Feiras de rua costumam ser lugares frequentados pelo povo local da cidade. É onde estão toda semana aqueles feirantes conhecidos que trazem produtos frescos para sua clientela fiel. Aqui em Praga, uma das formas de se sentir como um tcheco é frequentar pelo menos uma das feiras de rua que a cidade oferece.
Então, na lista abaixo, você vai encontrar algumas opções para aproveitar a atmosfera mais local, menos turística e, de quebra, experimentar produtos típicos e frescos direto de produtores agrícolas da cidade.
Mas, antes disso, só mais uma informação: se você vem a Praga no inverno, especialmente no mês de Janeiro e início de Fevereiro, as feiras estarão suspensas por conta do frio e neve. Agora sim, vamos à lista:
1) Náplavka
Todo sábado de manhã, a partir das 8h até 14h, você pode frequentar a feira de Náplavka. Com cerca de 60 barracas, você vai encontrar comidas especiais feitas na hora com produtos frescos e bebidas preparadas por produtores locais, incluindo chás e sucos. Para quem é paulistano, lembra muito as feiras de rua de São Paulo, com produtos tchecos, claro…que incluem cerveja direto do barril, pão com alho, linguiça, cogumelos frescos e um pão doce em formato de pizza que lembra uma cuca caseira. Ah…geralmente, tem música ao vivo na feira.
Como chegar: A feira fica em Rašínovo Nábřeží, na beira do rio. Pegue o tramvaj (bonde elétrico) números 3 ou 17 e desça na parada de Výtoň ou Palackého náměstí. Deste ponto, vá para a beira do rio Moldava e siga à esquerda, logo você vai ver o movimento da feira. Ou pegue o metrô B/Linha amarela até Palackého náměstí.
Dica rápida de como se locomover em Praga: use o site do transporte público da cidade: www.dpp.cz em inglês. É possível colocar em que parada você está e para qual parada quer ir, em seguida o site indica quais números de tram, linhas de metrô ou ônibus você pode pegar. Leia também o post sobre o transporte público de Praga para te ajudar a se deslocar tranquilo pela cidade.
2) Praça de Jorge de Poděbrad (náměstí Jiřího z Poděbrad, “Jiřák)

A praça, que tem a igreja moderna do Sagrado Coração e que ao fundo pode-se ver a torre de televisão do bairro de Žižkov, também tem sua feira de produtos locais. A feira funciona semanalmente de quarta-feira a sexta-feira das 8h às 18h. E nos sábados, das 8h às 14h. Aqui, pode-se encontrar frutas, verduras, cogumelos e muitas barracas vendendo cafés diferentes e produtos frescos e especiais.
Como chegar: pegar metrô A / linha verde e descer na parada Jiřího z Poděbrad. Para se localizar mais fácil na cidade e saber qual tram e/ou metrô pegar, acesse o site: www.dpp.cz
3) Mercado ecológico de Kulaťák

Essa é a maior feira de Praga, funciona todos os sábados pela manhã, entre 8h e 14h. Oferece diversos produtos orgânicos e de alta qualidade, todos feitos por produtores locais. Além disso, tem muito artesanato e produtos feitos à mão.
Como chegar: Pegar metrô A/ linha verde e descer na parada Dejvice. Para se localizar mais fácil e saber quais trams e metrô pegar, acesse o site: www.dpp.cz
4) Mercado de Havelská

O mercado de Havelská é a mais antiga feira do centro da Cidade Velha de Praga, funciona desde 1232. Quando começou ocupava além da rua atual, a rua paralela e também uma pequena praça em frente.
Hoje, a feira está montada na rua Havelská, funciona diariamente das 09h às 18h30 e vende frutas e verduras frescas e muitos souvenirs. E, é por isso que ficou aqui no fim da lista, porque nesse post tive a intenção de destacar aquelas feiras, onde os locais vão. E, claro, lugar aonde vão muitos turistas, geralmente, é evitado pelo povo da cidade.
Porém, mesmo assim, é uma feira que vale a pena visitar.
Como chegar: O metrô mais próximo é o Mustek B – linha amarela.
Agora que você já sabe em quais feiras ir, desejo bom passeio e bom proveito!
Forte abraço e até o próximo post!
Amei esse post, adoro conhecer mercados locais ! Dicas anotadas. Raquel, tenho uma duvida sobre localização do hotel, Praga 3 é ruim para se hospedar ? Bjs.
Oi, Lidiane!
Fico muito feliz que gostou! Então, somos duas, pois adoro também ir a mercados locais. 🙂 Praga 3 não é ruim para se hospedar, talvez você use mais transposte público (bonde ou metrô) para ficar lá, mas fora isso é bom. A vantagem é que você poderá sentir mais a atmosfera local da cidade com menos circulação de turistas. Se ficar próximo da torre de televisão de Žižkov (Žižkovská televizní věž) ou próximo da estação de metrô Jiřího z Poděbrad será muito bom, pois o bairro é bem bonito e tem vários serviços e comodidades. E se você gosta de caminhar, até poderá ir ao centro de Praga a pé, pelo menos fazer isso em um dia da sua visita por aqui.
Beijos,
Raquel
Oi Raquel blz? Vou está por aí no dias dos namorados! Recomenda algum restaurante pra comemorar? Um bem legal. Obrigado
Olá, Renato.
Tudo bem? Que perfeito!
Abaixo, confira um mini roteiro para passear a dois pela capital tcheca e jantar em um lugar bem lega…:)
– A ilha Kampa, que fica no bairro de Malá Strana, bem próximo da Ponte Carlos é um dos lugares mais mágicos de Praga. Lá, você terá uma bela vista às margens do rio Vltava.
– Descubra e explore as ruas da região de Nový Svět, que significa Novo Mundo, em português, e está no bairro de Hradčany, próximo ao castelo de Praga. Vai parecer que você está numa vila da Idade Média, devido as ruas estreitas e sinuosas.
– Jantar no rooftop do restaurante Terasa U Zlate studne (http://www.goldenwell.cz/dining-en.html)
– Jantar no restaurante Alcron em estilo Art Deco (https://www.alcron.cz/)
– Jantar no restaurante da Casa Dançante com vista espetacular para o Castelo de Praga (https://ginger-fred-restaurant.cz/en/)
– Jantar no restaurante Terasa U Prince com vista para a prefeitura e praça da Cidade Velha (https://www.terasauprince.com/terrace)
Forte abraço,
Raquel
Estas indicações não estão corretas!!! Tire do ar ou atualize!
Obrigada
Olá, Débora!
Realmente, durante o inverno, nos meses de Janeiro e Fevereiro, com muito frio e neve, as feiras ficam suspensas. A informação foi acrescentada ao post. Obrigada por colaborar!
Abraços,
Raquel
Olá bom dia vim passar o fim de semana a praga que me aconselha visto que hj está quase tudo fechado.obrigada bjs
Olá, Ricardo.
Realmente, hoje é o principal feriado de Páscoa no país. Então, as lojas e supermercados estarão fechados, mas no centro histórico vários restaurantes ficam abertos. As feiras de Páscoa também funcionam normalmente. E outras atrações, como museus, estarão abertos. Para saber mais sobre a Páscoa por aqui, dá uma olhada no post: http://pragaboemia.com/pascoa-na-republica-tcheca/
Abraços!
Olá dia 25/01 estarei indo a Praga, sou vegetariana e gostaria de saber quais sãos as frutas que posso encontrar nos mercados e feiras nesta época. Obrigada
Olá, Tuca.
Então, janeiro é um dos meses mais frios na Rep. Tcheca, o que não favorece muito o cultivo de frutas. Mas, em geral, você pode encontrar diferentes frutas vindas da Itália e Espanha nos supermercados. Nas feiras, é comum encontrar maçã, pera, kuwi e algumas frutas vermelhas, típicas da região.
Em Praga, tem bons restaurantes vegetarianos/veganos. Envio os links com os endereços de alguns deles que gosto e frequento:
– Restaurace Country Life Melantrichova
Endereço: Melantrichova 15 – Praha 1
https://www.countrylife.cz/restaurace-country-life-melantrichova-praha
– Beas Dhaba
Endereços:
Praha 1, Na Poříčí 26
Praha 1, Týnská 19
http://www.beas-dhaba.cz/en
– Lehka Hlava
Endereço: Boršov 2/280, Praha 1
http://www.lehkahlava.cz/
Oi Raquel, tudo bem? Gosto de antiguidades, sobretudo porcelanas antigas. Tem alguma feira com esse tipo de produto? Estaremos em Praga em Julho agora e, aliás, já contratamos seu tour 🙂
Ficaremos pouquinho tempo e não será em final de semana…
Teu blog é ótimo! Parabéns!
Olá, Berenice.
Tudo bem! Sim, tem uma feira que fica um pouco afastada do centro que tem antiguidades, chama Bleší trhy, em tcheco, mas só acontece nos fins de semana. Tem uma loja que é bem interessante. Posso levar você lá no dia do tour, Berenice…:)
Que bom que está gostando do blog…fico feliz, obrigada!
Abraços,
Raquel
Boa tarde. Quando fui a Estônia havia um mercado de pulgas com produtos da época soviética além de muitos produtos usados. Há algo assim em praga ?
Olá, Michel.
Sim, tem um mercado desse tipo aqui, muito grande que funciona aos sábados e domingos. O endereço é esse: U Elektry 7, 190 00 Praha 9.
Site: http://www.blesitrhy.cz/
Tem um outro que começou não muito tempo e funciona de março a outubro,somente no último sábado do mês. Das 09h às 14h. O endereço e sites são:Řezáčovo náměstí
Praha 7 – Holešovice
https://www.facebook.com/blesakhermanak/
Abraço,
Raquel
Olá Raquel, gostei muito das dicas de evento e feiras em Praga.
Tenho interesse em participar destes eventos porém como expositor. Saberia informar como participar? Teria algum contacto ou devo procurar a junta de freguesia local?
Desde já agradeço vossa ajuda.
Olá, Carla.
Obrigada! Fico contente em saber que gostou das dicas de eventos e feiras aqui em Praga.
Sim, tem um site que reúne as três principais feiras de rua e lá tem contatos dos organizadores para quem está interessado em expor produtos. Segue o site: https://www.farmarsketrziste.cz/en/contacts
Desejo que dê certo!
Forte abraço,
Raquel
Olá Raquel! Muito interessante o post sobre mercados e feiras locais! Eu e minha esposa adoramos estes lugares, e sempre que viajamos, procuramos por este tipo de atração. Considerando que estaremos em Praga no próximo janeiro, e que as feiras provavelmente não devem estar funcionando, que tipo de lugar semelhante poderemos encontrar em Praga?
Abraço!
Olá, João.
Fico feliz em saber que gostou das sugestões do post! Realmente, em janeiro, as feiras de rua não funcionam. Os mercados de Natal na rua vão até dia 06/01.
Sugiro a visita em um mercado local e de bairro, em Praga 7. Lá vão encontrar frutas, verduras, laticínios, pães, café e muitos outros produtos de fazendeiros e produtores locais. O mercado chama Holesovicka Trznice https://www.holesovickatrznice.cz/zeleninovy-trh e está um complexo de galpões fechados, estando lá, procure pela “Hala 22”. Para chegar lá, pegue o metrô da linha vermelha até a estação de Vltavská e depois um bonde elétrico e desça na parada “Holešovická tržnice”. Não é longe do centro.
Um abraço,
Raquel