Desde Praga existem diversas opções para praticar o esporte do inverno. Algumas delas com preços econômicos e fáceis de chegar. As estações de esqui oferecem estrutura para esquiar, como aluguel de equipamentos e aulas particulares para quem nunca esquiou. Assim, você pode aproveitar sua visita em Praga para praticar o esporte da neve.
Mas, antes de sair de Praga e se aventurar em uma estação de esqui, recomendo que já vá com roupas adequadas, pois nem sempre as estações de esqui tem opção para alugar ou comprar roupas apropriadas para esquiar. Ou, se tiverem, geralmente são mais caras em comparação aos preços das lojas de esportes na cidade. Então, minha dica é, se você planeja visitar uma estação de esqui, seja para esquiar, passear, caminhar na neve ou fazer snowboard, é melhor você já ir com a roupa ou calçado apropriado e não contar que vai conseguir alugar no local.
É possível comprar esses itens em Praga. Umas das lojas que recomendo é a Sportisimo, que fica no shopping Palladium, no centro da cidade. É uma loja grande com muitos itens voltados à prática de diferentes esportes. É importante você saber também que é uma loja que você mesmo tem que procurar o que precisa, não espere que os atendentes vão te ajudar muito.
Outra opção é a conhecida loja Decathlon, que fica no shopping Nový Smíchov com horário de funcionamento diário das 09h às 21h no endereço Plzeňská, 8 no bairro de Anděl, em Praga 5. Para chegar lá, uma forma rápida e prática é pegar o metro de linha amarela e descer na estação Anděl.
Outras questões a considerar sobre praticar esqui é que, geralmente, nós brasileiros, não temos prática no esporte e quando temos a oportunidade queremos visitar uma estação de esqui e até pensamos que é só chegar lá, aprender como se faz e já sair esquiando. Porém, infelizmente, não é assim que acontece.
Então, apesar dessa consideração, recomendo sim visitar uma estação de esqui, mas ir preparado (a) para experimentar, investir em pelo menos uma hora de aula lá mesmo na estação e, por fim, não ficar frustrado (a) se não conseguiu esquiar como você imaginava nessa primeira vez.
O importante é conhecer esses locais, vivenciar algo novo e fazer sua visita a mais agradável possível!
Agora sim…confira algumas sugestões de estações de esqui aqui na República Tcheca:
1. Herlíkovice – Bubákov
A estação de Ski areál Herlíkovice e Bubákov fica a 120 km de Praga, na serra de Krkonoše, a mais alta montanha tcheca. Lá, os teleféricos vão te levar até o cume da colina de Źalý e do alto deste cartão postal, você pode escolher por qual pista descer até o vale do rio Elba. São 13 quilômetros de pistas de todos os níveis.
É possível praticar também snowboard, snowtubing (descida na neve em uma espécie de bote inflável) e esqui noturno, para quem gosta de aproveitar as pistas perfeitamente iluminadas. A estação de esqui oferece toda a infraestrutura para a prática do esporte com serviços de aluguel de esqui e aulas para adultos e crianças.
Como chegar: o melhor jeito de chegar são com ônibus que fazem exclusivamente o trajeto direto entre Praga e outras cidades tchecas até essa estação de esqui. É necessário reservar o lugar no ônibus com antecedência, o que pode ser feito pelo site Cityski.cz, através desse link http://cityski.cz/rezervace, mais para o fim da página há uma lista de datas disponíveis que a empresa oferece para fazer a viagem. Então, escolha a opção “Odjezd Praha” (saída de Praga) e, em seguida, vai parecer as opções de datas e você já pode escolher a estação de esqui, a data desejada e preencher o formulário para reservar seu lugar.
O pagamento é feito na hora para o motorista do ônibus e o valor é de 950 CZK (cerca de 38 EUR). Neste preço já está incluída a entrada na estação de esqui. O ônibus sai às 7h da manhã da parada de ônibus, que fica próxima a estação de metro Palmovka, que é a penúltima estação da linha B/Amarela do metrô em sentido Černý Most.
Quanto tempo demora: cerca de 1h50 min.
Quanto custa para esquiar: 950 CZK (cerca de 38 EUR) para um dia de esqui com o ônibus ida e volta a Praga incluído. Para alugar o esqui e a bota, paga-se, em média, 400 CZK (cerca de 17 EUR).
2. Monínec
A estação de esqui de Monínec está localizada muito próxima de Praga, cerca de 100 Km, e além de esquiar, é possível descansar e relaxar no hotel que funciona no local. Monínec é, na verdade, um complexo esportivo e de relaxamento, situado em uma área conhecida como Sibéria Tcheca, porque tem neve por cerca de 100 dias durante o ano.
O grande destaque dessa estação de esqui é a pista de 1200 metros de largura com teleférico de quatro cadeiras. A pista também é iluminada durante à noite. Na parte superior do complexo, tem uma opção de pista mais curta para iniciantes e academia de esqui para ajudar quem está começando no esporte.
Espaço infantil, loja de aluguel de equipamentos e de acessórios também estão disponíveis no complexo esportivo de Monínec.
Como chegar: a melhor forma de chegar aqui na região é alugando um carro. As conexões de transporte público regular não são convenientes, sendo necessário trocar de ônibus no meio do trajeto. Além disso, o ônibus chegará até a praça da cidade de Sedlec-Prčice e da praça até a estação de esqui, você poderia solicitar o serviço de transfer do próprio hotel, que oferece o transporte da estação ferroviária de Sedlec-Prčice por 50 CZK (cerca de 2 EUR) ou da estação de Heřmaničky por 100 CZK (cerca de 4 EUR) para o hotel.
Outra opção é contratar um transfer saindo de Praga com motorista/guia para te acompanhar, que ainda é fluente em português.
Quanto tempo demora: cerca de 2h e 10 minutos.
Quanto custa para esquiar: 810 CZK (cerca de 32,40 EUR) para um dia de esqui das 09h até 16h. Os equipamentos para esquiar são alugados por 300 CZK (cerca de 12 EUR).
3. Ještěd
O centro de esqui Ski Jestec fica nas montanhas de Ještěd e Černý Vrch, localizadas a 120 km de Praga. Aqui também tem opções para todos os gostos e todos os níveis de habilidade. São 12 pistas em um total de 9 km. É considerado um dos mais modernos do país. Tem parque especial para as crianças com serviços de babá.
Aqui também você pode praticar snowboard e aproveitar 11 diferentes obstáculos direcionados para esquiadores principiantes ou avançados. É exatamente nesse centro de esqui que ocorrem os encontros e competições dessa modalidade esportiva no país. Outra vantagem é que tem uma área especial destinada para os principiantes no esporte.
Como chegar: a forma mais barata de chegar lá é com ônibus intermunicipais com destino a cidade de Liberec. Os ônibus da empresa Flixbus costumam fazer o trajeto. Para pegar esses ônibus, você terá que ir até a última estação de metrô da linha B-Amarela, descendo em Černý Most.
Uma vez que conseguiu pegar o ônibus para Liberec, você desembarcará na rodoviária, que fica no centro da cidade. De lá é possível pegar o bonde elétrico de número 3 e descer na parada Horní Hanychov, onde fica a estação de esqui. Logo você vai ver o centro de informações da estação de esqui com a loja de acessórios esportivos para aluguel de roupas e equipamentos.
Quanto tempo demora: cerca de 1h15 min.
Quanto custa para esquiar: 790 CZK (cerca de 32 EUR) para um dia de esqui.
4. Klínovec
Nesta cidade, que fica muito próxima da fronteira alemã, está localizada a maior estação de esqui da serra de Krušné hory, distante apenas 120 km de Praga. A SkiAreál Klínovec oferece 11 pistas de diferentes níveis e áreas para snowboard. Para as crianças, tem um parque especial de neve.
A estação lançou novos teleféricos, que são cobertos com uma bolha laranja para proteger do frio, sem impedir a vista do trajeto. O teleférico mais longo, que está em serviço, faz um percurso de 2950 metros. Essa estação também tem uma das pistas mais largas da República Tcheca, com 100 metros.
Por estar ao lado da Alemanha, a estação de esqui de Klínovec permite a compra de entradas conjugadas para a estação de esqui do lado alemão, Interskiregion Fichtelberg e um ônibus gratuito faz a conexão entre as duas.
Agora, uma dica extra que não tem nada a ver com esquiar, mas com relaxar depois de um dia de esqui! Se a intenção for ficar mais de um dia na região, a recomendação é dormir na cidade de Jáchymov , distante a apenas 11 km da estação de esqui. Jáchymov é um balneário de águas termais, onde funciona o primeiro tratamento do mundo com águas provenientes de radônio, elemento químico que ajuda a curar doenças do aparelho locomotor. Além disso, a cidade fica em um vale ao pé da serra Krušné hory, com uma incrível natureza para apreciar. A prefeitura renascentista, a igreja de São Joaquim e a Casa Real da Moeda também valem a visita.
Como chegar: a melhor forma de chegar aqui na região é alugando um carro. O custo para alugar um carro por dois dias, por exemplo, está em torno de 37 EUR, sem custos adicionais de seguro e GPS. Você pode verificar a cotação pelo site Rental Cars.
Quanto tempo demora: cerca de 1h50 min.
Quanto custa para esquiar: 1.150 CZK (cerca de 46 EUR) para um dia de esqui.
5. Špindlerův Mlýn
Nesta cidade, localizada a cerca de 150 km de Praga, fica o mais importante centro de esqui da República Tcheca, é comparado com Chamonix, na França e Aspen nos EUA. Lá você vai encontrar 25 quilômetros de pistas, 3 snowparks, uma rampa, 11 teleféricos, 2 parques infantis e 85 quilômetros de pistas para esqui de fundo.
Com o cenário de uma das partes mais bonitas da serra mais alta tcheca, Krkonoše, a estação de esqui Ski areál Špindlerův Mlýn tem cinco centros. O mais conhecido chama Svatý Petr, depois segue Medvědín, Hromovka, Labská e Horní Mísečky. Todos eles oferecem tudo que você precisa para esquiar, seja você um esquiador iniciante ou mais experiente.
Uma das novidades deste centro de esqui é o teleférico aquecido de seis lugares e modernos canhões de neve que garantem a diversão e boas condições para praticar o esporte, até quando não cai neve ou não é suficiente.
Como chegar: a melhor opção é alugar um carro, as estradas para chegar ao local desde Praga são: Praha – Mladá Boleslav (E65) – Jičín (16) – Vrchlabí (22) – Špindlerův Mlýn (296). Ou Praha – Poděbrady (D11) – Jičín (16) – Vrchlabí (22) – Špindlerův Mlýn (296). É possível ir de trem ou ônibus, mas vai demorar no mínimo 2 horas e meia para chegar lá e para voltar não há opção de ônibus, somente de trem, levando cerca de 4 horas para chegar em Praga. Para ter uma ideia dos preços para alugar um carro na data que você estiver em Praga, verifique a cotação pelo site Rental Cars.
Outra alternativa é contratar um serviço privado de van para te levar até lá. Nós oferecemos esse serviço com um guia que fala português para te acompanhar. Confira os detalhes.
Quanto tempo demora: de carro leva cerca de 2h.
Quanto custa para esquiar: 1.690 CZK (cerca de 68 EUR) para um dia de esqui, comprando na hora lá na estação de esqui. Se comprar antes pelo site, o valor fica em 1.390 CZK (cerca de 56 EUR). Para alugar o esqui e a bota, paga-se, em média, 650 CZK (cerca de 26 EUR).
6. Černá Hora – Pec
Černá Hora, em tcheco, significa montanha negra. A montanha, que na verdade, está mais para ser a “montanha branca”, pois no inverno fica coberta de neve, oferece, juntamente com outras pequenas cidades ao lado, o SkiResort Černá Hora – Pec ,um resort com várias opções para esportes de inverno. Essa área é considerada a maior estância de esqui na República Tcheca com 44 km de pistas, que podem ser aproveitadas com um único ingresso.
O resort é composto por cinco áreas de esqui interligadas, cada área tem pistas com diferentes níveis de dificuldade. Além disso, é possível aproveitar outras atividades como descer pistas com uma espécie de trenó (sledge, termo em inglês), fazer um “snowtubing”, espécie de pequeno bote redondo inflável, usado para escorregar na neve e tentar passar pela “funline”, trecho com vários obstáculos pensados estrategicamente para tornar o percurso desafiador e divertido.
No resort, você pode agendar aulas de esqui, alugar equipamentos, logicamente, e também tem diversas áreas para as crianças.
Como chegar: você pode pegar um ônibus que sai de Praga e vai diretamente para a cidade. Esse ônibus sai da última estação do metrô linha B/Amarela chamada “Černý Most”. Chegando nessa parada do metrô, você provavelmente vai sair na plataforma que dá acesso a rua, porém quando chegar nesse ponto, você deve descer mais dois lances de escada e chegar numa rua interna pequena e bem simples com vários ônibus parados em frente as placas indicativas dos lugares. Aí estará o ônibus que vai te levar a região. Você vai chegar na cidade de Pec pod Sněžkou. Diariamente, tem ônibus que fazem o trajeto direto às 8h, 9h50, 12h15, 13h, 15h e às 15h20.
Quanto tempo demora: são cerca de três horas de viagem.
Quanto custa para esquiar: 1.250 CZK (cerca de 50 EUR) para um dia de esqui. Para alugar o esqui e a bota, paga-se, em média, 580 CZK (cerca de 23,20 EUR).
Espero que você tenha gostado das dicas! Se ficou alguma dúvida, é só escrever pra mim aqui nos comentários.
Forte abraço!
Deixo você agora com mais fotos de um dia de esqui feitas pela fotógrafa Irina Kulikova (perfil no Instagram: @risha_kulikova), que é parceira do blog para projetos especiais, como esse! 🙂
Adorei suas dicas, estou planejando uma viagem a praga é pretendo ficar hospedado alguns dias em alguma cidade que tenha muita neve.
Qual cidade mais perto de Praga que tem pista de esqui?
Qual a mais barata para aproveitar tudo.
Obrigado.
Olá, Elizângela!
Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado das dicas. Então, qualquer das cidades listadas aí no post acima tem muita neve no inverno, pois ficam nas montanhas. A estação mais barata e próxima de Praga é a de Herlíkovice – Bubákov, é possível pegar um ônibus e passar o dia lá e depois voltar a Praga. 🙂
Abraços,
Raquel
Oi Raquel, Tudo bem?
Estamos plenejando uma ida à Parga final de Outubro. Será que as Estações de Esqui já estarão abertas? Devemos chegar à Praga 25/10.
Abraços.
Olá, Muriel.
Tudo bem. E você? Então, depende muito do clima, se estará nevando nas montanhas ou não. Oficialmente, a temporada começa no começo de dezembro, mas vai que você dá sorte e tem neve antes. 🙂
Abraços,
Raquel
Oi! Boa noite. Adorei o site.
Você poderia me dizer a respeito da cerna hora? Vou para Republica Checa em Janeiro, nunca pratiquei o esporte.. estou super empolgada, mas sem saber de nada, rss.
Obrigada. bjs
Olá, Alessandra!
Que legal, obrigada! Então, o centro de esqui de Černá hora (literalmente significa montanha negra) é um dos mais antigos do país. Tem também uma das pistas mais largas e o único teleférico de oito cadeiras da República Tcheca. Toda a área do ski resort, que incluem as estações de Janské Lázně, Černý důl e Svoboda nad Úpou, possuem um total de mais de vinte quilômetros de pista, quatro teleféricos de cadeira e mais 22 teleféricos. Para circular por elas, tem um ônibus especial que faz o trajeto. Mais informações sobre o local, dá uma olhada no site: http://www.skiresort.cz/
Acredito que você vai gostar muito. Como nunca praticou o esporte, vá com paciência e tenta contratar um instrutor, que estão sempre disponíveis nas estações, vai valer a pena.
Qualquer outra dúvida, é só escrever. 🙂
Beijos,
Raquel
Oi Raquel! Parabens pelo Blog, que e’ muito bem informativo. Com todas essas dicas, fiquei ate’ com vontade de esquiar quando da nossa pro’xima ida ‘a Praha. Abraço.
Oi, Mozinho.
Muito obrigada! Então, na próxima vez que visitar a Praga vamos programar isso?!:)
Abraços,
Raquel
Olá! ótimas dicas!!!
Eu vou para praga em 30Jan, e pretendo ir de Praga a Klínovec, ficando em Jáchymov, seguindo tua dica!
Mas não acho uma forma de me deslocar entre Praga e Jáchymov, pois dia 5/fev preciso estar em Regensburg Alemanha….
Saberia me informar como posso fazer?
Ou seja, como ir de Praga a Jáchymov e depois de Jáchymov a Alemanha Regensburg…
Muito obrigado desde já!
Olá, Renato.
Obrigada! Então, a melhor forma de fazer o trajeto entre Praga e Jáchymov é pegar um ônibus rodoviário e descer em Karlovy Vary. Depois, na rodoviária de Karlovy Vary (o nome em tcheco aparece assim: Karlovy Vary tržnice mhd) você pega um ônibus local para a cidade de Jáchymov. Entre Karlovy Vary e Jáchymov são cerca de 20 minutos. O trajeto entre Praga e Karlovy Vary é muito fácil de fazer: você pode escolher entre as empresas Flixbus (https://www.flixbus.com) e a StudentAgency (https://www.regiojet.com/en).
Depois, para ir de Jáchymov até Regensburg, o melhor é voltar até Karlovy Vary e pegar um trem, que terá três conexões até chegar na cidade alemã. Aqui envio o link do site onde fiz a pesquisa: https://jizdnirady.idnes.cz/vlakyautobusymhdvse/spojeni/
É trabalhoso, mas dá para fazer isso. O site do transporte público tcheco para você consultar tudo isso é idos.cz (https://jizdnirady.idnes.cz/vlakyautobusymhdvse/spojeni/)
Como escrevi no artigo, a forma mais cômoda de se deslocar por essa região é de carro, porém é totalmente possível ir de transporte público.
Qualquer outra dúvida, é só escrever. Espero que dê tudo certo!
Forte abraço,
Raquel
Olá Raquel, tudo bem?
Muito boas as informações que você nos disponibilizou.
Estou na Irlanda e vou fazer um bate e volta no próximo fim de semana (entre 12/01 e 14/01) quero ir esquiar em Bubakov. Minha dúvida é se aceitam Euro aí ou vou precisar trocar?
Obrigado
Olá, Rafael.
Que bom, fico feliz que as informações te ajudaram!
Confirmei com a estação de esqui e sim, aceitam Euros.
Bom passeio! Abraços,
Raquel
Olá Raquel, tudo bem? Vou para Praga em março, voce sabe qual é a estação de SKI que tem mais chance de ter neve nessa época do ano?
Abraço e obrigado pelas dicas
Olá, Eduardo.
Tudo bem? Provalmente, serão a estações de Špindlerův Mlýn e Monínec. Mas, para ter certeza, me escreve de novo quando estiver em Praga, que posso verificar para você.
Forte abraço,
Raquel
Olá Raquel. Muito legal seu blog. Vou para a Europa no final de novembro e estou com um furo de 3 dias, tentando decidir com meu marido se vamos pra Praga ou Atenas. Minha escolha está inclinada pra Praga. rs
Na ultima semana de novembro essas estações, principalmente Herlíkovice (por ser mais em conta), costumam já estar funcionando?? Acho que um dia de ski convenceria meu marido. kkkk
Olá, Sydenia.
Muito obrigada, fico feliz que gostou!
Certo…venham para Praga…hahaha!
Então, a temporada de esqui começa oficialmente no começo de dezembro nas estações. Mas, claro, depende muito do clima, se já estiver bem frio e nevando, é possível esquiar em algumas delas. Vou tentar confirmar essa informação para você e logo que souber, te respondo.
Abraços,
Raquel
Oi Raquel, td bem? Adorei seu blog!!
Estou pensando em esquiar 1 semana em Špindlerův Mlýn no próximo carnaval (início de Março). Vc sabe informar como a montanha estava de neve em março desse ano?
Vc recomenda algum hotel ski in ski out?
Abraços
Mariana
Olá, Mariana.
Tudo bem? Muito obrigada, fico muito contente em saber que gostou do blog.
Isso depende muito mesmo do clima e varia a cada ano. Neste ano (2018), o frio se prolongou e teve neve até quase fim de março.
As estações de esqui costumam funcionar normalmente até a primeira quinzena de março. Então, acredito que os seus planos vão dar certo!:)
Algumas sugestões de hotéis no local:
– Grand Apartments – https://booki.ng/2vqNVdP
– Hotel Bedriska Wellness Resort & Spa – https://booki.ng/2ni9skr
– Residence Grand Suites – https://booki.ng/2vpQjl7
Forte abraço,
Raquel
Olá Mariana, você esteve em Spindleruv? Estarei em Praga no próximo janeiro e gostaria de ficar alguns dias numa estação de ski.
Tem algum comentário a fazer?
Obrigado.
Fabiano.
Olá Raquel!
Antes de mais nada, muito obrigado pelas dicas! Seu Blog é sensacional!
Sem querer abusar, e já abusando, da sua boa vontade, gostaria de saber em qual dessas estações
seria melhor para um casal onde um deles não esquia! Em resumo, minha esposa não curte muito, queria saber onde seria o lugar com mais atrações ( spa, bonito etc) onde ela poderia ficar enquato aproveito a neve por 1 dia…?
Grato se puder ajudar
Teims
Oi Raquel! Adorei as suas dicas!
Moro em Berlin e quero levar outros amigos Brasileiros pra esquiar no Natal! Nós nunca esquiamos e ouvi falar que tem pista em Ústí nad Labem com onibus da cidade. Vc sabe mais alguma coisa sobre lá?
Muito obrigado!
Leo
Olá , Raquel, adorei as tuas dicas .sou de Portugal e estou a pensar passar com natal na republica Checa, com a família. Gostariamos de um local com neve, algumas destas estâncias Têm cabanhas para alugar com as refeições? também não consegui entrar ” Nós oferecemos esse serviço com um guia que fala português para te acompanhar. Confira os detalhes.” como arranjo este contato?
Muito obrigada
Sandra Dias
Ola, tudo bem? pode me enviar o seu contato? Não consegui acessar o link do seu serviço.
Desde ja agradeço o contato
Brenda
Olá, Sandra.
Muito obrigada! Apesar de que já falamos por email, deixo aqui o contato para agendar o serviço de transfer e guia aqui: https://pragaboemia.com/city-tours-passeios-guiados-em-praga/
Forte abraço!
Raquel
Olá, Brenda.
Obrigada por escrever aqui para mim! Peço desculpas pelo link desatualizado. Agora sim…você pode escrever por aqui: https://pragaboemia.com/city-tours-passeios-guiados-em-praga/
Abraço!
Raquel
É um post antigo, mas como tenho muita vontade de esquiar, e acho o valor de locais turísticos, por exemplo, França absurdos, fiquei interessado em conhecer alguma das estações…
Acredita que em Março entre os dias 10 à 13, ainda tem possibilidade de neve, e as estações estarem abertas?