre 9h e 23 h) para ver a aparição dos 12 apóstolos desfilando em duas pequenas janelas. Eles se dividem e vão seis para cada janela. São Pedro aparece na janela do lado esquerdo do visitante segurando uma chave, depois vem São Mateus com um machado, seguido por São João com um cálice, São André com um cruz em forma de X, São Felipe com outra cruz e São Tiago com uma tábua de lavar. Na janela da direita, desfila São Paulo com um livro, São Tomás com uma lança, São Simão com uma serra, São Judas Tadeu com um bastão, São Bartolomeu com uma pele de animal e São Barnabé com um pergaminho. Todas essas esculturas de madeira foram criadas em 1948 pelo escultor Vojtěch Sucharda. Quase todas as esculturas originais do relógio foram destruídas em um incêndio em maio de 1945. Algumas, parcialmente conservadas, estão no Museu da Cidade de Praga.
Esse pequeno espetáculo começa quando um esqueleto, que representa a morte, puxa uma corda para fazer tocar um sino e a partir daí começa o desfile dos apóstolos nas janelas. Ao lado do esqueleto, está um turco, referência a luxúria, que balança a cabeça em negação. Do lado esquerdo, tem um avarento segurando um saco de moedas e ao lado dele um vaidoso com um espelho nas mãos. Quando as janelas fecham, um galo canta sobre eles e desperta para a vida e o relógio astronômico marca o tempo.
O famoso relógio astronômico de Praga mostra quatro medidas de tempo. A hora da Europa Central, indicado pela mão com o símbolo do sol no círculo com algarismos romanos, a hora babilônica, na qual as horas de verão são mais longas que no inverno, tempo estelar, indicado no círculo com algarismos romanos e, por fim, na parte inferior do relógio, o calendário mostra o dia atual e sua posição na semana, mês e ano. O relógio astronômico foi instalado na torre da prefeitura em 1803.
E o prédio da prefeitura antiga (Staromestské Radnice ou Old Town Hall) foi construída em 1338 em estilo gótico. No térreo, encontra-se um dos postos de informações turísticas da cidade. Já aproveitem para pegar mapas da cidade e se localizar melhor para encontrar as atrações. Neste prédio também é possível subir na torre do relógio para apreciar uma bela vista do centro histórico de Praga. A subida nesta torre é feita de elevador.
A torre da prefeitura foi restaurada, após cerca de 30 anos. Entre as novidades que fizeram parte da restauração é que o relógio astronômico voltou a ter o mecanismo de funcionamento original, substituindo algumas peças que foram colocadas durante uma reparação, após a Segunda Guerra Mundial. E, justamente durante a guerra, uma outra parte contígua a torre que tinha um mirador foi destruída por uma bomba e, então, a capela desta torre foi remodelada.
Se quiser subir em outras torres, Praga tem várias delas. Uma que recomendo a subida é a Torre da Cidade Velha (Staroměstská mostecká věž) que oferece lindas vistas da Ponte Carlos e do Castelo de Praga.
Serviço: http://www.staromestskaradnicepraha.cz/
Info extra:
Ainda na praça que foi declarada Patrimônio Cultural da Unesco, em 1992, é possível observar o monumento ao líder religioso Jan Hus, construído em 1915 em comemoração aos 500 anos de sua morte, quando foi queimado pela Igreja Católica, acusado de heresia. Outras igrejas e casas seculares estão na praça: a Chrám Matry Bozí Pred Týnem ou Týn Church, conhecida pelas duas torres que representam Adão e Eva, a igreja foi construída entre os séculos 14 e 16 em estilo gótico-sacro, com seu interior reconstruído em estilo barroco no século 17. Ela abriga a tumba de Tycho de Brahe, astrônomo dinamarquês. Depois de conhecer a praça, siga as placas que indicam o caminho para a ponte Charles.
2) Ponte Carlos
Karluv Most, em tcheco. E internacionalmente conhecida como Charles Bridge. Quando o monumento mais visitado de Praga começou a ser construído, a sua primeira pedra foi colocada no dia 9 de julho de 1357, às 5 horas e 31 minutos, seguindo orientações de astrólogos. Talvez seja essa a explicação para o fascínio dos turistas e moradores de Praga pela ponte. Chamada pelos brasileiros de ponte Carlos, ela remete à arte, não é à toa que pintores e músicos se reúnem ali para demonstrar seus talentos. Além disso, da ponte pode-se ter uma vista privilegiada do castelo de Praga. A Charles Bridge foi a única ponte da cidade até 1841 e seus 515m de comprimento e 10m de largura são sustentados por 16 arcos, com torres fortificadas nas duas pontas. Ao atravessar a ponte, pode-se observar 30 diferentes estátuas e esculturas de santos que foram colocadas em suas laterais entre os anos de 1683 e 1928. A mais antiga é a de São João Nepomuceno. Aconselha-se chegar próximo dela e tocá-la, pois diz a lenda que se tocada traz boa sorte. E será fácil reconhecê-la pela quantidade de gente querendo tocá-la.
Dica extra: Ao cruzar a ponte em direção ao coração do bairro de Malá Strana, vire a direita e encontre a rua Míšeňská , siga por ela e logo você vai ver um restaurante que chama Lokal U Bile Kuzelka. Dizem os tchecos que aí é servida a melhor cerveja pilsen da cidade. E vale parar não só para beber, mas também para provar a autêntica cozinha tcheca. E o melhor de tudo: os preços são baratos e o restaurante fica aberto das 11h30 às 24h.
Depois, siga pela mesma rua Míšeňská, apreciando o passeio pelas ruelas medievais de Malá Strana até chegar no rio e ver a ponte Carlos de outro ângulo com muitos cisnes dando um charme especial a paisagem.
Quer a nossa companhia em um passeio privativo guiado em português? Agende por aqui!
3) Castelo de Praga
O castelo é um monumento do patrimônio cultural nacional e símbolo de mais de mil anos de desenvolvimento do estado tcheco. Não espere se deparar com um castelo homogêneo com aquela imagem que vem à mente quando pensamos em um castelo. Na verdade, o castelo de Praga é um complexo de construções em todos os estilos arquitetônicos e inclui palácio, igrejas, torres, museus, pátios, jardins, ruas e casas históricas. O conjunto do castelo foi fundado no século IX para moradia de príncipes e reis da Boêmia e hoje é residência do presidente. O acesso ao local é livre. Porém, para visitar as atrações, é cobrado ingresso. As atrações principais são: St. Vitus Cathedral, Old Royal Palace, Golden Lane, Basilica of St. George e Powder Tower.
Serviço: Castelo de Praga
Depois de cruzar a ponte Carlos, siga sempre reto por mais ou menos 300 metro e você vai chegar em uma rua, onde passa o trilho do bonde elétrico ou tramvaj, em tcheco. Esta rua é a praça de Malostranské náměstí, localizada no coração de Malá Strana. Deste ponto, pegue o bonde número 22 e rume para o Castelo de Praga (Prazský Hrad ou Prague Castle), localizado em Hradčany (Distrito do Castelo). Desça na parada Pražský hrad, dentro do tram é possível acompanhar em um letreiro em vermelho a indicação das paradas. Se ficar em dúvida, desça quando o tram praticamente esvaziar, muitos turistas pegam o bonde para visitar o castelo.
Para visitar as áreas externas do castelo não é preciso pagar nada. Para visitar diversas áreas do interior do castelo, o preço para adulto é de 350 Kč, crianças (de 6 a 16 anos) pagam 175 Kč. É possível visitar parcialmente o castelo também, pagando 250 Kč por adulto e criança paga 125 Kč. Os ingressos são válidos por dois dias.
Dica extra:
Em caso de dúvida sobre onde descer, pergunte para alguém no bonde e evite perguntar ao motorista que fica em uma cabine fechada e tem difícil comunicação.
Oferecemos tour privativo guiado em português no Castelo de Praga. Escreva pra gente!
4) Parque Petřín
Para observar e registrar belas vistas de Praga, o parque Petřín é ideal. Localizado próximo a Malá Strana, o parque fica a 318 metros acima da cidade. O acesso pode ser feito a pé ou por meio de um funicular, tipo de um ônibus movido à eletricidade que faz o trajeto de subida até o morro. Chegando ao parque, é possível admirar diversas roseiras espalhadas pelos jardins, antes de alcançar a torre Petřín. Com formato octogonal e cerca de 60 m, a torre pode ser acessada por meio de um elevador e uma escada espiral com 299 degraus que levam ao mirante no topo. A torre foi inspirada na Torre Eiffel, pois a delegação tcheca que visitou a Exposição de Paris em 1889 gostou muito do modelo francês. A versão tcheca da Torre Eiffel foi erguida em 1891.
Se decidir subir na torre, aproveite a vista da cidade. Alguns entendidos dizem que, em dias abertos, é possível ver a montanha Sněžka, pico mais alto da Boêmia, localizado a 150 km a nordeste.
O Labirinto de Espelhos é outra atração do parque. Desde 1891 no local, o espaço, como o próprio nome sugere, permite que o visitante se divirta com imagens distorcidas de si mesmo e de outros visitantes.
Serviço:
Como chegar: Para chegar em Petřín pegue um dos tramvajs: 12, 20, 22 ou desça na parada Újezd. Se estiver próximo da famosa igreja do menino Jesus de Praga( Nome da igreja em tcheco: Klášter Pražského Jezulátka /Endereço: Karmelitská 9 ), simplesmente siga caminhando na direção contrária a praça Malostranské náměstí por cerca de 15 min, mais ou menos 1 km até avistar o monumento às vítimas do comunismo. Encontrando o monumento, siga em frente acompanhando o jardim até a entrada para o funicular. Se for de tram, ao descer nessa parada, atravesse a rua estreita, siga na direção da colina e suba os degraus. É possível pegar o funicular para chegar na torre, porém o funicular frequentemente está em manutenção. É melhor não contar muito com isso e se preparar para subir a pé, pelo menos, a vista compensa muito e o passeio no topo é lindo.
Preços para subir na torre: 100 Kč por adulto e criança paga 50 Kč. A torre abre diariamente das 10h às 17h no inverno. Na primavera e outono abre das 10h às 18h e no verão das 10h ás 22h.
5) Parque Letná
Próximo ao castelo, o parque fica em um rochedo acima da cidade. Por isso, pode-se observar belas vistas de Praga. É uma excelente opção para um passeio a pé, a área do parque tem cerca de 3 km, com caminhos bem delineados e jardins bem cuidados. Depois de caminhar e fazer fotos, a grande dica é se sentar em uma das mesas do grande beer garden do parque, onde se pode avistar a cidade e tomar cerveja, é claro.
Como chegar: o endereço do parque é Letenské sady. Para encontrar o beer garden, uma opção é pegar os bondes 1, 8, 15, 25 ou 26 e descer na parada Letenské náměstí. Nessa parada de bonde, você vai estar na rua Milady Horákové, então desça um pouco a rua e vire na primeira à direita, na rua que chama Ovenecká. Nessa rua, no final, vire à direita, e encontre a rua Letohradská, em seguida vire a primeira à esquerda na rua Muzejní, contorne os prédios do Museu Técnico Nacional (Národní Technické Museum) e entre no parque, siga em frente e você vai encontrar o beer garden, no mesmo espaço tem também um coreto e um restaurante.
É possível chegar ao parque caminhando a partir da rua mais cara de Praga. A rua Pařížská concentra as lojas de grandes grifes, esta rua integra uma das saídas da praça do relógio. Então, a partir dela pode-se seguir até o final, atravessar a ponte e subir vários degraus até chegar no metrônomo, que facilmente é avistado.
Aliás, a história do metrônomo é interessante: durante o período comunista na Tchecoslováquia foi construído uma estátua de Stálin com 30 metros de altura. Era o ano de 1955. A estátua conseguiu se manter até 1962, quando acabou sendo demolida, em uma ação que demorou duas semanas e envolveu várias explosões. No lugar dela, um curioso metrônomo fica marcando a passagem do tempo. Hoje, o espaço reúne jovens que se encontram para beber, conversar, ver a cidade lá em baixo e também andar de skate, já que o parque oferece uma área apropriada para a prática do esporte.
Conclusão…
Só para lembrar que esse post te mostrou as principais atrações de Praga em um roteiro que pode ser feito em 2 ou 3 dias, dependendo do seu ritmo de viajante. É claro que tem muito mais coisas para fazer na cidade, como visitar museus, subir na casa dançante, conhecer Vyšehrad, ir a mais beer gardens. Enfim, essas e outras atrações você vai conhecer nos próximos posts. Então, acompanhe todas as novidades em primeira mão, clicando aqui e registrando seu e-mail. Ao colocar seu e-mail você ganha o e-book “Cidades Cervejeiras na República Tcheca” e vai conhecer outras cidades e descobrir como os tchecos se tornaram especialistas em produzir cervejas pilsen.
Adorando os posts e todas as dicas ! Vou ficar 4 ou 5 dias em Praga, quero explorar bem esta cidade que todos dizem ser encantadora. Bjs.
Muito obrigada, Lidiane! Certamente, você vai gostar muito de Praga, se prepare para aproveitar a cidade! Beijos.
olá Raquel adorei seus posts com riqueza de detalhes que me fez sentir ai em Praga
Eu e meu filho estamos planejando fazer uma viagem a Viena,Budapeste e Praga em maio de 2019 devemos chegar mais ou menos em 11/5/ em Viena e depois Budapeste e terminamos
em Praga gostaria de ter uma ideia do clima ai no mês de maio se for possível me ajudar por favor mande resposta eu agradeço antecipadamente
meus parabéns por ser relatos e dicas que nos ajudaram tanto
Maria de Lourdes Albino
Olá, Maria de Lourdes.
Ah…que bom saber disso, obrigada! 🙂
Vocês escolheram muito bem: o roteiro é um clássico dessa parte aqui da Europa central e maio é um ótimo mês para viajar por aqui. O clima é agradável e já escurece mais tarde.
Em maio, as temperaturas variam entre 8°C e 25°C. Geralmente, é agradável e quente durante o dia e nas primeiras horas da manhã e à noite, é friozinho.
A cada começo de mês, aqui no blog tem um post sobre como é aquele determinado mês, então recomendo acompanhar as postagens.
Forte abraço,
Raquel
Amei os textos. Melhores que li até agora.
Vou ficar apenas dois dias e meio na cidade e queria conhecer uma pequena cervejaria para um meio de tarde. Se possível em Praha , mas se for outra cidade tem que ser pertinho. Vou estar de carro.
Olá, Silvana!
Muito obrigada, fico feliz que gosta dos textos! 🙂 Em Praga, você pode ir em alguma das cervejarias artesanais que estão listadas neste post: http://pragaboemia.com/cerveja-artesanal/
Abraços,
Raquel
Olá Raquel.
Vou para Praga em setembro e estou adorando suas dicas. Gostaria de ter dicas sobre melhores localizações para hospedagem.
Abraços,
Oi, Samanta!
Obrigada, fico feliz que você está gostando das dicas! Sobre hospedagem, tem um post que falo sobre isso, dá uma olhada (http://pragaboemia.com/onde-ficar-em-praga/) E se tiver mais dúvidas sobre o assunto, é só escrever de novo.
Abraços,
Raquel
Oi Raquel. TD bem?
No mês que vem, Estarei indo a Praga.
Tenho dúvidas com relação ao moeda que devo levar.
O que é melhor e mais fácil?
Levo Real; Dólar ou Euro?
Ambas as 3 moedas consigo trocar em Banco, já que esse tem melhor taxas?
Pode me ajudar?
Obrigada!
Olá, Beth!
Tudo bem e você? O melhor é trazer com você Dólar ou Euro. Chegando em Praga, você troca na casa de câmbio indicado no post: http://pragaboemia.com/duvidas/ Claro, que se precisar trocar antes de chegar no centro da cidade para pagar algum transporte público ou outra necessidade, aconselho a trocar o mínimo em outros lugares para não perder tanto.
A casa de câmbio é esta aqui: https://www.exchange.cz/mobile e na data de hoje (21/06), eles estão vendendo o dólar a 23,75 CZK (Coroas tchecas) e o Euro a 26, 45.
Você consegue trocar em bancos somente Dólar e Euro.
Qualquer outra dúvida, é só escrever.
Abraços,
Raquel
Adorando os posts sobre Praga, parabéns! Em estadia de 2 semanas em Praga, qual país próximo seria legal visitar (custo/benefício)? Obrigada.
Bjs
Olá, Luísa.
Muito obrigada, fico feliz que você gostou! Nossa…em duas semanas dá para explorar bem Praga e arredores. Além disso, você pode conhecer Viena, na Aústria, que fica a cerca de 4 horas de viagem de trem ou ônibus. Para Budapeste, você poderia ir desde Viena, que fica a 3 horas de ônibus. É possível também ir para Munique, na Alemanha, viajando cerca de 5 horas de ônibus ou trem. Agora é só avaliar qual destes destinos combina mais com seus interesses. Se tiver mais dúvidas, é só escrever.
Abraços,
Raquel
Olá Raquel!
Parabéns pelo blog. Adorei o detalhamento dos pontos turísticos que você nos apresentou.
Em buscas e pesquisas na rede, vi que Relógio está passando por reformas para a comemoração do centenário da fundação da Tchecoslováquia e que o acesso a torre está fechado. 🙁
Olá, Fábia!
Obrigada, fico contente que foi útil para você. Então, a torre da prefeitura está fechada para restauração e a previsão de reabertura é junho de 2018. A prefeitura de Praga justifica a ação, afirmando que faz cerca de 30 anos que o monumento não passou por restauração e existem várias partes que precisam ser reparadas. Entre as novidades que farão parte da restauração é que o relógio astronômico voltará a ter o mecanismo de funcionamento original, substituindo algumas peças que foram colocadas durante uma reparação, após a Segunda Guerra Mundial. E, justamente durante a guerra, uma outra parte contígua a torre que tinha um mirador foi destruído por uma bomba e então será remodelada a capela desta torre.
Até agora, (26/07), o relógio ainda segue funcionando e apresentando seu pequeno espetáculo. Se quiser subir em torres, Praga tem várias torres. Uma que recomendo a subida é a Torre da Cidade Velha (Staroměstská mostecká věž) que oferece lindas vistas da Ponte Carlos e do Castelo de Praga.
Abraços,
Raquel
Olá, agradecida por todas as informações. Gostaria de saber sobre a temperatura. Estarei em Praga início de setembro. Ainda calor? Abração
Olá, Meire.
Que bom saber que as informação são úteis para você! Em setembro, o tempo é agradável, pode fazer calor durante o dia, mas pela manhã cedo e à noite, é mais friozinho.
Forte abraço,
Raquel
Olá Raquel !
Estarei em Praga em finais de Agosto, 4 dias. Vale a pena comprar o pragacard. Não há um cartão de descontos só para
os principais monumentos? obrigada
Ana
Olá, Ana!
Se você quer se aprofundar e visitar museus, o Prague Card pode valer a pena. Considerando que você vai ficar 4 dias inteiros em Praga, descontando os dias de chegada e partida, e que conseguirá visitar pelo menos duas atrações por dia, vale a pena. Se não for o seu caso, acredito que não vale a pena.
E, aproveito para lembrar que a Torre da Prefeitura, onde está instalado o relógio astronômico está fechada para restauração e também o complexo Klementinum, outra atração listada no Prague Card, está fechado.
Abraços,
Raquel
Estarei em Praga em outubro de 2017, vai dar para ver o relógio ou está em manutenção?
Olá, Luiz.
Ainda dará para ver o relógio. A previsão da prefeitura para começar a manutenção do relógio é fevereiro de 2018. Só lembrando que a Torre da Prefeitura, onde está instalado o relógio astronômico está fechada para restauração.
Abraços,
Raquel
Minha viagem está marcada para maio de 2018. O relógio estará funcionando nesse período?
Olá, Juliana.
Segundo a informação da prefeitura, o relógio ainda estará em manutenção. A previsão para ele voltar a funcionar é agosto de 2018.
Abraços,
Raquel
Raquel!
Estive em Praga para comemorar meu aniversário dias atrás e fiquei apaixonada. Que cidade linda, com cervejas e comidas deliciosas! Segui muitas das dicas do seu blog e foi especial. Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiência nesse lugar encantador! : *
Olá, Janaina!
Que maravilha saber disso! Nossa…fico muito feliz de saber que sua viagem foi especial por causa das informações e dicas do blog. Muito obrigada pelo seu feedback, é isso que impulsiona ainda mais meu trabalho!
Forte abraço,
Raquel
Raquel,
Parabéns pelo site, acredito que as melhores dicas que li até agora. Super fácil e prático!
Estarei em Praga por 4 dias em junho e estou pensando como deve ser o clima nessa época… Outra dúvida é sobre a moeda, como saber o valor das coisas, digo, como saber que o valor de um refrigerante é caro ou não, ou se o valor de uma refeição é adequado? Tem como tu fazer um parâmetro??? Em relação ao real, por exemplo, 1000 CZK é muito dinheiro em Praga? O quê pode ser comprado com este valor??? Para passar 4 dias, quanto dinheiro seria ideal levar???
Desculpa tantas perguntas, mas depois de ler tantos artigos e reportagens sobre Praga, uma das poucas dúvidas é sobre o valor do dinheiro.
obrigada pela atenção!!!
Olá, Carolina.
Muito obrigada! Fico super feliz em saber disso!:)
Certo…em junho o clima é mais quente, temperatura média de 25°C, principalmente, durante a tarde. Mas, não se engane, de manhã cedo e na madrugada fica bem mais frio, é bom trazer um casaquinho para essas situações. Todo começo de mês, eu publico um post sobre como será o corrente mês por aqui. Você pode acompanhar…
Sobre o dinheiro, você pode ter como parâmetro que o valor médio de uma refeição, prato principal (almoço ou jantar) fica em torno de 200 CZK – 8 EUR. Esse é o preço justo. Nas áreas turísticas, entenda-se isso, como as ruas principais, onde passam inúmeros turistas os preços de água, refrigerantes, pode ficar bem caro, em torno de 50 CZK ou 60 CZK, que seria algo em torno de 2 EUR a 2,50 EUR. Por exemplo, nos quiosques da Praça da Cidade Velha, na avenida de São Venceslau, os preços são esses. Para economizar, recomendo comprar em mercadinhos localizados mais afastados dos principais pontos de interesse ou em supermercados.
O valor de 1000 CZK, para uma pessoa econômica, é um bom dinheiro em Praga. Alguns parâmetros:
– Preço médio de refeições: 200 CZK – 8 EUR.
– Preço do ticket do transporte público: 24 CZK – 0,96 EUR por meia hora.
– Preço médio das atrações, como subida em torres, entrada no castelo, entrada em museus: variam entre 100 CZK – 4 EUR a 250 CZK – 10 EUR
– Preço de meio litro da cerveja pilsen: média de 45 CZK – 1,80 EUR
Acredito que gastos básicos de um dia, sem contar com a hospedagem, o valor de 1000 CZK está mais que suficiente.
Abraços,
Raquel
Oi Raquel.
Estou amando seu blog. Vamos conversar muito.
Olá, Lilian!
Ah…muito bom saber disso, obrigada!
Sim, claro, vamos conversando…:)
Abraços!
Raquel
Os mesmos passeios são possíveis no alto inverno?
Obrigado!
Olá, Dante.
Sim, são possíveis. Talvez, o único que não seja muito encorajador fazer seja o último, no parque Letná. Mas, se você estiver aquecido com a roupa certa, todo passeio é possível aqui no alto inverno.
Tem um post aqui no blog sobre como se vestir e onde comprar roupas de inverno em Praga: http://pragaboemia.com/onde-comprar-roupas-de-inverno-em-praga/
Abraços,
Raquel
muito bom esse post, esclarecedor e objetivo,me ajudou muito!!!
Olá, Luiz.
Que perfeito! Fico muito feliz em saber disso…:)
Abraços,
Raquel
Amei esse post, parabéns!!
Olá, Lívia.
Muito obrigada, fico muito contente em saber disso!
Abraços,
Raquel
preciso do seu contato, obrigado. Irei a praga em março
Olá, Matheus.
Obrigada pela confiança e preferência em fazer o Beer Tour com a gente! 🙂
Abraços,
Raquel
Olá Raquel,
Vamos estar em Praga no final de Setembro, 4 dias para o aniversário do meu marido. Pode dar indicações actualizadas sobre o tempo, visitas, etc.
Muito Obrigada.
Olá Raquel,
Embora ainda não tenha resposta sua, gostaría de obter a sua opinião sobre as animações de barco. Estava a pensar dar uma de presente ao meu marido e gostaría da sua recomendação.
Muito Obrigada
Fernanda
Minha dica de é de onde NÃO COMER em Praga.
Há barracas na Praça da Cidade Antiga/Velha, próximo ao relógio astronômico, com um pernil lindíssimo, uma salada de batata apetitosa. Parece atrativo, mas é uma armadilha.
A pegadinha é a seguinte: o preço do presunto está colocado em 100 gramas. Você pede um sanduíche e então te dão um super pedaço de meio kilo. Fazem o mesmo com a salada (batata, repolho e bacon), que é de fato ridícula de ruim. Por fim, a conversão de euro para coroas é super desfavorável! Eu poderia ter dito não, mas com uma fila atrás de você tudo fica mais dramático! Então, paguei 33 euros por uma comida de qualidade duvidosa, quando na cidade uma refeição de nível para duas pessoas, com entrada, prato principal e cervejas (e gorgeta), sai em torno de 40 euros.
Não se trata de um caso isolado. Valendo, inclusive, uma menção desse site tão visitado/procurado.
Segue o link com inúmeros comentários negativos:
https://www.google.com/search?q=L4DR1+3V1T4T3&oq=L4DR1+3V1T4T3&aqs=chrome..69i57j33.759j0j7&client=ms-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8
Eu fui vítima. Não fui o primeiro nem serei o último. Essa informação deve ser dividida/compartilhada.
Rogo para que essa informação seja noticiada no texto em destaque.
O ocorrido me deixou muito chateado. O objetivo é alertar os nossos colegas viajantes.
Olá, Marcelo.
Realmente, tudo que você falou é verdade. É assim mesmo que eles fazem.
Tudo também depende da expectativa, pois, nós brasileiros, temos a ideia que a comida de rua é muito mais barata que nos restaurantes e aqui em Praga ocorre o inverso: as comidas de rua aqui, principalmente, em feiras temáticas e, claro, na Praça da Cidade Velha, onde circulam milhões de turistas toda semana, são mais caras que nos restaurantes.
Outro fato que contribui para isso é, dependendo do local onde você circula em Praga, acontece aquela velha história de aproveitar o fluxo turístico para colocar preços elevados nos produtos. E um desses locais definitivamente é a praça principal ao lado do relógio astronômico. É necessário estar atento mesmo para não ter surpresas.
Obrigada por comentar aqui para ajudar a alertar outros viajantes sobre isso.
Forte abraço,
Raquel