Após um ano, a pandemia na República Tcheca parece não querer dar trégua. Neste sábado, 13 de março de 2021, completa um ano que o governo tcheco adotou pela primeira vez a drástica medida de fechar as fronteiras, aeroportos do país e todo o restante dos setores de serviços, comércio e indústria.
A situação dos hospitais tchecos é desesperante: os profissionais de saúde e dos serviços de emergências trabalham sob pressão já há algum tempo, a disponibilidade dos leitos para atender doentes graves está perto do limite, mais precisamente no dia de hoje, 13 de março, tem 12% dos leitos vagos e 25% dos leitos com oxigênio disponível.
Até o momento, existem 8742 pacientes com coronavírus, dos quais 1968 estão em estado grave. Os profissionais dos serviços de emergência, que trabalham nas ambulâncias, estão relatando que a maioria dos chamados vêm de pessoas que estão com sintomas graves do Covid-19.
Desde o começo da pandemia, a República Tcheca registrou 1.392.108 casos de coronavírus. O número de recuperados é de 1.204.871. O número de 23.083 corresponde a todas as pessoas que morreram por causa da doença no país até a data de hoje.
Um ano de convivência com o vírus
Ao caminhar pelas ruas de Praga, o cenário é desolador. Percebe-se lojas que funcionavam há muito tempo completamente fechadas, já sem os móveis no interior e o imóvel com placas para alugar e/ou vender. Restaurantes e pubs que antes fervilhavam, agora abandonados. E as ruas do centro histórico, que abundavam de vida com turistas e locais indo e vindo, agora estão inteiramente desertas.
É inegável a sensação de tristeza, angústia e desesperança. Você pode estar se perguntando agora o porquê de estar assim…o que deu errado? Poderia ficar falando de várias hipóteses políticas e sociais para isto. Falta de uma eficiente e ética gestão política e também conscientização e cooperação das pessoas? Com certeza, sim! Mas, independente da causa, a consequência para todos é definitivamente pesada em várias facetas da vida, seja econômica, profissional e de saúde física e mental.
Desde o começo da pandemia, a República Tcheca conseguiu lidar bem com a primeira onda do vírus até chegar o verão europeu em junho. O período de verão foi vivido quase que normalmente pela população com muitas medidas restritivas sendo relaxadas. A partir de setembro, com a chegada da segunda onda, toda a situação piorou. Praga e o restante do país registraram a pior condição da Europa, considerando o número de contágios por habitante.
Então, desde 05 de outubro do ano passado, o país está praticamente em lockdown. Após 55 dias do fechamento de praticamente tudo (somente estabelecimentos comerciais básicos permaneciam abertos) e toque de recolher às 21h, a reabertura, que aconteceu no dia 03 de dezembro, pôde ser sustentada somente até dia 18 de dezembro, quando praticamente tudo voltou a fechar. Depois do período das festas de fim de ano, o número de casos só foi crescendo. amos no terceiro mês de 2021 e parece que ainda teremos que ultrapassar muitos obstáculos. Ainda seguimos em lockdown com praticamente tudo fechado, as escolas funcionam somente para crianças menores – ainda com muitas restrições, algumas delas fecham por semanas e depois voltam a abrir – e a maior parte dos funcionários das empresas trabalham em sistema de home office. O toque de recolher às 21h continua válido, somente sendo permitido a circulação de quem tem uma justificativa. Todas estas medidas devem permanecer até após a Páscoa (05 de abril), no mínimo, segundo a previsão do governo.
A esperança com a vacina
A população total da República Tcheca é de cerca de 10,7 milhões de pessoas e até agora, segundo dados do Mistério da Saúde, mais de um milhão de doses da vacina contra a COVID-19 foram administradas no país.
Atualmente, os grupos prioritários de vacinação são os profissionais de saúde e a terceira idade. Mais de 700.000 pessoas receberam pelo menos uma dose, mais de 60 % dos médicos foram vacinados e entre aqueles que trabalham em cuidados hospitalares agudos, cerca de 72% receberam a vacina.
Um número superior a 70% dos registrados para vacinação são cidadãos idosos na casa dos 70 anos, com outros 20% acima de 80 anos.
Os centros de vacinação também podem vacinar pacientes mais jovens que sofrem de várias doenças e aqueles que enfrentam um alto risco caso venham a ter o vírus, devido ao seu estado de saúde.
O Ministério da Saúde planeja abrir o sistema de registro de vacinação online para outras faixas etárias em abril.
Uma notícia boa que chegou no fim da última semana é a aprovação pela Comissão Europeia do uso de mais uma vacina. Desta vez, produzida por uma subsidiária belga da Johnson & Johnson, Janssen Pharmaceuticals, a quarta vacina de combate a Covid-19 será aplicada em dose única e vai começar a ser distribuída em abril.
Com a autorização da Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA), 200 milhões de doses podem ser entregues à União Europeia a partir do segundo trimestre de 2021. A República Tcheca encomendou 2 milhões de doses.
Como fica minha viagem para a República Tcheca?
Enquanto a condição crítica da propagação do coronavírus em Praga e restante da República Tcheca não estiver controlada, as permissões para viagens com fins de turismo ficam muito incertas. Enfim, com otimismo, considere planejar sua viagem para 2021, a partir de setembro.
No site do Ministério da Saúde da República Tcheca é possível encontrar informações atualizadas em relação às permissões de entrada no país. Você pode acessar aqui nesse link: https://koronavirus.mzcr.cz/en/list-of-countries-according-to-the-level-of-risk
Outros blogs de colegas e parceiros de profissão também têm artigos sobre as atualizações da situação do coronavírus em seus respectivos países. Em Portugal, recomendo que acompanhem o site e redes sociais do Cultuga e também o site Porto Encanta da Rita Branco.
Este artigo teve a intenção de atualizar você sobre como está a situação desta pandemia por aqui, de ser um relato do aqui e agora para servir de registro e…por que não?…ser uma forma de aliviar as tensões escrevendo para você leitor que me acompanha por aqui.
Obrigada pela companhia de sempre!
Forte abraço,
Raquel
Serviços Praga Boêmia:
– Recomendações e dicas de hospedagem em Praga, reserve seu hotel pelo Booking.com
– Reserve tickets para passeios de barco e concertos pelo Get Your Guide.
Leave a Reply