A República Tcheca abre suas fronteiras para brasileiros vacinados. A medida foi instituída pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira, dia 06 de setembro. Por causa da entrada em vigor do certificado de vacinação completo, as medidas anti-epidêmicas foram flexibilizadas também para os cidadãos de países fora da União Europeia e também cidadãos de países que já estavam com a entrada permitida, devido a situação de baixo risco de contágio. Isso significa que brasileiros vacinados com uma das vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ou por sua equivalente podem entrar no país sem restrições.
As vacinas aprovadas pela EMA são:
- AstraZeneca (Vaxzevria)
- Moderna (Spikevax)
- Pfizer BioNTech (Comirnaty)
- Johnson & Johnson (Janssen)
- Covishield
Pessoas totalmente vacinadas com pelo menos 14 dias após a administração de uma segunda dose (no caso de uma vacina em duas fases) podem entrar no país para qualquer propósito, ou seja, para fazer turismo está permitido. A vacina Coronavac não está na lista, pois a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ainda está avaliando.
Os viajantes devem preencher um formulário de saúde pública do passageiro antes de desembarcar por aqui e apresentar o certificado de vacinação que tenha um QR code. Aqui, na República Tcheca, esse certificado emitido no Brasil está sendo aceito.
A situação do coronavírus em Praga e restante da República Tcheca está relativamente estável. A realidade atual é que muitas restrições foram relaxadas gradativamente antes do verão começar e ao andar pelas ruas da capital tcheca percebe-se um movimento bem maior de turistas, que na sua maioria vêm de outros países da Europa.
Até agora, mais de cinco milhões (5.825,593) de pessoas completaram as duas doses da vacinação e estão totalmente imunizadas. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 421 novos casos de coronavírus ontem (09/09). A taxa de incidência por 100.000 habitantes nos últimos sete dias foi de 23.
Para incentivar o turismo, a cidade de Praga oferece um programa da prefeitura chamado “Como em casa em Praga” (V Praze jako doma, em tcheco), em tradução livre. A ideia é que o viajante que está planejando uma viagem a Praga acesse o site do projeto, faça a reserva de, no mínimo, uma noite em uma das acomodações participantes e com isso receberá alguns benefícios em forma de vouchers para aproveitar a cidade.
Acesso gratuito ou com desconto a locais de patrimônio histórico e cultural como o Museu Judaico, o Monumento Cultural Nacional de Vyšehrad ou as torres de Praga estão na lista das atrações que podem ser “desbloqueadas” ao participar do programa.
Abaixo, confira o que está funcionando nas cidades tchecas e quais são as regras específicas.
Regras a seguir
- Uso de máscaras: respiradores FFP2 ou KN 95) são obrigatórios em lojas e centros comerciais, em todas as formas de transporte público, nas paradas de transportes públicos, nas plataformas e nas salas de espera, nos aeroportos, nos estabelecimentos de saúde e serviços sociais, nos edifícios oficiais, nos correios, nas farmácias e dentro do carro. As máscaras faciais são obrigatórias ao ar livre apenas se duas ou mais pessoas se encontrarem a menos de uma distância de dois metros, a menos que sejam da mesma família.
- Lojas: todas as lojas estão funcionando normalmente. Pede-se que as pessoas respeitem o limite de uma pessoa por 10 metros quadrados e a distância de dois metros.
- Restaurantes e beer gardens: as áreas externas dos restaurantes e beer gardens estão funcionando normalmente. Os interiores dos restaurantes estão abertos em estritas condições de higiene que são manter o distanciamento entre os grupos é obrigatório. O uso de respiradores é obrigatório quando não estiver comendo. Mediante solicitação, os clientes devem apresentar um teste negativo para coronavírus, um certificado de vacinação ou um documento oficial que teve e se recuperou da Covid-19.
- Hotéis: podem receber viajantes para fins de descanso e passeio, sem limitação de suas capacidades. Os hóspedes deverão apresentar um teste negativo para Covid-19, um certificado de vacinação ou um documento que prove ter se recuperado do vírus.
- Museus, galerias e locais do patrimônio histórico: estão abertos em estritas condições sanitárias. A capacidade é limitada a 1 pessoa por 10 metros quadrados ou ocupação máxima de 75% da capacidade total de visitantes, mantendo um distanciamento de 2 metros. Visitas guiadas para até 20 pessoas são permitidas. Os visitantes são obrigados a mostrar um teste negativo para coronavírus, um certificado de vacinação ou um documento de ter feito Covid-19.
- Apresentações culturais e musicais ao ar livre: eventos ao ar livre podem acomodar até 7.000 pessoas, enquanto os eventos internos não podem ultrapassar mais de 3.000 pessoas. Os visitantes são obrigados a mostrar um teste negativo para coronavírus, um certificado de vacinação ou um documento de ter feito Covid-19. O uso de respiradores é obrigatório. Estão abertos bares, casas de show, de dança, clubes sociais e discotecas. E, claro, funcionam com as mesmas regras: apresentar um teste negativo para coronavírus, um certificado de vacinação ou um documento de ter se submetido a Covid-19.
- Castelo de Praga: todo o complexo do Castelo de Praga, incluindo suas localizações externas e internas, bem como exposições, está aberto diariamente das 6h às 22h.
Como está a vacinação na República Tcheca?
A população tcheca é de 10,7 milhões de pessoas. Até o momento mais de cinco milhões (5. 5.825,593 ) de pessoas completaram a vacinação contra a Covid-19. Aqui no país, quatro vacinas certificadas pela União Europeia estão sendo usadas: Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson. Mais de 80% de todas as doses foram da Pfizer.
Atualizações sobre a situação do coronavírus no país
No site do Ministério da Saúde é possível encontrar informações atualizadas em relação às permissões de entrada. Confira lá informações em inglês sobre a situação do coronavírus em Praga e República Tcheca e como isto afeta as regras para entrada e saída no país.
O Ministério do Interior da República Tcheca disponibiliza um número de telefone e email para consultas nos idiomas tcheco e inglês relacionadas à entrada no território do país, porém já avisa que pedidos de isenção individuais para entrar no país não serão respondidos. A informação do site diz que “o Ministério do Interior não concede quaisquer isenções individuais para a entrada no território”.
O telefone é: +420 974 801 801 com horário de funcionamento entre segunda a quinta das 8h às 16h e nas sextas-feiras das 8h às 12h.
O email é: cestovani.covid19@mvcr.cz
Números atualizados da Covid-19 na República Tcheca
Os dados atualizados sobre o coronavírus em Praga e restante da República Tcheca podem ser acompanhados no site do Ministério da Saúde. Aqui, abaixo reproduzo os números divulgados no site com a tradução do tcheco para o português, caso você queira consultar posteriormente o site:
- Número de vacinados (vykázaná očkování): 11.608.871
- Pessoas atualmente hospitalizadas (aktuálně hospitalizovaní): 109
- Casos confirmados (potvrzené případy): 1.682 475 desde o começo da pandemia.
- Casos confirmados maiores de 65 anos (potvrzené případy 65+): 264.489
- Pessoas curadas (vyléčení): 1.648.653
- Pessoas falecidas (úmrtí): 30.413
Este artigo tem a intenção de atualizar você sobre como está a situação da pandemia por aqui.
Obrigada pela companhia de sempre!
Forte abraço e se cuide!
Serviços Praga Boêmia:
– Recomendações e dicas de hospedagem em Praga, reserve seu hotel pelo Booking.com
– Reserve tickets para passeios de barco e concertos pelo Get Your Guide.
Bom Dia… uma dúvida. Nossa viagem é a negócio, será que serei impedido de entrar? Meu voo faz conexão por Paris no sábado. Obrigado.
Olá, Enoque.
Então, pelas informações dos órgão oficiais, você poderia entrar. Porém, passa por controle de temperatura e se apresentar algum sintoma fica de quarentena obrigatória. E depois para sair do país será complicado também. A maioria das companhias aéres estão cancelando os voos.
Enfim, recomendo adiar a viagem.
Abraço,
Raquel
Olá Raquel, sensacional esse blog, tem insta ou algo do tipo pra poder verificar melhor?
e outra estou me mudando para República agora em junho/julho acha que já estará tudo bem?
obrigado!
Olá, Ivisson.
Muito obrigada! Tem Instagram sim: @pragaboemia.com
Tudo indica que sim. Aos poucos, as lojas, restaurantes e comércios em geral voltarão à normalidade. E a partir de junho, a previsão é de que tudo estará funcionando.
Abraço,
Raquel
Tenho viagem marcada oela tap para 2 de julho acha possivel viajar e ja nao tera confinamento obrigada
Olá, Maria.
Realmente, é difícil fazer qualquer previsão. As medidas restritivas estão sendo afrouxadas pouco a pouco conforme percebe-se o aparente controle da pandemia.
As informações divulgadas pelo governo até agora é que a partir de agosto cogita-se receber turistas de fora da abrangência dos países vizinhos da República Tcheca. Mas, claro, que isso pode mudar a qualquer momento. Nessa semana, algumas companhias aéreas começaram timidamente a operar voos para um público que viaja a negócios.
Então, recomendo tentar falar com a companhia TAP para saber se eles tem alguma informação mais precisa.
Forte abraço,
Raquel
Boa tarde, tenho viagem marcada para Praga marcada para 06/08/2020. Será que teremos autorização para entrar no país?
Olá, Deise.
Por enquanto, turistas brasileiros seguem sem poder entrar aqui. E também há a questão da reciprocidade entre os países, pois o Brasil também está com suas fronteiras fechadas para estrangeiros por causa da pandemia.
Enfim, logo que a lista de países for atualizada e o Brasil entrar para a lista dos permitidos, eu vou divulgar aqui mesmo no blog e nas redes sociais do Praga Boêmia.
Abraço,
Raquel
Olá Raquel!.
Vivo em Lisboa e adiei uma viagem a Praga prevista para Abril. Em agosto terei um fim de semana e pensei eu fazer um bate e volta. Você sabe se há restrição a entrada ou se é necessário algum exame ou documento a entrada em Praga?
Desde já obrigada
Olá, Melina.
Tudo bem? Obrigada por escrever para gente!
Se você mora em Portugal e tem como comprovar isso, não haverá restrição de entrada aqui na Rep. Tcheca. Só reforço isso, pois eles deixam claro que deve ser cidadão de Portugal ou morar lá e não ser turista de outros países e vir de Portugal, como conexão, entende?
A cidade de Praga está incentivando o turismo com a oferta de um programa de descontos e/ou acesso para quem se hospedar aqui. As regras estão nesse site: https://www.pragueunlocked.eu/
Abraços,
Raquel
Olá Raquel tudo bem?
Primeiramente, obrigado por nos fornecer Tantas informacoes importantes com muita qualidade.
Voce poderia por gentilzea me responder à duas perguntas?
1- Como está a situacao da cidade por conta do Corona? Digo.. os restaurantes, Lojas e passeios estao funcionando normalmente? Precisa reservar antes?
2- E em relacao ao uso de máscaras? Como é a recomendacao em Praga?
Agradeco desde já
Paulo
Olá, Paulo.
Tudo bem? Muito obrigada…ficamos felizes em ler sua mensagem!
A situação na cidade está controlada. Praticamente tudo está funcionando: restaurantes, lojas e passeios nas atrações turísticas. Inclusive, a cidade de Praga está oferecendo um programa de descontos e incentivos para quem se hospedar aqui. As regras estão nesse site: https://www.pragueunlocked.eu/
Sobre o uso de máscaras, por enquanto não é obrigatório. É recomendado dentro do transporte público e somente obrigatório no metrô. É bom lembrar que a situação pode mudar a qualquer momento. Cogita-se que o uso das máscaras seja obrigatório no próximo mês (setembro).
Qualquer outra pergunta, é só escrever.
Abraços,
Raquel
Boa noite Raquel,
Tenho viagem marcada dia 13 de agosto a partir de Lisboa. Sou cidadã portuguesa.
Terei de apresentar um teste covid negativo à chegada ou já não há esta restrição?
Obrigada
Patricia
Olá, Patrícia.
Boa tarde! Na última atualização, que ocorreu no dia 03 de agosto, Portugal estava na lista de países com baixo risco. Portanto, sem restrição e não é preciso apresentar teste negativo de Covid.
Para saber mais detalhes, por favor, consulte o site do Ministério do Interior: https://www.mvcr.cz/mvcren/article/coronavirus-information-of-moi.aspx
Abraço,
Raquel
Obrigada Raquel
Nessa época de tantas informações e muitas notícias é muito bom uma fonte segura para nos passar situações reais do momendo no mundo. Abraço
Olá, Inez.
Ah…obrigada a você por seu comentário por aqui e pela confiança!
Forte abraço,
Raquel
Parabéns Raquel pelas informações.
Espero que tudo passe e possamos retornar para essa linda cidade, escolhida pela minha esposa em 2018, para realizarmos nossa lua de mel….
Já tinha passado rapidamente em 2013, mas desta vez deu tempo de conhecer melhor as cidade e outras vizinhas, como Chesk Krumlov e Karlov Vary…..
Minha esposa gostou tanto que falava até em se mudar para Praga…..rsrsrs
Olá, Pedro.
Obrigada! Ah…que perfeito! Fico feliz em saber disso.
Sim, só resta ter fé e esperança que tudo vai passar…não há muito o que fazer.
Isso mesmo…volta sim, quando for possível e espero que seja logo!
Abraços,
Raquel
Boa noite
Gostaria de informações , se é possível entrar em praga , saindo aqui do Brasil , por esse período .
Ou se está com restrições ainda para brasileiros …