Algumas lendas auspiciosas da Ponte Carlos em Praga estão presentes na imaginação popular do povo local. Talvez, você já ouviu falar de algumas delas. Se não, saiba que há muitas e aqui neste post vou te contar três delas.
Um dos pontos mais simbólicos, se não o mais, da capital tcheca é… a Ponte Carlos. A ponte de pedra que leva o nome do rei mais venerado do país, Carlos IV, foi lugar de muitos fatos históricos, tem um quê misterioso e inspira muitas narrativas fantásticas na imaginação popular.
Quando o monumento mais visitado de Praga começou a ser construído, a primeira pedra foi colocada no dia 9 de julho de 1357, às 5 horas e 31 minutos, seguindo orientações de astrólogos. Todo esse cuidado e começo solene de sua construção pode explicar o fascínio dos turistas e moradores de Praga pela ponte. Por ser muito antiga e ter testemunhado mais de meio século de história, contam-se muitas lendas da Ponte Carlos.
Então, vamos a elas…
1) Tesouro na ponte
Certa vez, um homem chamado Jan (pronuncia-se Ian, a letra j tem som de i, é um nome muito popular na Rep. Tcheca), que tinha dez filhos e era muito pobre, costumava rezar e pedir ajuda para São João Nepomuceno.
Em uma noite qualquer, Jan teve um sonho estranho. São João Nepomuceno apareceu para ele e disse: “Vá até Praga na Ponte Carlos e lá você vai ver a minha estátua. Alguém vai te dizer onde está o tesouro”. Jan não acreditou, mas teve o mesmo sonho por três vezes. Então, foi à Ponte Carlos em Praga.
Quando lá chegou, encontrou a estátua de São João Nepomuceno e ficou na frente dela por três horas esperando, olhando e escutando, porém nada aconteceu. Jan já sentia vontade de ir pra casa e de repente chegou um jovem soldado, que era guarda da ponte, e perguntou por que ele estava ali: “Esqueceu alguma coisa? Está esperando alguém?” Jan respondeu que estava esperando alguém que iria contar onde estava o tesouro. O soldado riu de imediato ao ouvir a resposta. Jan logo reagiu dizendo para ele não rir e contou o sonho a ele.
Quando acabou, o soldado disse que também teve o mesmo sonho por três vezes. Entretanto, no sonho do soldado, São João Nepomuceno dizia: “vá em uma pequena vila depois de Praga, onde tem uma rocha com três cruzes. Abaixo desta rocha, tem uma casa, na casa, tem um jardim, no jardim tem uma velha árvore e abaixo da árvore está o tesouro escondido”. O soldado terminou de contar o sonho e Jan surpreendido gritou: “mas é minha vila e minha casa”!
Em seguida, eles apressadamente foram para a casa de Jan. Começaram a cavar embaixo da árvore e encontraram uma panela cheia de ouro. Eles dividiram o tesouro e ambos viveram felizes até a morte.
2) Sobre Bruncvík
Quando você vai de Malá Strana para a Cidade Velha através da Ponte Carlos, você vê à direita ao lado da ponte, a estátua de um cavaleiro com uma espada dourada. A lenda diz que ele é o soldado Bruncvík, um soberano do país tcheco.
Bruncvík saiu para o mundo e prometeu a sua esposa que voltaria dentro de sete anos. Como sinal de seu amor, a esposa deu para ele um bonito anel de ouro.
A viagem de Bruncvík pelo mundo durou bastante tempo. Uma vez, ele viu um velho leão lutar contra um dragão até o último momento, decidiu ajudar o leão e matou o dragão. Como recompensa, o leão ajudou Bruncvík a conquistar uma milagrosa espada dourada que cortava a cabeça do inimigo de uma só vez.
No país tcheco, todos pensavam que Bruncvík já tinha morrido. Inimigos diziam para a esposa dele: “você deve se casar com outro homem. Nosso país precisa ter um monarca”. Ela, porém, não queria e fielmente esperava Bruncvík.
Bruncvík, secretamente, voltou ao país tcheco, chegou ao castelo e colocou o anel dourado, que a esposa tinha dado a ele, no copo de vinho que o criado estava levando para ela. Assim, todos descobriram que ele havia voltado. Com a ajuda da milagrosa espada dourada, Bruncvík matou todos os inimigos e de novo se tornou o soberano do país tcheco. O seu novo brasão é um leão branco, símbolo de força e valentia. Por isso, a República Tcheca tem o conhecido leão branco como símbolo.
A lenda diz que a milagrosa espada dourada está escondida dentro das pedras da Ponte Carlos. Quando o reino tcheco está passando por maus momentos, seu protetor, São Venceslau, atravessa a Ponte Carlos com seu cavalo em busca de ajuda. Então, ele cava, encontra a espada e brada: “todos os inimigos abaixo!”. E, assim, o reino tcheco fica em paz.
3) Quadro da Nossa Senhora no Kampa
Para perceber os indícios das lendas da Ponte Carlos é preciso estar atento e observando os detalhes desta cidade, que realmente parece ter saído de um conto de fadas medieval.
Quando você vai de Malá Strana para a Cidade Velha através da Ponte Carlos, você poderá ver à direita uma casa com uma pequena sacada. Na pequena parede desta sacada, há um quadro da Virgem Maria e em cada lado deste quadro tem dois cilindros. Sobre o porquê destes cilindros estarem lá existe uma antiga lenda de Praga.
O rio Vltava (Moldava, em português) é bonito, mas sabe ser cruel. Uma vez, Praga teve uma grande enchente e a água trouxe um quadro da Virgem Maria. O dono da casa, onde tem esta sacada, tirou o quadro da inundação e a água parou de subir. As pessoas agradeceram à Virgem Maria pela salvação e pediram para colocar o quadro na sacada da casa. A pintura ficou muito popular em Praga.
Uma moça, que trabalhava como criada, gostava muito do quadro da Virgem Maria e todo dia rezava na frente dele. Em uma manhã qualquer, ela foi colocar a roupa em uma calandra (antiga máquina cilíndrica que tira água da roupa) e enquanto alegremente cantava e trabalhava, a velha calandra quebrou e caiu em cima da moça.
As pessoas correram e queriam levantar a máquina de cima dela, mas era muito pesada. Todos pensavam que a coitada da moça não podia sobreviver. Como último esforço que ainda tinha, a moça pediu: “Nossa Senhora, me ajude, por favor!” De repente, as pessoas finalmente conseguiram levantar a calandra. Todos ficaram muito surpresos que a moça não estava machucada. Ela explicou que foi um milagre, que Nossa Senhora ajudou a levantar a calandra e salvar a vida dela.
A notícia sobre o milagre se espalhou por toda a Praga. Para lembrar o acontecido, dois cilindros estão pendurados ao lado do quadro da Nossa Senhora na sacada da casa.
Lendas do livro Pražské legendy de Lída Holá adaptadas em tradução livre de tcheco para português. Consultoria histórica e correção da tradução de Rostislav Červenka da escola de línguas Linguaré.
Conclusão
E, então…o que achou destas lendas da Ponte Carlos? Como você pôde perceber, a cidade de Praga é repleta de lendas. Estas que você conheceu hoje são otimistas, esperançosas e auspiciosas. 🙂
Agora, se você tem mais propensão para um lado dramático e assustador, em um próximo post contarei mais sobre as lendas trágicas da capital tcheca.
Forte abraço,
Raquel
Adoro essas lendas e histórias que vivem no imaginário do povo de uma cidade. Isso sempre fala muito sobre o destino. Adorei conhecer. Obrigada.
Já visitei praga e adorei ,um dia hei-de lá voltar .
Olá, Isabella.
Ah…que legal! Exatamente o que penso…isso revela muito sobre o povo do país. Obrigada…fico muito contente em saber que você gostou!
Forte abraço,
Raquel
Olá, Anette.
Ah…que perfeito! Volta mesmo para aproveitar mais…:)
Forte abraço,
Raquel