Neste post, convido você a conhecer três lugares incríveis de Praga na primavera, que não estão nas listas dos pontos turísticos mais procurados e, por isso mesmo, são lugares mais frequentados por moradores. Os lugares são o palácio de Troja, jardim botânico e zoológico de Praga.
Localizados a 20 minutos do centro, é muito fácil de chegar em cada um desses lugares. Para isso basta pegar o metrô e depois um ônibus com fácil conexão. Para facilitar ainda mais a vida, as três atrações ficam no mesmo lugar, distantes poucos metros uma da outra.
Se você estiver em Praga durante a primavera e verão (abril a setembro), esses passeios são ideais. Eu super recomendo também para quem viaja com crianças.
Confira então o que você vai encontrar em cada um destes lugares incríveis de Praga, que não estão listados entre as mais famosas atrações e aproveite muito!
1) Palácio de Troja
A construção do palácio barroco de Troja (detalhe para a pronúncia: na língua tcheca o “j” se pronuncia como “i”) começou em 1679. O projeto foi executado por um arquiteto de origem francesa, Jean Baptiste Mathey, que voltou de um temporada na Itália e se inspirou em uma vila típica romana para construir o palácio.
Percebe-se essa influência em vários detalhes, na escada que dá acesso ao palácio, por exemplo, as imponentes esculturas simbolizam os Titãs lutando contra os deuses clássicos. As esculturas individuais ao longo do perímetro da escada representam deuses clássicos e referências aos períodos do dia e ano. E logo no piso térreo do palácio pode-se admirar uma incrível pintura, criada por Carpoforo Tencalla.
Nos outros andares, tem exibição das obras de pintores tchecos destacados do século XIX que formam parte de uma das exposições da galeria da capital de Praga.
E para completar a visita, não deixe de reservar um tempo para passear pelos belos jardins do palácio.

Serviço
- Como chegar: acesse a linha vermelha, que é a linha C do metrô e pare na estação Nádraží Holešovice, e para ficar mais fácil, procure a indicação de saída para o McDonald´s e então você vai sair diretamente na parada do ônibus 112, que é justamente o que você tem que pegar para chegar lá no palácio. Uma vez dentro do ônibus 112, em cerca de 10 minutos, você estará lá. Desça na parada Zoo Praha – Troja. A essa altura, você já vai observar o palácio.
- Horários: os interiores do palácio ficam aberto de Terça a Domingo, das 13h às 18h durante os meses de abril a outubro. Durante o inverno, especificamente entre 01 de novembro até março, o palácio fica fechado. Você pode visitar somente os belíssimos jardins gratuitamente de terça a domingo das 10h às 18h, com exceção nas sextas-feiras, que o horário é das 13h às 18h no período de 04 de abril a 29 de outubro de 2025.
- Preços para visitar o palácio internamente:
Adultos – 200 CZK ( cerca de 10,00 EUR)
Crianças com idade entre 6 anos a 10 anos – 50 CZK (2 EUR)
Idosos (acima de 65 anos) – 90 CZK (cerca de 3,60 EUR)
Famílias (dois adultos mais 1 a 4 crianças abaixo de 15 anos) – 450 CZK (18 EUR). - Atenção: Lembro que coloco os preços em Euros só para referência mesmo, nem todas as atrações aceitam o pagamento em Euros se for pagar em dinheiro. Se for pagar com cartão de crédito, sem problemas.
Site: http://en.ghmp.cz/troja-chateau/
2) Jardim Botânico
Passear por belos jardins florescidos, descansar na grama super bem cuidada e caminhar por um diferente jardim japonês são algumas das opções do jardim botânico.
E para terminar, de forma memorável, vá em direção as vinhas de Santa Clara, que começaram a ser cultivadas já na época do imperador Carlos IV, e experimente o vinho local com uma magnífica vista de Praga.
Serviço
- Como chegar: da mesma maneira que você vai fazer para chegar no palácio de Troja. Ao descer do ônibus 112, em vez de ir para o palácio, siga as placas que indicam a entrada para o jardim botânico que, em tcheco, é Botanicka Zahrada.
- Horários: De Novembro a Fevereiro: das 9h às 16h
De Março a Outubro: das 9h às 19h - Preços para visitar:
Adultos: 180 CZK (cerca de 7,20 EUR)
Crianças com idade menor que 2 anos: gratuito
Crianças com idade entre 3 e 15 anos: 120 CZK (cerca de 4,80 EUR)
Estudantes com idade entre 16 a 26 anos com comprovante: 120 CZK (cerca de 4,80 EUR)
Idosos (com mais de 60 anos): 95 CZK (cerca de 3,80 EUR) / Idosos com mais de 70 anos: 50 CZK (2 EUR).
Família com 2 adultos e 3 crianças: 540 CZK (cerca de 21,60 EUR)
Site: http://www.botanicka.cz/en
3) Zoológico de Praga
Considerado um dos mais belos jardins zoológicos do mundo, isso porque está localizado em uma área montanhosa e muito arborizada de Praga. O zoológico recebe a visita de mais de 1 milhão de pessoas por ano. Para ter uma ideia do prestígio do zoológico, em 2008, a revista Forbes avaliou-o como o 7º melhor zoológico do mundo. E em 2017, o zoológico foi eleito pelo site TripAdvisor como o 5º melhor do mundo, de acordo com opiniões dos viajantes.
O zoológico, que foi inaugurado em 1931, tem 670 espécies e quase cinco mil animais.
Os destaques do zoológico são:
– Selva da Indonésia, onde estão os dragões de komodo, espécie de lagarto que estão ameaçadas de extinção.
– Mundo aquático com os raros gaviais indianos, espécie de crocodilo.
– Ilha dos macacos
– Vale dos elefantes com uma numerosa manada de elefantes
– Pavilhão dos hipopótamos
– Pavilhão da salamandra gigante da China – o nome do pavilhão já é auto explicativo. O que vale registrar aqui é que a espécie está sob iminente ameaça de extinção e que o zoológico de Praga é o único da Europa que cria essa espécie, segundo informação do Czech Tourism.
Durante o ano, o zoológico oferece programas especiais aos visitantes voltados a chamar as pessoas para alimentar os animais e, principalmente, atividades voltadas para as crianças.
Outra informação interessante sobre o zoológico é que ele se destacou na criação do cavalo de raça Przewalski. Essa raça de cavalos, originárias da Mongólia, estava ameaçada de extinção e foi no zoológico de Praga que começou um projeto para salvar esses animais. Hoje, muitos dos cavalos selvagens que vivem na Mongólia, saíram dos rebanhos criados aqui.
Serviço
- Como chegar: acesse a linha vermelha, que é a linha C do metrô e pare na estação Nádraží Holešovice, e para ficar mais fácil, procure a indicaçao de saída para o McDonald´s e então você vai sair diretamente na parada do ônibus 112, que é justamente o que você tem que pegar para chegar no zoológico. Uma vez dentro do ônibus 112, em cerca de 10 minutos, você estará lá. Desça na parada Zoologická zahrada.
- Horários: Janeiro e Fevereiro: das 9h às 16h
Março: das 9h às 17h
Abril e Maio: das 9h às 18h
Junho, Julho e Agosto: das 9h às 19h
Setembro e Outubro: das 9h às 18h
Novembro e Dezembro: das 9h às 16h
Preços para visitar:
Adultos – 330 CZK (cerca de 13,20 EUR)
Crianças de 3 a 15 anos – 250 CZK (cerca de 10,00 EUR)
Idosos ou aposentados com idade superior a 70 anos – 1 CZK - Famílias com 2 adultos e até 4 crianças – 1.000 CZK (cerca de 40 EUR)
Site: https://www.zoopraha.cz/en
Espero que tenha gostado das sugestões! Depois, escreva para mim nos comentários se visitou algumas das atrações e o que achou da visita…
Forte abraço e até o próximo post! 🙂
Olá Raquel, parabéns pelo blog. Estamos indo pra Praga dia 14/01. Acha que nesse inverno vale a pena uma visita ao zoológico? Quais os passeios que devemos evitar e quais os mais interessantes nesse período, poderia nos dar essa dica? Grata
Olá Larissa!
Muito obrigada! Apesar do frio, vale a pena ir no zoológico sim, pois é considerado o 4° melhor zoológico do mundo. E de qualquer forma, acredito que você iria fazer turismo na rua, então pode fazer no zoológico também e aguentar o frio. Mas para ficar confortável, basta se agasalhar bem, saindo com luvas, gorro, cachecol e um casaco bem reforçado. Agora nesse período, o zoológico abre das 9h às 16h.
Sobre outros passeios, recomendo visitar o Fata Morgana dentro do Jardim Botânico de Praga, que fica praticamente do lado do zoológico. O local repreduz uma floresta tropical com várias espécies de plantas nativas e também o som de animais típicos dessas regiões. O passeio é interessante para os adultos e divertido para as crianças. É uma maneira de fugir do frio.
Outro local interessante é o Klementinun, segundo maior complexo depois do castelo de Praga, com uma biblioteca barroca deslumbrante e uma torre de observação astronômica.
Para saber mais sobre o KLementinun e outras atrações, faça uma busca na fan page do blog no Facebook: https://www.facebook.com/pragaboemia/
Qualquer outra dúvida, é só escrever.
Abraços,
Raquel
Adorei o post Raquel ! Vou para Praga no final de maio para ficar uns 4 ou 5 dias ! Estou animadíssima e pegando todas as dicas aqui no blog. Bjs.
Oi Raquel, quando fui visitar o Castelo de Troia, ele estava fechado, mas aproveitei para ver as fachadas que tem uma arquitetura muito linda e tambem os jardins com seus desenhos maravilhosos. Valeu muito o passeio e voltarei para aproveitar melhor, inclusive quero entrar no Zoo, que não visitei porque não sabia que e’ tão interessante. Parabens pelo Blog que e’ muito informativo.
Oi, Mozinho!
Muito obrigada, fico feliz que está gostando. Sim, valerá a pena voltar e visitar o Palácio de Troja internamente e definitivamente ir no zoológico.
Abraços,
Raquel
Olá Raquel, muito bom o posto. Vamos para Praga em setembro e foram bem instrutivas as informações colhidas. Parabéns.
Abraços Elaine Bordignon
Obs. A título de auxílio e sem querer ofender, lá em cima onde se lê (abriu e setembro) o correto seria “abril”. Abraço
Olá, Elaine.
Muito obrigada pelo seu comentário por aqui! Fico contente em saber que gostaram das informações.
Espero e desejo que tenham excelente estadia em Praga!
Ah…obrigada pela correção. Imagina, não ofende de maneira nenhuma. Fico agradecida mesmo! Fui lá corrigir. 🙂
Forte abraço,
Raquel