Cidade charmosa, localizada na junção dos rios Teplá (que significa “quente” na língua tcheca) e Ohře (o significado tem algo próximo a palavra “esquentar”), de onde brotam águas minerais, frequentada por celebridades, cineastas, atores, políticos e reis…essa é Karlovy Vary. Localizada a 120 km de Praga, a cidade tem 600 anos de tradição balneária por causa das suas fontes de águas minerais, com temperaturas que variam entre 9°C a 73°C, e são usadas para tratamentos de saúde, beleza e também para descanso e relaxamento.
Ao andar pela principal rua da cidade, você vai encontrar algumas das fontes de águas minerais, adornadas por belas construções modernistas do final do séculos 19 e começo do século 20. É a perfeita união do homem com a natureza. De fato, o panorama arquitetônico de Karlovy Vary fascina o visitante pelo conjunto de prédios com toques historicistas, fazendo você se sentir em um típico ambiente do século 19.
A cidade leva o nome de Carlos IV (1316-1378), rei tcheco mais venerado do país e fundador da Ponte Carlos de Praga. Literalmente, Karlovy Vary significa as “termas de Carlos”. Isso porque as lendas contam que foi Carlos IV, ou melhor, o seu cão, quem encontrou a fonte mais poderosa do local, quando ele estava caçando pelos bosques da região.
Um dos cães de Carlos IV começou a seguir um veado e minutos depois, só ouvia-se o uivo do cachorro, quando Carlos IV e seus companheiros de caçada chegaram perto para ver o que tinha acontecido, perceberam que o cachorro tinha caído em um poço de água quente natural. E, em vez do cão estar queimado pela água fervente, ao contrário, estava curado de algumas feridas que já tinha. Para confirmar o fenômeno, Carlos IV entrou na água e constatou que seu corpo também foi curado de alguns males. Depois disso, ele ordenou que a região fosse habitada e que o gêiser natural fosse aproveitado. E, assim, foi fundada Karlovy Vary.
Apesar desse relato ser uma lenda, a história da cidade nos conta que ela foi fundada em 1370 por Carlos IV e, desde então, suas águas curativas já trataram vários problemas de saúde relacionados a digestão, enfermidades musculares, do fígado, pâncreas, transtornos da vesícula biliar, problemas de metabolismo, neurológicos, de gota, além de diabetes e obesidade. Enfim, as águas minerais milagrosas de Karlovy Vary tratam tudo ou quase tudo, como diz meu pai, quando o levei para conhecer a cidade: “quem é feio, fica bonito, quem é careca, sai com cabelo, quem é velho, fica jovem”. 🙂
De fato, as fontes curativas da cidade já atraíram reis, nobres, escritores, músicos e artistas. Entre as personalidades mundiais famosas que já passaram pelo balneário, podem-se citar: o imperador russo, Pedro, o grande, os escritores Goethe e Gogol, os músicos Mozart, Dvořák, Paganini e Beethoven, o ex-presidente tcheco Václav Havel, o ex-presidente turco Mustafa Kemal Atatürk, os atores Gerard Depardieu e Jackie Chan, entre muitos outros.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Karlovy Vary, vou listar os principais pontos de interesse para você conhecer em um dia, numa viagem bate-volta desde Praga ou também em uma viagem de mais dias:
1) Colunada do Moinho (Mlýnský kolonáda)
Antes de começar a falar sobre essa colunada especificamente, é bom esclarecer que, em Karlovy Vary, você vai encontrar muitos monumentos dispostos em colunas, por isso o nome “colunada”. E todos eles foram construídos em volta de uma fonte de água mineral.
A maior e mais visitada colunada da cidade é a do Moinho. Isso porque ela se estende por 132 metros de comprimento e está de frente para o rio Teplá. Além disso, o esplêndido edifício construído sob 124 colunas coríntias em estilo renascentista chama a atenção pela beleza, grandiosidade e imponência.
A Colunada do Moinho foi construída entre 1871 e 1881 pelo arquiteto Josef Zítek, o mesmo que projetou o Teatro Nacional em Praga. Se você se posicionar bem de frente para o edifício e ficar um pouco mais distante, verá que é observado por 12 estátuas de arenito que representam os meses do ano, realizadas pelos escultores Alfred Schreiber e Karl Wilfert. É possível subir nesta parte da construção e também, como as esculturas, espiar as pessoas lá em baixo e ter uma vista de uma parte da cidade.
Este monumento foi feito para abrigar cinco fontes de águas minerais. Cada uma delas tem um nome próprio e diferentes temperaturas da água: Mlýnský pramen (fonte do moinho) com 56°C, pramen Rusalka (fonte da ninfa) com 60°C, Pramen knížete Václava (fonte do Príncipe Venceslau) com 65°C, pramen Libuše (fonte da Libuše) com 63°C e skalní pramen (fonte de pedra) com 46,9°C.
Você pode beber a água dessas fontes, literalmente. 🙂 Não só pode, como deve, pois faz muito bem à saúde. E vai ver muita gente fazendo isso com uma espécie de canequinha de cerâmica especial. Aproveite, então, que está em Karlovy Vary para passear pela cidade e desfrutar os benefícios dessas águas curativas.
Endereço: Mlýnské nábřeží
2) Colunada do Parque (Sadová kolonáda)
Construída no ano de 1881, a Colunada do Parque foi desenhada pelos arquitetos vienenses, Ferdinand Fellner e Hermann Helmer. Montada com ferro fundido, a construção ocupou o lugar de um antigo salão de concertos e restaurante. No local, você vai encontrar uma fonte de água mineral, chamada “fonte da serpente”, com temperatura de 28,7°C, é uma das poucas fontes da cidade que tem água mais fria. Ela tem menos minerais do que as outras fontes, mas é considerada mais rica em CO2. No edifício ao lado da colunada funciona o spa do exército.
Endereço: Zahradní, 653/13
3) Colunada do Mercado (Tržní kolonáda)
Fartamente entalhada em madeira, este monumento foi erguido em estilo suíço de acordo com o projeto, de novo, dos arquitetos vienenses Ferdinand Fellner e Hermann Helmer entre 1882 e 1883. A Colunada do Mercado foi construída no local, onde antes funcionou a primeira prefeitura de Karlovy Vary. Assim como acontece com as outras colunadas, há aqui três fontes de águas minerais: fonte Carlos IV com temperatura de 64°C (pramen Karlav IV), fonte do palácio baixo (Dolní zámecký pramen) com 55°C e a fonte do mercado (Tržní pramen) com temperatura de 65,2°C.
A fonte que leva o nome do Carlos IV não é simplesmente uma homenagem a ele. Diz a lenda que o rei curou enfermidades com a água dessa fonte, por isso você vai encontrar acima da fonte um relevo em bronze com a frase “A descoberta das termas por Carlos IV”, que foi criado pelo artista ferreiro Adolf Zörkel.
Endereço: Tržiště
4) Colunada Termal (Vřídelní kolonáda)
Erguida em estilo funcionalista entre 1971 e 1975, a Colunada Termal já tinha passado por diferentes construções ao seu redor, isso porque devido as altas temperaturas da água que brotam da terra acabavam corroendo as construções, obrigando sempre uma reparação ou reconstrução.
O jato de água quente, a 73°C de temperatura, que irrompe do solo pode chegar a uma altura de quase 12 metros e, por isso, está abrigado em um pavilhão separado. A cúpula de prisma de vidro que adorna o fluxo da fonte, criada pelo escultor Jan Fišer, simboliza o coração pulsante da cidade termal. A espaçosa área dentro do pavilhão abriga cinco fontes, onde as águas termais são resfriadas a uma temperatura de 50°C e 30°C, para que possam ser consumidas mais facilmente e assim possibilitar a cura das doenças pela bebida.
Endereço: Divadelní náměstí, 2036/2
5) Colunada do palácio (Zámecká kolonáda)
Essa fonte foi descoberta em 1769 bem abaixo da torre do castelo no centro histórico de Karlovy Vary e a primeira construção ao redor dela aconteceu em 1797. Algum tempo depois, uma erupção fez com que a fonte desaparecesse e somente reaparecesse 14 anos depois. Então, surgiu o motivo para construir uma colunada de madeira ao redor dela em 1830.
Finalmente, entre 1910 e 1912, uma nova colunada em estilo art-nouveau, criada pelo renomado arquiteto vienense Johann Friedrich Ohmann foi construída. O monumento foi erguido com três estruturas separadas e pensado para se comunicar com a Colunada do Mercado e, dessa forma, criar um único caminho.
Entre 2000 e 2001, a Colunada do Palácio foi transformada em um spa e centro de bem-estar e está acessível apenas para seus hóspedes. No entanto, algumas partes da construção em estilo art-nouveau foram desviadas para a Colunada do Mercado e estão abertas ao público. Aqui, tem duas fontes de águas minerais com a mesma temperatura de 55°C.
Endereço: Zámecký vrch
6) Fonte Primavera da Liberdade (Pramen Svoboda)
Encontrada durante a escavação para a fundação de um prédio no início de 1860, essa fonte logo foi decorada com um pequeno pavilhão de madeira em forma octogonal com colunas ricamente adornadas. Originalmente, foi chamada de “primavera do spa”, depois recebeu o nome de Francisco José I, imperador da Áustria e rei da Hungria, Croácia e Boêmia até o ano de 1946 e, finalmente, recebeu o nome atual “primavera da liberdade”. A fonte exaltada pelo monumento tem a temperatura de 62,4°C.
Endereço: Mlýnské nábřeží, 468/1
7) Torre do palácio (Zámecká věž)
Essa torre é o único monumento que sobrou do pequeno castelo gótico original, construído por ordem do imperador Carlos IV, provavelmente por volta de 1358. Após um agressivo incêndio, que aconteceu em 1604, o castelo ficou destruído, em ruínas e a torre foi o monumento que sobreviveu e se tornou uma torre de vigia.
Mais tarde, em 1766, após outro incêndio, a torre foi recuperada e uma galeria de arcadas acrescentada à obra, da qual importantes visitantes que chegavam à cidade eram recebidos por trompetes. Em 1911, um elevador, projetado por Friedrich Ohmann, autor da Colunata do Castelo Art Nouveau, foi instalado. Hoje, existem salas de exposições e salas subterrâneas históricas foram abertas ao público. É um ótimo lugar para ver a cidade do alto.
Endereço: Zámecký vrch 6a
8) Mirante de Diana (Rozhledna Diana)
É outro ponto excelente para ter uma vista deslumbrante desta cidade termal. O local foi descoberto por dois moradores locais que gostavam de explorar a região, fazendo longas caminhadas dentro da floresta. Mais tarde, alguns guias começaram a divulgar o mirante como “a melhor vista de Karlovy Vary”. Assim, visitantes ilustres chegavam, atraídos pela nova atração da cidade, entre eles Johann Wolfgang Goethe e Theodor Körner, porém até o início do século 20, eles tiveram que subir todo o morro a pé.
Atualmente, um funicular, construído em 1909, leva ao topo da colina e uma cabana de caça com a torre de observação adjacente foi construída pela empresa do construtor local František Fousek de acordo com o projeto do arquiteto Anton Breinl também de Karlovy Vary entre os anos de 1912 e 1914. A torre de observação de tijolos foi equipada com um elevador elétrico moderno. A inauguração aconteceu em 27 de maio de 1914 e o local tornou-se imediatamente um destino popular dos hóspedes do spa. A torre de observação foi chamada primeiramente de Hans Kudlich, em homenagem a esse médico e político, antes da Segunda Guerra Mundial e depois foi denominada de mirante Edvard Beneš, em homenagem a este presidente, porém foi por um curto período após 1945. No final, o nome Diana prevaleceu.
Endereço: Vrch přátelství, 5/1 Mais informações: https://dianakv.cz/en
9) Teatro Municipal de Karlovy Vary (Karlovarské městské divadlo)
Percorrendo as ruas de Karlovy Vary, certamente esse edifício vai chamar a sua atenção! Trata-se do teatro municipal de Karlovy Vary, que foi construído nos anos de 1884 e 1886, seguindo o projeto dos aclamados arquitetos F. Fellner e H. Helmer. A inauguração aconteceu no dia 15 de maio de 1886, com a apresentação da obra “Casamento de Fígaro”, de Mozart.
As pinturas do interior do teatro foram confiadas aos renomados irmãos Gustav e Ernest Klimt, juntamente com Franz Matsch. O trio de jovens artistas, com idade entre 22 e 25 anos, deixou uma marca memorável no teatro: uma cortina pintada à mão com motivos que valorizam a arte da poesia. A obra de arte é complementada por um afrescos pintados no teto abobadado.
As esculturas, que se destacam particularmente no saguão do teatro, são obras de outro vienense, Theodor Friedl. Ele também assina o grupo de estátuas representando as musas da mitologia grega na fachada do edifício e também é o autor do grifo, animal fabuloso da antiguidade, representado com um corpo e cabeça de leão e as asas de águia, que guarda a entrada do teatro.
Por fim, todos os acessórios de iluminação, o candelabro e, especialmente, as encantadoras lâmpadas de estilo rococó na escadaria foram projetados pelos arquitetos Fellner e Helmer.
Endereço: Divadelní náměstí, 21
Dica: se pernoitar na cidade, vale a pena consultar se há algum espetáculo no teatro para participar. Se só estiver de passagem, vale tentar perguntar na bilheteria se é possível fazer uma visita rápida no interior.
10) Spa da Sissi (Alžbětiny lázně)
Outro monumento impressionante que você verá nas ruas de Karlovy Vary é o spa da imperatriz Isabel, conhecida como Sissi, esposa do imperador Francisco José I, imperador da Áustria e rei da Hungria, Boêmia e Croácia.
Localizado no centro da cidade e rodeado por um parque magnífico com uma fonte no meio, o spa foi fundado em 1906 e leva o nome da imperatriz como referência e homenagem. O local segue até hoje com uma tradição muito bem sucedida e longa no coração da Europa em tratamentos de saúde e beleza.
O spa da Sissi oferece uma variedade de tratamentos de beleza, bem-estar e relaxamento. Utiliza fontes curativas naturais da região e é o maior consumidor de água mineral quente da cidade (20% da quantidade total). O poder curativo das águas aliado ao profissionalismo dos serviços garante uma alta qualidade dos cuidados no spa.
Endereço: Smetanovy sady, 1
Preços: variam entre 13 EUR a 67 EUR, dependendo do tipo de tratamento.
Mais informações: http://www.spa5.cz/en/
11) Grandhotel Pupp
Fundado em 1701, o Grandhotel Pupp tem três séculos de história e ficou conhecido e famoso mundialmente por receber hóspedes excepcionais e também por oferecer serviços de primeira classe. Com seus 228 quartos, o espaçoso hotel oferece uma centro de balneoterapia com tratamentos de spa tradicionail, que aproveita a riqueza natural de Karlovy Vary, bem como tratamentos modernos que seguem as últimas tendências.
Na grande calçada na frente do hotel, você vai ver placas com nomes das grandes personalidades que já se hospedaram no local. Por isso, não olhe só para cima, apesar da imponência do edifício que te forçará a isso. Lembre-se de olhar para o chão também, pois será divertido encontrar o nome das celebridades que passaram pelo Pupp.
Um dos mais famosos é o ator Daniel Craig, que interpretou o agente James Bond no filme “Cassino Royale” de 2006. Algumas das cenas foram rodadas no hotel. Outro filme bem conhecido realizado no Pupp foi a comédia “As férias da minha vida” com a atriz Queen Latifah também no ano de 2006.
Dica: se estiver passando o dia na cidade, faça a sua pausa do passeio no café do Grandhotel Pupp. O café fica aberto ao público no horário das 9h às 19h. É uma ótima chance para você conhecer um pouco o ambiente do hotel, desfrutar de excelente gastronomia e descansar com o bônus de estar neste espaço histórico e tradicional.
Endereço: Mírové náměstí, 2.
Preço-diária: a partir de 200 EUR em quarto duplo. Veja a disponibilidade do hotel na data que você deseja aqui!
12) Museu da Moser
Você já deve ter ouvido falar sobre os cristais da Boêmia na sua vida, certo? De fato, os cristais tchecos são famosos pela sua tradição e qualidade. Não é para menos, há registros que indicam que desde a idade média se fabricavam cristais aqui na região, mais especificamente na cidade de Nový Bor, onde foram encontrados objetos arqueológicos como pequenos pedaços de vidro fundido e fragmentos de moldes.
Em Karlovy Vary, começou a história da empresa de cristal e vidro mais luxuosa do país. Suas produções compõem a mesa de reis, imperadores e presidentes. Estou falando da marca Moser, que foi fundada em 1857. Na cidade, você pode visitar o museu da Moser e viver a experiência de acompanhar um pouco a
produção do vidro, observando como o vidro se forma através do sopro. No museu, tem a loja da marca, claro, e também um café. Na pequena praça à frente do museu, dê uma olhada nas obras de arte feita em cristal.
Endereço: Kpt. Jaroše, 46/19.
Horário de funcionamento: Segunda a domingo das 9h às 17h.
Preços: Tem a opção de visitar o museu e a oficina de fabricação do vidro pelo preço de 350 CZK (cerca de 14,50 EUR). Também é possível fazer o “VipTour” por 1600 CZK (cerca de 66 EUR).
Neste VipTour, você tem a chance de conhecer os bastidores e segredos da produção de cristal da marca. Você vai ver os moldes de madeira feitos à mão e poderá observar os artistas da arte da vidraçaria em ação, ou seja, cortando o vidro, pintando e gravando. Esse tour especial acontece somente durante os dias de semana das 9h às 12h e deve ser reservado antes pelo email: muzeum@moser.cz
Wafer de Karlovy Vary
Andando pelas ruas da cidade, você vai observar a venda do wafer típico em pequenos quiosques. Os primeiros wafers apareceram por volta do ano 1800, quando alguns confeiteiros começaram a preparar a fina lâmina, adicionar açúcar e servir aos hóspedes do balneário. No preparo dos wafers é usada água mineral da cidade, sal e açúcar, criando o sabor específico do quitute.
A primeira padaria de wafers foi aberta em 1867 e, desde então, o simples doce goza de grande popularidade. É a delícia mais procurada durante os passeios pelas colunadas de Karlovy Vary. Por causa disso, ao comer o doce, que pode ser levado para casa em bonitas caixas, recorda-se os bons momentos vividos no balneário de Karlovy Vary.
As caixas de wafer são também um ótimo presente para levar à família e amigos. E, quando estiver na cidade, a melhor forma de prová-los é quentinho. Procure um dos quiosques que faz o doce na hora, garantindo a temperatura! Os wafers são feitos nos sabores de chocolate, nozes ou baunilha.
Onde dormir na cidade
A cidade oferece muitas opções de hotéis, vários deles são também spas. Um dos hotéis que indico é o Grand Hotel Pupp, que já mencionei acima, pois fica muito bem localizado, no centro de Karlovy Vary e oferece uma experiência única.
Outras opções são:
- Hotel Imperial: fundado no início dos anos 1900, o hotel faz jus ao nome, oferecendo suntuosas salas, decoradas em estilo clássico. Os quartos também são muito espaçosos. Além disso, tem várias opções de tratamento com os serviços de spa e piscina aquecida que funciona até às 21h. O Hotel Imperial fica localizado a 1 km a pé da principal rua da cidade. Preço: a partir de 200 EUR em quarto duplo com café da manhã.
- Hotel Romance Puškin: é um hotel 4 estrelas muito bem avaliado pelos hóspedes. Inclusive, recebeu o prêmio de hotel do ano (Czech Hotel Awards), agora em 2018, justamente por ser o mais votado pelo público que passou por ele. Ele fica no centro da cidade, ao lado dos principais monumentos. O prédio, em estilo Art Nouveau de 1899, foi totalmente renovado. Você pode desfrutar de tratamentos de spa no Chateaux Spa, situado em frente ao hotel, que oferece descontos para os hóspedes. Preço: a partir de 137 EUR em quarto duplo com café da manhã.
- Promenáda Romantic & Wellness Hotel: localizado bem no centro de Karlovy Vary, o hotel está instalado em dois edifícios reformados dos séculos 16 e 17. Os quartos são espaçosos e o hotel oferece piscina coberta e sauna aos clientes. O restaurante está listado no prestigioso prêmio anual TOP 100 de 2015 e foi selecionado como o melhor restaurante de Karlovy Vary e um dos melhores da República Tcheca. O restaurante foi visitado por estrelas famosas do cinema como Richard Gere, Antonio Banderas, Jude Law ou Robert de Niro. Preço:Todos os quartos são espaçosos e incluem TV de tela plana com canais via satélite, cofre, frigobar e banheiro equipado com secador de cabelo e banheira ou chuveiro. Para seu conforto, os chinelos e roupões de banho são fornecidos. Preço: a partir de 155 EUR em quarto duplo com café da manhã.
- Retro Riverside: Se você estiver viajando de carro, este hotel pode ser uma boa opção. Isso, porque ele fica a 3,5 km do centro de Karlovy Vary, porém está perto da floresta e oferece grande área de spa com piscinas, 5 tipos de sauna, banheira de hidromassagem e academia. É avaliado como o melhor custo-benefício em Karlovy Vary na categoria de hotel 5 estrelas. Preço: a partir de 144 EUR em quarto duplo com café da manhã. Dica: se precisar alugar carro na República Tcheca, faça sua cotação por aqui!
- Hotel Marttel: e se você procura um hotel mais básico para passar algumas noites, sem muito luxo, esse hotel três estrelas é uma boa opção. Ele fica a 850 metros do centro da cidade e oferece ótimo custo-benefício. Preço: a partir de 56 EUR em quarto duplo com café da manhã.
Onde comer
- Velkopopovicka pub: restaurante tradicional que serve comida típica tcheca. Endereço: Petřín, 1113/10 – Horário de funcionamento: dias da semana das 11h às 22h. Sábados: das 12h às 22h. Fechado aos domingos. Média de preço: de 8 EUR a 19 EUR.
- U Svejka: conhecido restaurante de comida tcheca tradicional. Você vai encontrar os principais pratos da culinária tcheca e também as opções popularmente servidas aqui na Europa Central, como joelho de porco e pato assado. Endereço: Stara Louka, 352/10 – Horário de funcionamento: diariamente das 11h às 23h. Média de preço: de 8 EUR a 19 EUR.
- Ristorante-Pizzeria Palermo: cozinha italiana de alta qualidade com um toque requintado. A casa também tem excelentes vinhos para harmonizar com os pratos. Endereço: Moskevska, 1526/44 – Horário de funcionamento: dias da semana 11h às 23h. Aos fins de semana das 11h30 às 23h. Média de preço: de 8 EUR a 24 EUR.
Como ir de Praga a Karlovy Vary
A melhor forma de ir de Praga a Karlovy Vary é de ônibus. Duas empresas fazem o trajeto, levando cerca de duas horas e 10 minutos. Uma delas é a FlixBus e a outra empresa é a Student Agency. Os preços das passagens custam, em média, 7,00 EUR cada trecho. Já viajei com as duas empresas para a cidade e tudo foi perfeito.
Festival Internacional de Cinema
Um dos mais renomados festivais de cinema da Europa Central acontece em Karlovy Vary todo ano no começo de julho. A primeira edição aconteceu na cidade vizinha de Mariánské Lázně em 1946 e um ano mais tarde passou a ser realizado no balneário termal.
O festival apresenta estreias de mais de 200 filmes de várias partes do mundo e o melhor filme é premiado com o Globo de Cristal na cerimônia final. Algumas celebridades mundiais do cinema, milhares de aficionados e vários profissionais da área se reúnem na cidade durante os dias de festival. É possível acompanhar as exibições em toda cidade praticamente.
A próxima edição do festival está agendada para o período de 28 de junho a 06 de julho de 2024.
Concluindo…
Espero que esse post ajude você a aproveitar bem a cidade de Karlovy Vary em sua próxima visita a República Tcheca! Se tiver alguma dúvida ou pergunta, já sabe…escreve para mim aqui nos comentários.
Forte abraço!
____________________________________________________________________________
Raquel,estou indo a Ptaga dia 29 de agosto e volto dia2 de setembro.
Gostaria de estar com voce. Quanto vc cobra por 4 dias:
Sera muito mais legal comvoce
estou na Inglaterra.
abraco
Lenia
Olá, Lenia.
Tudo bem?
Ah…obrigada! 🙂 Vou enviar para você todos os detalhes por email.
Forte abraço,
Raquel
Olá Raquel,
Como vai? Estarei na Republica Tcheca em fevereiro próximo e pretendemos, eu e meu marido, alugar um carro para irmos para Český Krumlov, Pilsen e Karlovy Vary de onde iremos direto para o aeroporto para devolução do carro e embarque para Milão. Gostaria de saber se você indica alguma outra parada (cidade, lugarejo, etc…) durante a minha road trip. Inclusive por conta do horário apertado, meu voo sai as 11:45, gostaria de pernoitar em algum local (cidade) mais próxima ao aeroporto, você indica alguma cidade agradável nestas condições?
agradeço desde já e parabenizo-a pelo excelente conteúdo.
Olá, Patrícia.
Obrigada pelo seu comentário aqui!
Recomendo mais algumas cidades tchecas para você visitar:
Kroměříž: a leste de Praga, próximo à fronteira da Áustria, a cidade tem belos jardins, preservada arquitetuta e bons vinhos episcopais.
Telč: cidade listada no patrimônio mundial da Unesco, fica a 162 km de Praga.
Kutná Hora:cidade histórica, onde fica a capela de ossos, está a 70 km de Praga.
Valtice, Lednice, Mikulov: cidades lindas e históricas localizadas na Morávia do Sul com produção de vinho.
Tábor: Tábor: cidade histórica a 90 km de Praga.
Hluboká nad Vltavou é uma cidade tcheca localizada na região da Boêmia do Sul, justamente no distrito de České Budějovice. Vale a pena visitar o castelo de Hluboká.
Entre essas cidades, a mais próxima do aeroporto seriam as cidades de Kutná Hora (1h 10min) e Tábor (1h20min).
Um abraço,
Raquel