Você está querendo viajar e pensa visitar Praga? Então, este post é para você. Fiz aqui um panorama rápido e objetivo para você tirar suas dúvidas básicas sobre o clima na República Tcheca, o idioma, fuso horário, necessidade de visto, moeda, gorjetas e horários dos serviços em Praga.
Boa leitura e bom proveito!
1) Clima
Durante o verão europeu, as temperaturas variam entre 13°C e 30°C. A tendência é de pouca chuva, com dias ensolarados e que duram aproximadamente até às 22h. Ainda que seja verão, quem viaja nessa época é aconselhável levar um casaco, caso o tempo mude ou para usar à noite. O tempo de verão dura entre junho a agosto. Na primavera e no outono, as temperaturas são agradáveis também, variam entre 6 °C a 20 °C. O outono, especialmente, oferece lindas paisagens, com as folhas das árvores apresentando diferentes tons e algumas caindo e decorando as ruas. O inverno é marcado por baixas temperaturas, entre 10°C a – 10°C, geralmente com neve. E os dias são mais curtos, escurece perto das 16h30.
Para saber com mais certeza a temperatura, antes de embarcar, o ideal é acompanhar sites que informam a previsão do tempo como o The Weather Channel, que é o mesmo que já vem disponível como aplicativo do tempo no celular, tanto Android como iPhone. Sempre acompanho a previsão por ele e dá muito certo.
A outra dúvida básica que aparece na hora de planejar a viagem a Praga é sobre o idioma falado por aqui. A reposta com mais detalhes aparece a seguir…
2) Idioma
O idioma oficial é o tcheco, originário do grupo de línguas eslavas. Como Praga vem recebendo muitos turistas nos últimos anos, fica fácil se comunicar em inglês em todos os locais. Mas afastando-se da área turística, pode-se ter mais dificuldade para encontrar quem fale inglês. Pessoas com mais idade também, geralmente, não vão falar inglês. Talvez falem russo ou alemão. Então, é sempre bom saber algumas palavras em tcheco, caso precisem. Vamos a elas:
Por favor – Prosím
Bom dia – Dobrý den (Muito usado em todos os estabelecimentos comerciais desde caixas de supermercado a porteiros em prédios. E não muda ao longo do dia, quando ainda tem luz se usa o “dobrý den”).
Obrigado – děkuji ou děkuju (A primeira forma é mais informal e a segunda mais formal. O acento muito característico da língua, nesse caso, significa que você deve pronunciar “ie” em vez de somente “e”. E a letra “j” por aqui tem som de “i”).
Desculpe – promiňte ou pardon, do francês, também é usado.
Banheiro – toaleta / Homem – muž / Mulher – žena
Dias da semana – Segunda-feira –pondělí / Terça-feira – úterý / Quarta-feira – středa / Quinta-feira – Čtvrtek /Sexta-feira – pátek / Sábado – sobota / Domingo – Neděle
3) Fuso horário
A diferença oficial é de +4 horas em relação ao horário de São Paulo. Mas atenção, entre o último domingo de março e o último domingo de outubro, a República Tcheca adere ao horário de verão. Assim, a diferença de horário entre o Brasil e Praga passa a ser de +5h. Fora desse período, a diferença de horário fica em +3h.
4) Necessidade de visto
Uma dúvida muito perguntada é sobre a necessidade de visto. A República Tcheca faz parte da União Europeia (UE) desde 2004, então, os cidadãos brasileiros estão isentos da exigência de visto para o país em viagem turística para estadas de até 90 dias. A única ressalva é que o passaporte tenha data válida para pelo menos seis meses, contando com o dia de retorno da Europa.
5) Moeda
A questão de qual moeda usar por aqui causa muita dúvida nos viajantes. Então, vamos lá para as explicações…
O país faz parte da União Europeia (UE), mas ainda não adotou o Euro. Portanto, a moeda local é a Coroa tcheca (CZK) ou Koruna, em tcheco. Pode ser representada pelo símbolo Kč. Cuidado para não desprezar as moedas. Pois elas valem muito. Existem moedas de 1 Kč / 2 Kč / 5 Kč / 10 Kč / 20 Kč e 50 Kč . Para ter uma ideia, com duas moedas de 50 Kč é possível almoçar fora da área turística. E com moedas de 10 Kč e 20 Kč oferecer gorjetas. Existem notas de 100 Kč / 200 Kč / 500 Kč / 1000 Kč / 2000 Kč / 5000 Kč.
No aeroporto, estação de trem e rodoviária, claro, têm casas de câmbio disponíveis, nem sempre com a melhor cotação. Mas antes de trocar, tente consultar a cotação no telão apresentado dentro desses locais e depois sim vá fazer a troca, tentando pedir o mesmo valor que está apresentado lá.
A casa de câmbio que recomendo é a Capital Exchange, que fica na rua Jindřišská, 12 – Nové Město, bem próxima à avenida comercial principal da cidade (Wenceslau Square). O horário de funcionamento é diariamente das 9h às 21h. Geralmente, oferece a melhor cotação, por isso frequentemente tem filas, porém a fila anda rápido.
Outra casa de câmbio confiável é a Mi Rymas Exchange, que fica do outro lado da rua, aonde está localizada a Capital Exchange, citada no parágrafo anterior. O endereço é Jindřišská, 19 – Nové Město. O horário de funcionamento é das 08h às 21h de segunda-feira a sexta-feira. Sábados e domingos está aberta das 09h às 21h. Basta consultar a cotação que eles anunciam dentro da loja e fazer as contas. Na hora de trocar no balcão, eles vão te pagar exatamente o valor anunciado. Bem diferente de algumas outras casas de câmbio que anunciam um valor de tabela pela compra ou venda da moeda e depois na hora de trocar o dinheiro no balcão, eles já cobram uma comissão que varia entre 500 Kč a 800 Kč, te entregando menos dinheiro que você esperava receber.
Uma outra opção também confiável é a Alfa Prague, que está localizada ao lado da entrada para o shopping Palladium. O endereço é Náměstí Republiky 1078/1 e funciona diariamente das 9h às 21h.
Então, sempre que quiser trocar dinheiro e por qualquer motivo não der para ir nestas casas de câmbio citadas aqui no post, antes de entregar o seu dinheiro para o funcionário das outras casas de câmbio que encontrar pela rua, vá até o balcão e pergunte quanto eles pagam pelo valor de Euros ou Dólares, que você quer trocar. Faça isso antes de entregar o seu dinheiro, pois é uma forma de saber realmente quanto será a troca, evitando qualquer surpresa desagradável.
Atenção: NUNCA troque dinheiro na rua com pessoas que parecem que são amigáveis e que vão ajudar ou oferecer a melhor cotação do dia ou muito melhor que nas casas oficiais. Já vi um rapaz dando um golpe querendo dar dinheiro russo como se fosse a Coroa Tcheca em troca de Euro. Como para muitos viajantes é a primeira vez na República Tcheca e a Coroa Tcheca é totalmente desconhecida, fica fácil ser alvo de golpes. Inclusive em estabelecimentos comerciais, então a dica é ficar muito atento na hora de lidar com o dinheiro. Para facilitar isso, abaixo você pode conhecer as notas e moedas usadas na República Tcheca por meio das fotos:
Ah…uma dica a mais sobre isso: É possível usar tranquilamente cartões de crédito nos estabelecimentos em Praga. Mas, claro, sempre pergunte ou confirme antes. Ao escolher pagar na função crédito do cartão internacional dos bancos tradicionais brasileiros vai aparecer a opção para você escolher se quer que a conversão da compra seja feita em Dólares ou Coroa tcheca (a moeda local), neste caso, sempre escolha a Coroa Tcheca, pois as taxas cobradas que vão aparecer posteriormente em sua fatura serão menores.
Somente para esclarecer: se escolher Dólares, o que acontece é que será convertido de Coroas para Dólares e depois para Reais, adicionando mais uma conversão e, assim, gerando mais taxas. Se escolhe Coroas, a conversão fica entre Coroas Tchecas e Reais.
Os cartões multi-moedas internacionais da Wise e Nomad são amplamente aceitos por aqui nas funções débito e/ou crédito.
Para saber mais sobre o uso do dinheiro na cidade, dá uma olhada no vídeo abaixo:
6) Gorjetas
- Restaurante: costuma-se dar gorjetas aos garçons, uma vez que não é cobrado na conta o serviço de 10% ou 15% como é comum no Brasil, então se o atendimento for bom, é aconselhável dar 10% ou 15% do valor da conta ao garçom. Dica quente: quando estiver em um restaurante não faça sinal para chamar o garçom em nenhum momento. Aqui, culturalmente, é falta de educação ficar chamando o garçom. Então, espere o garçom te atender, depois voltar oferecer se quer algo mais e por fim ir a mesa para perguntar se deseja pagar. Tente ter paciência, às vezes, em restaurantes muito cheios ou em horários de movimento, o único jeito é esperar.
- Taxi: é comum dar uma gorjeta ao motorista no valor de 20 CZK a 30 CZK.
- Hotel: é aconselhável deixar 10 CZK por mala ao carregador.
- Entregadores: Pode-se arredondar o valor do serviço ou deixar 20 CZK.
7) Horários
Praga é uma capital turística que recebe muitos visitantes, por isso não tem horário limite para almoçar em restaurantes, por exemplo. A maioria deles oferecem almoços em diversas horas do dia. Além disso, a República Tcheca recebeu inúmeros imigrantes do Vietnã na época do comunismo. Por isso, os visitantes vão se deparar com diversos restaurantes que oferecem comida asiática de forma muito prática e rápida, basta escolher o prato por foto e depois esperar cerca de cinco minutos para matar a fome. Agora, para jantar, o horário fica mais limitado, porque geralmente a cozinha fecha exatamente às 22h. E também não espere a flexibilidade brasileira para eles te atenderem, mesmo chegando próximo das 10h da noite na casa. Então, considere chegar ao restaurante às 21h para jantar tranquilamente. Existem, claro, opções para jantar que ficam abertas, mas é para comer fast food.
Os pubs, bares, boates, clubes de jazz ficam abertos toda a madrugada. Aqui uma curiosidade: encontra-se diversos bares que têm o seguinte nome “hospoda”. Essa palavra tcheca quer dizer bar ou pub. Até aqui nada de novo, o curioso é que elas ficam cheias geralmente depois das 18h, independente do dia da semana. Fala-se que as hospodas são a segunda casa dos tchecos e que cada tcheco tem sua hospoda favorita. O maior público frequentador das hospodas são homens, mas muitas mulheres também marcam presença. E todos, é claro, passam o tempo conversando e bebendo “pivo” (cerveja, em tcheco).
Enfim, depois de tantos excessos, passeios, comidas diferentes e muita cerveja, caso haja necessidade de encontrar uma farmácia (lékárna em tcheco) aberta fora do horário comercial ou mesmo nos fins de semana ou feriado, existem quatro farmácias 24h que ficam localizadas próximas do centro. São elas:
– Lekarna Palackého/Endereço:Palackeho 5 em Praga 1
– Lekarna u sv. Ludmily/ Endereço: Belgicka 37 em Praga 2
– Lekarna Lloyds/ Endereço: Soukalova 3355 em Praga 4
– Lekarna Anděl/ Endereço: Stefanikova 6 em Praga 5
Atenção: Se o visitante ou turista tomar algum remédio especial ou mesmo se precisar de medicamentos para enxaqueca, anticoncepcional é melhor trazer do Brasil, pois para comprar praticamente qualquer remédio na farmácia, é exigido receita médica.
E aí gostou das dicas? Tem alguma outra coisa que gostaria de saber? Escreve a sua dúvida nos comentários que vou ter o maior prazer em responder e ajudar você a ter a melhor experiência de viagem na República Tcheca.
Ah…aproveita e dá uma olhada no post 5 top dicas para você conhecer o melhor de Praga em 3 dias
Forte abraço!
________________________________________________________________________________________
Aproveito ainda mais um pouco da sua atenção para pedir que utilize estes links abaixo no planejamento da sua viagem a Praga. Ao escolher reservar seu hotel, através deste link ou reservar qualquer atraçãoem Praga, o meu blog aqui ganha comissão e isso permite que eu consiga produzir muito mais conteúdos, como esse que leu agora, gratuitamente para ajudar no seu planejamento de viagem para a República Tcheca. Então, você pode contribuir com o blog, usando os links abaixo:
Reserve seu hotel por aqui na Booking através deste link.
Excursões e ingressos para atrações em Praga, através da GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas).
E se quiser visitar Praga com foco em conhecer as cervejarias e gastronomia da cidade, recomendo conhecer nosso guia
Praga para amantes de cerveja – 21 lugares para degustar as melhores cervejas.
Olã Raquel.
Descobri seu blog lendo sobre o III EEBB em Berlim.
Como pretendo viajar de Berlim at~e Praga, qualquer dica ~e sempre bem vinda.
Vou lendo com calmao (so viajo em 2017) e qualquer dúvida entro em contato ok?
Abraços
Olá, Ilma!
Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário! Combinado, se precisar de mais informações ou se tiver qualquer dúvida, é só escrever.
Abraços,
Raquel
Ola Raquel meu nome é jaime e lhe agradeco se vc tiver uma guia turistica brasileira para me mostrar praga na proxima semana obrigado
olá tudo bem? Adorei suas dicas! Vou passar alguns dias em Praga no carnaval, então com certeza será muito útil este post, mas o destino principal é para spindleruv mlyn, gostaria de saber se tem dicas de lá também! Quem sabe não escreve um post de lá!! Hehehe.. Desde já muito obrigado, abraço
Olá, Caio!
Obrigada, fico feliz que gostou das dicas! Infelizmente, ainda não tenho dicas de uma das maiores estações de esqui da República Tcheca, mas gostei da sua sugestão. Vou colocar na lista de próximos lugares para visitar e, claro, que depois vou colocar as dicas em um post aqui no blog. Espero te avisar logo sobre isso.
Abraços e feliz 2017!
Olá, tenho dúvidas quanto a trocar dinheiro em Praga.
O meu filho diz que o melhor e mais seguro é mesmo o multibanco, outros as lojas Exchange, em que ficamos?
Olá, Maria Manuela!
A casa de câmbio mais confiável chama Exchange (https://www.exchange.cz/mobile). Lá, basta consultar a cotação que eles anunciam dentro da loja e fazer as contas. Na hora de trocar no balção, eles vão te pagar exatamente o valor anunciado. Bem diferente de algumas outras casas de câmbio que anunciam um valor de tabela pela compra ou venda da moeda e depois na hora de trocar o dinheiro no balção, eles já cobram uma comissão que varia entre 500 Kč a 800 Kč, te entregando menos dinheiro que você esperava receber.
Abraço,
Raquel
Olá, Raquel
Adorei as dicas.
Estou indo a Praga em abril. Minha preocupação é com o dinheiro.
Eu e meu marido ficaremos 3 dias na cidade.
A casa de câmbio exchange tem na estação de trem?
Que quantia de dinheiro aconselhas que troquemos?
Não somos esbanjadores e o hotel pagaremos no cartão de crédito.
Obrigada
Olá, Ana Paula!
Fico feliz que gostou das dicas! Não tem a casa de câmbio Exchange (https://www.exchange.cz/mobile) na estação de trem. Só tem uma loja da Exchange no seguinte endereço: Náměstí Franze Kafky 2, Praha 1
Sobre a troca de dinheiro, depende muito do perfil de viajante, mas como você está falando que não são esbanjadores, calculo que 1000 Kč (37 EUR) por dia para os dois, poderia funcionar, isso falando de um perfil bem econômico e sem contar com a entrada nas atrações, como museus ou o Castelo de Praga, por exemplo. Esse valor seria mais para uma a duas refeições em restaurantes de padrão normal e para gastos básicos do dia, como comprar água, pagar para usar o banheiro em algum local e etc. E também considerando que vocês vão andar a pé por Praga, sem necessidade de usar transporte público. Vai depender muito mesmo do seu estilo de viagem e perfil de viajante.
Abraço,
Raquel
Oi Raquel como vc pode me ajudar queria me aventurar em praga tenho 50 anos mas com cabeça aberta graças a deus tenho minha CSA aqui em sp e em santos não pretendo vender nada do q tenho aqui queria morar um ano e trabalhar aí com qualquer coisa não me importo e difícil vc poderia me ajudar como alugar um lugar e arrumar trabalho e fácil pq sei q não precisa de visto obrigado e aguardo
Olá, Rogério!
É muito bom querer viver novas experiências. Então, na verdade sobre a necessidade de visto, funciona assim: você, como cidadão brasileiro, pode ficar na República Tcheca por um período de até 3 meses como turista. Se quiser ficar mais que isso, teria que ter outro tipo de visto, como de trabalho, por exemplo. Sobre lugar para alugar ou ofertas de trabalho aqui na Tchéquia, dá uma olhada nesse site que tem conteúdos interessantes em inglês: http://www.expats.cz/
Abraços,
Raquel
olá Raquel; excelentes dicas. vou a praga no próximo ano é muito bom saber tudo.
obrigado
Rafael-SP
Olá, Rafael!
Obrigado pelo seu comentário! Fico feliz que o post tenha te ajudado a sanar suas dúvidas.
Abraços,
Raquel
Ola Raquel.
Sou de Salvador-Ba e tive a grata satisfação de encobtrar o seu excelente post. As informações e dicas são muito valiosas para que visita Praga pela primeira vez.
Muito obrigado e Parabéns!
Olá, Cláudio!
Muito obrigada! Fico feliz que o post está te ajudando a planejar a sua primeira viagem a Praga.
Abraços,
Raquel
Parabéns Raquel pelas informações práticas objetivas e pela gentil disponibilidade. Sou de BH viajo em Setembro. Grande abraço
Olá, Fernando!
Obrigada, fico feliz que as informações foram úteis para você. E que você tenha maravilhosos dias em Praga em setembro!
Grande abraço também,
Raquel
Olá Raquel, vou iniciar uma excursão pela Europa por Praga, em julho de 2017. Podes me orientar quanto ao uso de Internet móvel (somente dados). Se eu comprar um chip em Praga, poderei utilizar em outros países da Europa? Iremos também para Budapeste, Viena e Munique
Olá, Suzi!
Que lega! Então, você pode comprar um chip em Praga e utilizar nos outros países, mas terá que pagar taxa de roaming. Geralmente, as operadoras (Vodafone, O2 e TMobile) vendem 3 diferentes opções de chip com os dados móveis. Mesmo com a taxa de roaming, creio que valerá mais a pena do que comprar um chip em cada país visitado e perder tempo de aproveitamento da viagem nas lojas para fazer isso.
Abraço,
Raquel
Oi, Raquel. Tudo bem?
Estarei em Praga semana que vem por três ou quatro dias. Muito boas as suas dicas!
Estou de olho no amistoso do Sparta Praga contra o Ingolstadt (ALE) do próximo dia 12.
Alguma dica ou recomendação sobre esse assunto? É tranquilo de comprar ingresso? Espero que sim por ser um
jogo de pré-temporada.
Vou ficar hospedado no centro e, olhando pelo Google Maps, o estádio fica bem próximo. É isso mesmo?
Tranquilo de chegar?
Obrigado. Abraço,
Cadu
Olá, Cadu.
Obrigada por acompanhar nosso site. Então, na verdade, não sou ligada em futebol, por isso ainda não comprei ingressos ou fui ver qualquer jogo. Mas, vou buscar essa informação para você. Quanto a localização do estádio Sparta, você está certo, não é longe do centro e você pode ir de metrô. Pega a linha vermelha e desce na estação chamada “Sparta”, nada complicado. Vamos falando…
Abraço,
Raquel
Olá Raquel, tudo bem ?
Como a data é antiga (2017), quero saber se ainda está por aí….
Obrigada.
Nena Simões- Vitória – ES Brasil
Olá Raquel! Tens o nome de minha neta mais velha e é linda! Obrigada pelas sugestões, li tudo até os comentários anteriores. Vou a Praga em Setembro, estando lá 3 dias, seguindo depois para Cesky Krumlov até chegar a Viena. Estarei em Viena, Bratislava e Budapeste regressando depois a Portugal. Tenho tudo pago, viagens, alojamentos, refeições com bebidas e algumas visitas. Quanto será necessário só para comprar lembranças aos filhos e netos e também para nós, claro? Verifiquei que a moeda é muito baixa em relação ao €uro, aqui em Portugal. E o tempo, como estará na primeira quinzena de Setembro? Sei que é difícil responder, mas… Obrigada por tudo e muitos sucessos pessoais e profissionais. Um beijinho, Lurdes
Olá, Maria de Lurdes.
Obrigada pelo carinho! Pelo jeito, você fará uma linda viagem. Setembro é um ótimo mês para visitar a região, não é tão quente e nem tão frio. Pode fazer calor durante o dia e friozinho de manhã e à noite. Sobre a moeda, é verdade que o Euro é muito mais forte. Para comprar lembranças, sugiro a loja Manufactura (https://www.manufaktura.cz/en/) que tem, pelo menos, dois endereços no centro histórico da Cidade Velha em Praga. Lá tem cosméticos feitos a base de cerveja, tem cerâmica, bijuteria e para crianças tem vários brinquedos educativos em madeira. Acredito que será interessante. E os preços dos produtos são bem justos. Você pode dar uma olhada no site da loja e avaliar se vai corresponder às suas expectativas. E, se tiver, qualquer outra pergunta, é só escrever.
Beijinhos também!
Raquel
Excelente post Raquel! Muito útil!! Obrigado
Olá, Fábio!
Obrigada, fico contente que o post foi ´´util para você.
Abraços,
Raquel
Boa tarde, adorei suas dicas, estaremos em Praga dia 26 outubro 17, dois casais, como não falamos ingles estou preparando muito sobre essa viagem, adorei suas dicas, . De algumas sugestoes de restaurantes para jantar, tenho certeza que suas sugestoes seram melhores de que nossas escolhas, grande abraço.
Olá, Acioli!
Que bom, fico feliz que gostou! Claro, você pode ler os posts que falo sobre as comidas típicas tchecas e também outro post que dá sugestões de restaurantes:
– http://pragaboemia.com/dicas-de-onde-comer-em-praga/
– http://pragaboemia.com/cerveja-artesanal/
– http://pragaboemia.com/comida-tipica-tcheca/
Desejo que tenham excelentes dias aqui na República Tcheca!
Forte abraço,
Raquel
Olá, Raquel!
Adorei o seu blog! Muito esclarecedor e inspirador!
Estamos indo para Praga em dezembro (16 á 21) casal com duas crianças(4 e 7 anos). Alguma dica? Ficaremos em Praga 1… Passeios e pontos turísticos que sejam interessantes para adultos e crianças!
Adoramos cerveja artesanal e gastronomia! Indica algum lugar, que aceite as crianças?
Obrigada pela atenção.
Bjjss
Carolina
Olá, Carolina.
Poxa, muito obrigada! Fico muito feliz em saber que você gostou.
Sobre passeios que sejam interessantes para adultos e crianças, tenho algumas sugestões:
– Parque Petřín, dá uma olhada nesse outro post (http://pragaboemia.com/dicas-de-praga/), onde tem mais informações sobre o parque. Uma das atrações é a Casa de Espelhos, que é diversão garantida para as crianças. Mais informação sobre essa atração específica aqui: http://en.muzeumprahy.cz/197-the-mirror-maze-on-petrin-hill/
– Outra atração que encanta as crianças é o Reino dos Trens (http://www.railroad-kingdom.com/). O espaço apresenta diferentes maquetes de cidades e vilas por onde passam os trens. Umas das maquestes é interativa.
– Museo de Karel Zeman (http://www.muzeumkarlazemana.cz/en). Neste museu dedicado a vida e obra de Karel Zeman – que foi um artista que criou truques cinematográficos incríveis, tornando o cinema tcheco conhecido em todo o mundo – o visitante pode recriar os mesmos truques usados pelo artista, tornando a visita interessante e atrativa para as crianças.
– Zoológico de Praga. Neste post: http://pragaboemia.com/lugares-incriveis/ tem mais informações sobre o zoológico que abre no inverno das 9h às 16h.
– Museu das lendas e fantasmas tchecos (http://www.muzeumpovesti.cz/en). Dependendo do gosto e perfil, as crianças podem se divertir bastante com a visita a este museu. É um museu com recursos interativos, que oferece um passeio virtual pelas ruelas de Praga com o risco de dar de cara com um fantasma, visitar os subterrâneos e ver o homem sem cabeça, esqueletos e outros fantasmas do imaginário da cidade.
– Teatro de Marionetes (www.riseloutek.cz). As marionetes fazem parte da tradição tcheca de longa data. Vindas da Inglaterra e Itália, ganharam muita importância no país. Este teatro tem programação para crianças a partir dos 3 anos.
– Dinopark (www.dinopark.cz). Parque temático com mais de 50 modelos de dinossauros em tamanho real.
Agora, sobre restaurantes:
– Žofín Garden (www.zofi ngarden.cz) com espaço para crianças.
Rugantino II (www.rugantino.cz). Pizzaria italiana clássica com espaço para as crianças.
Soho (www.soho.cz). Nos fins de semana, tem menu especial temático para as crianças.
Pizza Nuova (www.ambi.cz). Pizzaria italiana clássica com espaço com brinquedos para as crianças.
Výtopna (www.vytopna.cz). Neste restaurante, a comida e cerveja chegam trazidas por um trem em miniatura colocado dentro de uma maquete que ocupa todo o espaço do restaurante. As crianças adoram o espaço.
Para beber cerveja:
– Prague Beer Museum (http://www.praguebeermuseum.cz/en/): com cerca de 30 tipos de cervejas tchecas
artesanais de tanque. Não tem nada a oferecer para crianças, mas elas são bem-vindas lá.
– Cervejaria U Supa (https://www.pivovarusupa.cz/en/): Também não há nada de especial para as crianças, porém elas podem frequentar normalmente.
Beijos,
Raquel
Raquel, adorei as dicas. Voce escreve super bem e com riquezas de detalhes. Eu nao poderia ter encontrado melhor!!! Obrigada
Olá, Adriana.
Muito obrigada! Fico bem contente que as dicas estão sendo úteis. 🙂
Abraços,
Raquel
Dicas muito úteis. Obrigado!
Olá, Anderson.
Obrigada, fico feliz que te ajudou ou ainda vai ajudar.
Abraços!
Raquel
Olá Raquel, tudo bem?! Parabens pelo blog.
Estarei na Republica Tcheca em Abril e vi que há a possibilidade de fazer o saque diretamente nos caixas eletrônicos e que eles não cobram taxa adicional por isso. Esta informação procede? Pois pensei em comparar a taxa do banco com a de cambio e sacar direto da conta a quantidade que irei usar, pois acho que compensaria mais.
Agradeço desde já!
Olá, Lucas.
Obrigada! Perfeito, o mês de abril é muito bom para visitar a República Tcheca, já não é tão frio e os dias são mais longos. Então, se você tiver um cartão de crédito internacional e, claro, autorizado para uso no exterior, você pode sacar diretamente em caixas eletrônicos conveniados com a rede PLUS, por exemplo. Se você escolher sacar na opção débito em conta, vai cobrar a taxa brasileira de IOF e mais a taxa por saque internacional do seu banco aí no Brasil. Se escolher sacar na opção crédito, vai ser cobrado o IOF em cima do valor sacado, porém sem a taxa de saque no débito. Você pode confirmar isso no seu banco aí no Brasil e fazer a comparação, pode ser mesmo que seja mais vantajoso do que comprar Euro ou Dólar no Brasil e chegar aqui e ainda fazer mais uma conversão para a Coroa Tcheca.
Bem, qualquer outra dúvida, é só escrever.
Abraços,
Raquel
Oiiii
Estou pesquisando destino para fazer minha primeira viagem e me apaixonei por Praga
Gostaria de se vc tem ideia de valores com gasto diários referentes a café da manhã, almoço e janta
E também fiquei com uma duvida lendo as perguntas acima
Não é possível levar o dinheiro (coroa tcheca) aqui do brasil ?
Nuca viajei, então não sei bem como funciona uma serie de coisas ^.^
Se puder me esclarecer algumas coisas agradeço, obrigado
Beijos
Olá, Clarice.
Que bom saber que você já gostou de Praga! 🙂
Sobre preços das refeições aqui: para almoçar e jantar, o preço médio das refeições é de 200 Kc cada (cerca de 8 EUR). O café da manhã pode ser encontrado por 4 EUR.
Sobre a Coroa Tcheca, você realmente não consegue comprar no Brasil. Terá que trazer Euros ou Dolares e depois trocar de novo aqui pela Coroa Tcheca. Ou então, fazer um saque através do seu cartão de crédito internacional (lembrando que antes de viajar, você deve pedir autorização para usá-lo no exterior pelo período em que estará fora) em qualquer caixa eletrônico conveniado com seu banco no Brasil. Nesse caso, você pagará a taxa de IOF sobre o valor sacado e mais a taxa de saque no exterior cobrado pelo seu banco.
Então, aconselho você a fazer os cálculos e analisar a melhor forma de trazer dinheiro para sua viagem.
Bem, se tiver mais dúvidas, é só escrever.
Beijos,
Raquel
Olá!
Estou indo a Praga em junho e meu trem sairá às 06:20 da cidade.
Você acha que é tranquilo para uma mulher, sozinha, caminhar pelas ruas por volta das 05h?
Oi, Vanessa.
Então, Praga é uma cidade muito segura, Você pode ir sem medo pegar o trem às 06h20, mesmo porque em junho nessa hora o dia já está claro, pois é verão e amanhece bem cedo, entre 04h30 e 5h. E mesmo se fosse escuro, não teria problema. Já fiz isso algumas vezes sozinha e é muito tranquilo.
Desejo que tenha uma excelente estadia em Praga! E qualquer outra dúvida ou pergunta, é só escrever.
Abraço,
Raquel
Oi Raquel, tudo bem?
Estou indo para Lisboa no sábado e ficarei 12 dias, você sabe se daria para fazer uma pequena visita de 2 u 3 dias a Praga e se daria para conhecer pelo menos o básico? Tenho receio de problemas com a línguas, meu inglês é bem fraquinho… já baixei os tradutores de tcheco (!)… pergunto, os tchecos são simpáticos a turistas, posso ir sem muito receio de ter problemas de comunicação? Existe algum guia, pessoa, que fale portugues na cidade?
Olá, Jorge.
É possível conhecer o principal de Praga em, pelo menos, 2 a 3 dias inteiros na cidade, sem contar o dia de chegada e partida. Em relação a comunicação, com inglês básico na zona turística, você consegue se virar bem.
Em relação a guias em português, eu mesma faço esse trabalho aqui e também tem guias parceiros do blog que podem guiar em português. 🙂
Sobre os tchecos, à primeira vista ou primeiro contato, podem parecer antipáticos, mas isso é questão cultural, pois nós, brasileiros, estamos acostumados com o tratamento latino. Mas, para você não ter problemas por aqui, dá uma olhada nesse artigo aqui do blog: http://pragaboemia.com/tchecos-2/
Abraços,
Raquel
Existem empresas de transfer Praga-Budapeste operadas por brasileiros? Somos um casal de idosos e vamos fazer esse trajeto em 23 de maio; ou será melhor ônibus ou trem? Obrigada, aguardo ansiosa sua resposta.
Olá, Tereza.
Obrigada por escrever pra gente! Então, tem guias tchecos, que falam português fluente, que poderiam levar vocês até Budapeste. Posso solicitar uma cotação de valor desse transfer para um dos parceiros do blog e enviar para você avaliar.
Vocês podem ir de ônibus ou trem também, são cerca de 7 horas de viagem, porém as empresas de transporte que fazem esse trajeto são muito confortáveis.
Vamos conversando…
Abraços,
Raquel
Olá Raquel!
Iremos à Praga no dia 08/05 e voltaremos no final do dia para Dresden.
Vi que este dia é feriado. Você sabe me dizer se este dia conseguiremos andar normalmente pelas ruas e aproveitar o dia ?
Você recomenda este tipo de ônibus panorâmico pelo pouco tempo que teremos ou melhor fazer o trajeto à pé?
Grata,
Cláudia
Olá, Cláudia.
Certo…mesmo que seja feriado será possível aproveitar bem a cidade sim. Na parte turística, naturalmente, segue tudo funcionando, talvez somente alguma loja não estará aberta.
Sobre o ônibus panorâmico, não recomendo, pois Praga é uma cidade que você vai aproveitá-la percorrendo-a a pé, pois os pontos de interesse são próximos uns dos outros e ficam na parte histórica, onde esses ônibus não chegam.
Abraços,
Raquel
Boa tarde, Raquel!
Gostei muito das suas dicas, obrigada pela disponibilidade em ajudar as pessoas. Gostaria que nos desse uma ajuda também, estaremos indo à Praga no final de agosto e pretendemos ir na fabrica da cerveja Pilsen, a duvida é: Somente para esse passeio de conhecer a fabrica e sem maiores trajetos na cidade já que passaremos pouco tempo em Praga, quanto tempo minimo você acha que gastaremos, desde a saída do trem até o retorno do trem à cidade de Praga? Levando em conta que pretendemos sair cedo e chegar a tempo da abertura da fabrica para visitas.
-Outra duvida: Você acha que esse hotel esta bem situado para que visitemos a pé o básico de Praga ou indicaria outro hotel ou local? Hotel Residence Agnes – Haštalská 19, Praga
Obrigada se puder nos ajudar.
Olá, Cynthia.
Obrigada, fico feliz em saber que as dicas estão sendo úteis para você!
A viagem entre Praga e Pilsen leva cerca de 1 hora e meia. Eu diria que, se saírem cedo, pode ser que seja possível fazer o passeio em 6 horas, contando 3 horas para ir e voltar e mais 3 horas para ficar na cidade, sendo que a visita na cervejaria dura 1 hora e 40 minutos.
Sobre o hotel, a localização é ótima para conhecer Praga a pé. O hotel fica a 600 metros, 7 minutos de caminhada até a Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí).
Abraços,
Raquel
Oi Raquel, adorei o seu blog.
Pretendo ir a praga no início de Junho.
Estarei em outros países da Europa em Maio e pretendo ao final da viagem, em Julho, ir a praga.
A minha dúvida é a seguinte: chego a praga por Berlim, de trem. Meu passaporte estará com 5 e 10 dias para vencer.
Li em um site que o passaporte deverá ter 6 meses para o vencimento para vistas à praga. Isso quer dizer que mesmo já estando na Europa não poderei visitar Praga?
Nos outros países que visitarei a exigência são 3 meses para o vencimento.
Obrigada!
Olá, Lívia.
Ah…muito obrigada! Muito feliz em saber disso.
Então, Lívia…recomendo você verificar o quanto antes a renovação do seu passaporte, pois a informação que tenho é que o passaporte precisa ter validade mínima de até 90 dias (3 meses) contando já o último dia de sua viagem pela Europa.
Não é uma regra somente da República Tcheca, mas sim dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Mesmo você estando em Berlim, pode ter complicações.
Conheço um casal que estava com o passaporte já com data próxima do vencimento e nem conseguiram embarcar aí no Brasil e ainda tiveram que pagar uma multa. Então, recomendo que renove o documento o quanto antes para evitar qualquer problema bem pior depois.
Forte abraço!
Raquel
Oi, Raquel! Gostamos muito das tuas dicas sobre PRAGA. Ainda moras aí? Estamos planejando passar um dia em Praga, em agosto/2018. Terias algum guia brasileiro para nos indicar? Obrigada! Abraço.
Olá, Angela.
Que bom…fico feliz em saber disso! Sim, sim…moro aqui.
Eu trabalho como guia em Praga e outras cidades tchecas e também tem parceiros do blog que trabalham como guias. Guia falando em português não vai faltar para você! 🙂
Forte abraço!
Raquel
Muito legais suas dicas! Acho incrível quando a pessoa se dispõe a ajudar as outras como vc faz. Parabéns! As dicas sobre as feiras de Praga e sobre restaurantes e caminhadas diferentes são ótimas! Obrigada.
Sugiro que faça um post específico sobre Praga e arredores com crianças/adolescentes, pois algumas dicas que vc postou em resposta a alguém aí em cima não vi em nenhum outro site.
Já copiei várias dicas suas. Vamos a Praga em julho (24 a 28). Alguma sugestão especial pra essa época, como festival de música gratuito ou algo semelhante?
Quando eu voltar, posto aqui minhas impressões da cidade. Abs.
Olá, Leo.
Muito obrigada, fico muito contente em saber que está gostando do blog e que as informações estão te ajudando a construir seus passeios por aqui!
Legal…obrigada pela sua sugestão e dica! Vou elaborar isso sim.
Em julho, tem o festival de jazz, que acontece na Praça da Cidade Velha, mas será nos dias 09 e 10 de julho. Todo começo do mês, tem post sobre como será o mês por aqui. Falo sobre a tendência do clima, atrações e eventos. Então, sugiro que acompanhe no começo de julho que terá a informação completa sobre a programação.
Ah…por favor, posta mesmo, seria muito legal saber o que você achou de Praga. 🙂
Forte abraço,
Raquel
Fazendo uma correção, estou em Praga entre 17-21 junho 2018 e na rua Kaprova bem perto da Praça Principal da Cidade Velha em frente ao KFC frangos, tem uma casa de câmbio que troca reais sim, eles compram e vendem, inclusive tem até a bandeira do Brasil ao lado da cotação. Eu não trouxe reais, apenas euros e CC, mas a título de informação existe sim.
Olá, Paulo Roberto.
Muito obrigada por registrar aqui neste espaço essa informação! Vou pessoalmente lá verificar e, em seguida, posto aqui nos comentários e altero lá no blog contando se deu tudo certo e como ficou a cotação.
Forte abraço,
Raquel
Muito útil seu blog!
Gostaria de sanar uma dúvida. Em outubro ficarei num estágio por 1 mês em Porto (Portugal) e posteriormente em novembro irei ao leste europeu (Rep.Checa, Croacia, Bulgaria e Hungria). Gostaria de saber se em relação às moedas (caso saiba tambem sobre as outras sem ser a coroaa checa) se é melhor eu trocar o euro para as moedas de cada país em Portugal ou levar euro e trocar nos determinados países.
Muito obrigado!!
Olá, Estevan.
Obrigada, fico contente em saber que as informações do blog foram úteis para você!
No caso aqui da Rep. Tcheca, recomendo trazer o valor em Euros e trocar um pouco aqui para a moeda local. Recomendo trocar na casa de câmbio Exchange.cz (https://www.exchange.cz/mobile).
Acredito que o melhor é fazer o mesmo para os outros países. A não ser que você consiga saber o valor das outras moedas aí em Portugal e também saber o valor exato das outras moedas em casas de câmbio confiáveis nos outros países e comparar os preços para decidir.
Acredito que é sempre melhor trocar no local mesmo, porém em casas de câmbio que ofereçam o preço justo para a troca das moedas.
Forte abraço,
Raquel
Oi Raquel, muito bom seu blog. Amei!
Estaremos aí em Praga na primeira quinzena de setembro e suas dicas são muito preciosas.
Pena que serão poucos dias…3…, com 2 tardes livres.
Hospedaremos no Holiday Inn Center.
É bem localizado? precisamos aproveitar bem o tempo pra bater pernas.
Nos preparamos (eu e esposo) pra levar dólares. Será que teríamos problemas?
Falo espanhol, um pouco de francês e inglês básico…Daria pra nos virar? Somos idosos mas um pouco viajados
Teria mais algumas dicas?
Vc está de parabéns.
Qto vc cobraria para nos acompanhar por uma tarde?
Obrigada!
Olá, Zezé.
Muito obrigada, fico sempre muito feliz em saber disso! 🙂
Sobre a localização do hotel, devo te dizer que fica a 3,5 km da Praça da Cidade Velha e também praticamente a mesma distância da Ponte Carlos. Na verdade, o hotel está afastado dos principais pontos de interesse. O lado bom é que fica ao lado da estacão de metrô da linha vermelha e em duas estações, você já está na região central da cidade. E, além disso, o hotel está ao lado de uma fortaleza histórica muito bonita, que chama Vyšehrad. E logo abaixo já está o rio Moldava. Se você não se importar de ficar em uma área distante dos principais pontos de interesse, porém mais calma e ao lado metrô, vai ser bom ficar aí.
Sobre o dinheiro, você pode trocar os dólares facilmente por dinheiro local (Coroas Tchecas) na casa de câmbio indicada (https://www.exchange.cz/mobile). Aqui, em geral, é mais fácil usar Euros, a maioria dos locais aceita Euros. Com dólares, o mais fácil é chegar e trocar aqui. No dia de hoje, 07 de agosto, o valor da troca Dólar para Coroa Tcheca está assim: a cada $1 equivale a 21,70 CZK (Coroas Tchecas). Para ter ideia com 1000 CZK por pessoa é possível almoçar e jantar em restaurantes, entrar em 1 atração na cidade, como subir em uma torre, visitar um museu ou visitar o Castelo de Praga e comprar água, suco ou alguma coisa para beliscar e dois tickets de transporte público. Mas, isso tudo é sabendo aonde ir e fugindo de armadilhas para turistas.
Sim, falando o básico de inglês é possível se virar aqui.
Sim, tenho mais dicas aqui nestes artigos:
– 6 cuidados que você deve ter para não passar por problemas em Praga
http://pragaboemia.com/cuidados-em-praga/
– 10 sugestões para você experimentar a genuína comida típica tcheca
http://pragaboemia.com/comida-tipica-tcheca/ Aqui neste post, tem dicas de restaurantes também.
Vou passar todos os detalhes do passeio guiado aqui em Praga para seu email, Zezé.
Ah…muito obrigada pelo reconhecimento!
Forte abraço,
Raquel
Adorei as dicas Raquel, importantes e tocou em pontos essenciais para quem vai a Praga pela primeira vez.
Somos 3 casais e vamos aproveitar a viagem com suas belas informações.
Parabéns Raquel
Olá, Regina.
Que perfeito! Muito obrigada, fico feliz em ler isso! 🙂
Desejo que tenham excelente estadia em Praga!
Forte abraço,
Raquel
Olá Raquel! tudo bem!
Uma dica sua, vou ficar 3 dias em Praga, quanto de dinheiro acha prudente trocar para esse 3 dias?
O que você me recomendaria em termos de valor, considerando que vou trocar Euros por Coroa Tcheca.
Obrigado.
Abs
Vini
Olá, Vinicius.
Tudo bem?
Certo…você pode ter como parâmetro que o valor médio de uma refeição, prato principal (almoço ou jantar) fica em torno de 200 CZK – 8 EUR. Esse é o preço justo.
Nas áreas turísticas, entenda-se isso, como as ruas principais, onde passam inúmeros turistas os preços de água, refrigerantes, podem ficar bem caros, em torno de 50 CZK ou 60 CZK, que seria algo em torno de 2 EUR a 2,50 EUR. Por exemplo, nos quiosques da Praça da Cidade Velha, na avenida de São Venceslau, os preços são esses.
Para economizar, recomendo comprar em mercadinhos localizados mais afastados dos principais pontos de interesse ou em supermercados.
O valor de 1000 CZK, para uma pessoa econômica, é uma boa quantidade em Praga. Alguns parâmetros:
– Preço médio de refeições: 200 CZK – 8 EUR.
– Preço do ticket do transporte público: 24 CZK – 0,96 EUR por meia hora.
– Preço médio das atrações, como subida em torres, entrada no castelo, entrada em museus: variam entre 100 CZK – 4 EUR a 250 CZK – 10 EUR
– Preço de meio litro da cerveja pilsen: média de 45 CZK – 1,80 EUR
Acredito que gastos básicos de um dia, sem contar com a hospedagem, o valor de 1000 CZK está mais que suficiente.
Abraços,
Raquel
Excelente seu blog Raquel e mais ainda suas dicas e recomendações.
Muito Obrigado.
Abs.
Vinicius
Olá Raquel. Ótimo post. Sou do Rio de Janeiro e queria ir a praga inicialmente a passeio. Você poderia me dar algumas informações? Qual a cotação da moeda em relação ao real? Custo de vida é alto? Em média, para passar uns 10 dias em Praga, incluindo um bom hotel, refeições e passeios se gastaria quanto? Te agradeço se puder responder no meu e-mail! Abraço!
Hércules Reis
herculesreis90@gmail.com
Olá, Hércules.
Muito obrigada!
Certo…vamos lá: A cotação do Real em relação a Coroa Tcheca é de R$ 1,00 = 5,50 CZK (Coroas Tchecas). Isso para trocar aqui na casa de câmbio. Agora, você pode vir com Reais para cá e trocar aqui.
Então, para ter uma ideia R$ 100 será igual a 550,00 CZK. Com esse valor, em média, dá para almoçar e jantar com bebida em restaurantes. Com R$ 1000,00, você terá 5500 CZK, que é possível passar uma semana de 5 dias, gastando em média 1100 CZK por dia. Nesses gastos, é possível almoçar, jantar em restaurantes, comprar entrada para uma atração importante na cidade, comprar pelo menos dois tickets de transporte público e alguma água, chocolate, frutas, etc em supermercado. Esse cálculo não conta com hospedagem, só para passar os dias de passeio em Praga.
Sobre hospedagem, vai depender muito do seu gosto, perfil de viajante e prioridade. É possível encontrar inúmeras ofertas, pagando muito e pagando pouco. Tem um post aqui com sugestão de hospedagem, dá uma olhada para te ajudar a escolher: http://pragaboemia.com/onde-ficar-em-praga/
O custo de vida também vai variar conforme as preferências e prioridades de cada pessoa. Em geral, o item mais caro atualmente do custo de vida em Praga são os aluguéis. A cidade está vivendo uma crise com falta de espaços, agravada também pelo Arbnb. Então, em média, para alugar um apartamento nas zonas mais centrais, estão pedindo cerca de 19.000 CZK a 25.000 CZK, o que equivale a 700EUR a 1000EUR. Mas, claro, sempre dá para morar mais longe do centro ou dividir o apartamento com outras pessoas, o que é bem comum entre os tchecos.
Ok, a resposta será enviada para seu email também.
Abraços,
Raquel
Olá Raquel. Parabéns pelo blog! Estou chegando em Praga em duas semanas estava na dúvida dos valores para o custo diário, e você foi a única que achei dando uma ideia disso. Eu e minha esposa ficaremos em Praga 1(hotel já pago) durante três noites, ou seja, dois dias inteiros. Chegaremos de ônibus, vindos de Munique e gostaria que você me ajudasse com algumas questões:
É melhor trocar euros ou sacar no débito da minha conta do Brasil?
Qual o gasto em média valor para um casal comedido, só pagando passeios e comida, passar dois dias inteiros?
Ainda recomenda trocar reais,mesmo com o real em baixa?
Desde já te agradeço pela atenção.
Olá, Marcelo.
Obrigada, fico feliz em saber que gostou do blog!
Sobre a trocar Euros ou sacar direto da conta do Brasil, realmente, é necessário colocar na ponta do lápis mesmo. Verificar quanto está a cotação aí no Brasil para trazer os Euros e depois quando chegar aqui ter o cuidado de trocar em uma casa de câmbio que faça a conversão de Euro para Coroas Tchecas pelo valor justo. Em seguida, comparar esse valor com o montante que ficaria se você fosse sacar aqui. No caso, quanto o seu banco cobraria para fazer o saque internacional, o imposto IOF e qual seria o valor de conversão praticado pelo banco. No final, é necessário ter esses dois valores (essas duas situações) para comparar. É trabalhoso, mas não muito difícil.
Sobre os gastos médios, você pode ter como parâmetro que o valor médio de uma refeição, prato principal (almoço ou jantar) fica em torno de 200 CZK – 8 EUR. Esse é o preço justo. Nas áreas turísticas, entenda-se isso, como as ruas principais, onde passam inúmeros turistas os preços de água, refrigerantes, pode ficar bem caro, em torno de 50 CZK ou 60 CZK, que seria algo em torno de 2 EUR a 2,50 EUR. Por exemplo, nos quiosques da Praça da Cidade Velha, na avenida de São Venceslau, os preços são esses. Para economizar, recomendo comprar em mercadinhos localizados mais afastados dos principais pontos de interesse ou em supermercados.
O valor de 1000 CZK por dia, para uma pessoa econômica, é um bom dinheiro em Praga. Alguns parâmetros:
– Preço médio de refeições: 200 CZK – 8 EUR.
– Preço do ticket do transporte público: 24 CZK – 0,96 EUR por meia hora.
– Preço médio das atrações, como subida em torres, entrada no castelo, entrada em museus: variam entre 100 CZK – 4 EUR a 250 CZK – 10 EUR
– Preço de meio litro da cerveja pilsen: média de 45 CZK – 1,80 EUR
Acredito que gastos básicos de um dia, sem contar com a hospedagem, o valor de 1000 CZK está mais que suficiente.
Abraços,
Raquel
olá raquel, qual a distancia da estação de ônibus ate a estação de trem em praga, chegarei de onibus e vou pegar um trem, obrigado
Olá Raquel. Adoramos a cidade Praga, um museu aberto ao ar livre. Muito bom o hotel Grandium prague , o zoo é enorme e cuidado, ainda conhecemos a Francesca ( brasileira) da Prague boats ,os bares , bem tinha muito para escrever destes 6 dias que passamos. Li as tuas dicas que me ajudou a perceber melhor os costumes dos checos. Recomendo esta cidade a visitar , senti uma cidade segura e lindissima.
Obrigada !!!🙂👍
Olá, José Carlos.
Muito obrigada por passar por aqui para deixar registrada as suas impressões!
Fico feliz que tenha gostado da sua estadia em Praga e que as dicas aqui do blog tenham te ajudado de alguma maneira.
Forte abraço,
Raquel
Olá, Jorge.
A distância é curta: 20 minutos a pé entre as duas, são 1,5 km. Ou seis minutos de metrô.
Abraços,
Raquel
Oi Raquel, tenho lido seus comentarios no blog… estou indo a Praga agora no mes de setembro, gostaria da sua opinião sobre a cidade balneária de Karlovy Vary, vale a pena ir. ou ficar em Praga e curtir mais a cidade.
Estou curtindo muito o seu blog… fico no aguardo , obrigada
Olá, Lumi.
Depende muito de quantos dias você tem disponível para ficar em Praga. Recomendo, no mínimo, três dias inteiros em Praga, sem contar os dias de chegada e saída da cidade.
Sobre Karlovy Vary, sem dúvida, vale a pena ir. É muito bonita e interessante. É totalmente possível fazer um bate e volta desde Praga, a viagem dura cerca de duas horas de ônibus.
Aqui, no blog, tem post completo sobre Karlovy Vary: https://pragaboemia.com/karlovy-vary/
Obrigada…fico contente em saber disso!
Forte abraço,
Raquel
Preciso da sua ajuda. Estou no Brasil tentando comprar on line passagem de trem de volta que será Praga para Munique, mas não posso andar de costas no trem. Não consigo visualizar para que lado o trem irá seguir, logo não sei como reservar os assentos de forma que não fique de costas. Consegue me ajudar?
Olá.pra mim ficar 3 meses na casa de uma tia precisa ela mandar carta convite?ou resolvo isso quando chego em praga?
Olá, Débora.
Se o plano é ficar até três meses, não é necessário carta-convite. Brasileiros podem ficar até três meses nos países da União Europeia sem visto ou carta-convite, basta o passaporte válido com data de vencimento, no mínimo, de seis meses contando o dia de retorno ao Brasil.
Abraço,
Raquel
Olá, Mariangela.
Neste seu caso, recomendo entrar no site da companhia de trens e tentar descobrir onde você vê o desenho dos assentos no trem e tentar descobrir onde você poderia comprar.
E, para ter mais precisão sobre essa informação, somente escrevendo um email com antecedência para o atendimento da empresa perguntando isso.
Abraço,
Raquel
Olá Raquel , adorei tudo o que escreveu e as dicas que deu.
Minha filha e meu genro estarão na República Tcheca estudando por alguns meses. Por isso meu interesse. Quero saber se ainda está morando em Praga.
Muito obrigada .
Moro em Vitória ES Brasil
Olá, Nena.
Tudo bem? Muito obrigada, fico feliz em saber disso!
É mesmo?! Que legal! Sim, continuo morando aqui em Praga. 🙂
Abraços,
Raquel
Olá, Raquel, parabéns pelo blog.
Gostaria de saber como andam as coisas aí em Praga agora no período de pandemia. Moro em Bruxelas e gostaria de conhecer a cidade antes de voltar para o Brasil, no fim de dezembro.
Abraço!
Olá, Mirelle.
Ah…muito obrigada! Após, quase dois meses de confinamento, o número de contágios baixou e algumas restrições estão sendo relaxadas. Restaurantes, lojas e museus/atrações vão voltar a funcionar, porém, com restrições em relação ao número de pessoas nos ambientes.
As condições de entrada na República Tcheca para turismo para pessoas e/ou residentes da UE basicamente são:
1. Obrigação de preencher o formulário eletrônico de Passageiro de Saúde Pública
Formulário de localizador disponível em http://www.prijezdovyformular.cz (https://plf.uzis.cz/), que serve como um anúncio de chegada de país de alto risco.
2. Enviar/entregar um documento confirmando a situação acima mencionada no controle de fronteira.
3. Submeter-se a um teste RT-PCR para a presença de SARS-COV-2 por conta própria dentro de 5 dias após a entrada no território tcheco.Em vez do teste de RT-PCR checo, é possível
submeter o resultado do teste RT-PCR realizado em um país UE e o resultado não deve ter mais de 72 horas.
4. Enviar o resultado do teste sem demora para o local competente autoridade regional de saúde pública (estação de higiene). Caso não envie o resultado do teste RT-PCR para o posto de higiene
no prazo de 7 dias a partir da sua entrada no território tcheco, uma quarentena será necessária
e ordenada. Nesse caso, durante 10 dias, existirá uma proibição da livre circulação no território tcheco, mais obrigação de usar equipamentos de proteção respiratória (máscaras faciais).
Mais informações você pode encontrar neste link: file:///C:/Users/alza/Downloads/Conditions_for_entry_of_persons_to_the_Czech_territory_valid_from_December_3rd_2020_-_20201201.pdf
Você pode consultar também o site do Ministério do Interior, que atualiza frequentemente as informações: https://www.mvcr.cz/mvcren/article/coronavirus-information-of-moi.aspx
Apesar de todas estas regras, acho que valerá a pena você vir conhecer Praga! 🙂
Forte abraço,
Raquel
Boa tarde, gostaria de saber se quanto tempo consigo fica na república tcheca com 10 mil REAIS. Se é possível pedir pra permanecer definitivamente no país o que é necessário . Por favor me envie no e-mail. Obrigado!!
Oi Raquel, boa tarde! Em primeiro lugar, parabéns pelas matérias sobre Praga. Estou adorando! Estou indo para Praga agora em novembro (10 dias) e gostaria de saber como andam as coisas por aí. Eu e meu marido já fomos completamente vacinados com a Pfizer e Astrazenica e iremos fazer o teste nas 72 horas antes do embarque. Acha que teremos dificuldades aí com relação a passeios e idas a outras cidades da República Tcheca?
Raquel, é admirável a atenção que você da para cada pessoa que te procura. Me passou dicas preciosíssimas para que eu pudesse aproveitar ao máximo a visita. Muito obrigado!
Olá, Francisco.
Ah…muito obrigada pelas palavras!
Fico feliz em saber que as dicas foram valiosas para sua visita.
Forte abraço,
Raquel
Amei suas dicas
E estou pensando em ir para praga agora em setembro… e suas dicas estão me ajudando e muitoooo
Olá, Aline.
Obrigada…fico muito feliz em saber disso!