Junho começa na República Tcheca com as pessoas esperando dias mais quentes e ensolarados, pois o inverno por aqui é longo e predominantemente com dias frios e cinzas, como você deve imaginar.
Então, o mês no qual, de fato, chega o verão oficialmente tem essa responsabilidade de fazer a alegria climática dos moradores e viajantes.
Para aproveitar bem os dias mais longos do verão que se aproxima, é bom intercalar períodos de caminhada com descanso pela cidade e, claro, beber muita água. Falando em descansar, não precisa ir para o hotel para fazer isso. A dica é aproveitar os lindos parques da cidade com bancos confortáveis e gramados bem cuidados. Para esta última opção, recomendo trazer uma canga de praia na bolsa. Ela pode ser bem útil quando você se cansar e quiser relaxar deitado na grama. A cidade também tem belíssimos jardins, aproveite para conhecê-los!
Ou ainda, se estiver próximo à beira do rio Moldava (Vltava, em tcheco) você pode sentar-se no chão mesmo, bem pertinho do rio, apreciar a vista com a companhia da cerveja tcheca. É possível também escolher um dos barcos que ficam à beira do rio com espaços aconchegantes, que favorecem o descanso e ajudam a curtir a cidade de outra maneira.
A seguir, você vai encontrar mais informações sobre o clima, o que trazer na mala e saber sobre os principais eventos na cidade durante o mês de junho. Tem festival de mini-cervejarias, noite gratuita de entrada em museus e ainda festival de música. Acho que você vai gostar muito de estar na República Tcheca em junho! 🙂
1) Clima e o que trazer na mala
As temperaturas para este mês, que recebe o verão, variam entre 14°C e 27°C. O sol nasce às 04h55 da manhã e se põe às 21h02, favorecendo muito a programação mais intensa e variada, para aproveitar essas horas a mais de luz.
Na mala, para o mês de junho, recomendo trazer roupas frescas de verão. Para as mulheres, blusas, shorts, bermudas e vestidos. Para os homens, roupas mais confortáveis e frescas, como bermudas, camisetas e/ou camisas. Os sapatos devem ser confortáveis, pois caminha-se muito na cidade. Então, tênis é o ideal.
Algo que gostaria de comentar é que em Praga, principalmente no verão, as pessoas se vestem de forma muito informal, despojada, confortável. Você não precisa fazer uma super produção para turistar por aqui. Dificilmente, você vai ver mulheres andando de salto alto pelas ruas. Inclusive, vai ver muitas pessoas de chinelos.
Então, para facilitar a sua vida, traga roupas mais confortáveis e práticas para andar durante o dia. E, recomendo, trazer um casaco “corta vento” ou moletom para ser usado durante a noite e/ou madrugada, pois geralmente fica mais fresquinho. Quando chove também fica mais fresco.
E, claro, se você gosta de frequentar restaurantes mais requintados ou fizer questão de uma produção mais elaborada, fique à vontade para caprichar nesse quesito, mas isso acontecerá em situações específicas. Para aproveitar bem a cidade, livre de problemas ligados ao seu conforto, as dicas foram dadas. 🙂
2) Fuso Horário
A diferença de horas entre Brasil e República Tcheca a partir do último fim de semana de março fica em 5 horas. Portanto, o mês de junho segue o mesmo esquema, quando for 13h na República Tcheca, ainda serão 8h no Brasil.
3) O que fazer em junho por aqui

Com a primavera no seu auge e o verão chegando, a cidade oferece uma programação intensa e variada. Assim, para facilitar a sua vida sugiro algumas das mais importantes atrações que vão acontecer por aqui neste mês.
Depois de garantir a sua visita aos pontos de interesse mais importantes de Praga, você pode aproveitar a cidade como um local, basta participar de alguns dos eventos que vou listar abaixo:
– Tanec Praha (Festival de Dança): É um festival internacional de dança contemporânea e de teatro de movimento. Além de espetáculos de grupos profissionais, o evento apresenta novidades, tendências e experimentos ligados ao gênero. Quando: 02/06 a 27/06. Onde: em diferentes teatros de Praga. Programação completa em inglês no site do evento: www.tanecpraha.org
– Noc kostelů (Noite das Igrejas): é um evento anual que tem por objetivo permitir ao público em geral visitar as igrejas que normalmente não são acessíveis. A ideia é convidar as pessoas a descobrir e admirar os tesouros espirituais e artísticos do cristianismo, que não são apenas uma expressão do passado, mas também do presente vivo. Os organizadores convidam a assistir a concertos, participar de visitas guiadas, ver exposições e também falar com o clero. Ou simplesmente descansar nos espaços sagrados. Quando: 07/06. Onde: diferentes igrejas de Praga. Programação completa no site.
–Praha žije hudbou (Praga vive a música): o festival leva a cultura para as ruas de Praga. Dezenas de locais
espalhados pela cidade se transformam em pequenos espaços de música ao ar livre. A programação combina grandes nomes, bem como artistas de rua e talentos emergentes. Esta experiência única ao vivo faz parte de um esforço a longo prazo para apoiar a arte ao vivo em espaços públicos. O evento segue um simples conceito: o lugar da arte é na rua. Todo o programa é gratuito e os ouvintes podem recompensar os músicos com contribuições voluntárias para o chapéu. Quando: 07/06 e 08/06. Onde: em diferentes partes da cidade. Gratuito.
– Festival minipivovarů (Festival das minicervejarias): o evento, organizado pela União das Minicervejarias, acontecerá nos jardins dos Castelo de Praga e vai reunir 53 marcas diferentes. Certamente, será uma chance especial para os amantes de cerveja conseguirem conhecer o melhor da produção cervejeira do país. Quando: 07/06 das 14h às 20h e 08/06 das 12h às 20h – Onde: The Royal Garden (Královská zahrada), pegar bonde 22 ou 23 e descer na parada “Královský letohrádek”.
– Prazska muzejni noc (Noite dos Museus de Praga): vários museus e instituições culturais em Praga estarão abertos gratuitamente à noite. O evento, que acontece anualmente, é uma excelente oportunidade para conhecer diferentes espaços e ambientes histórico-culturais da capital tcheca. A Noite dos Museus de Praga é bem organizada e oferece aos visitantes ônibus gratuitos para ir de uma atração para outra, além de mapas e informações sobre o que você verá em cada uma delas. Quando: 15 de junho – Onde: em vários museus da cidade. – Horário: das 19h até a meia-noite.
– Pivo na Náplavce (Cerveja na Náplavka): festival de pequenas cervejarias na orla do rio Moldava. No evento, você poderá provar diferentes marcas de cervejas tchecas e experimentar comidinhas típicas e petiscos, que combinam com as cervejas. Quando: 14/06 das 14h às 21h e 15/06 das 10h às 21h – Onde: Náplavka, orla do rio Moldava, pegar o bonde número 3 ou 17 e descer nas paradas de Palackého náměstí ou Výtoň. É possível chegar de metrô, linha B/Amarela e descer na parada Palackého náměstí. Site do evento: www.pivonanaplavce.cz
– Concerto ao ar livre da Filarmônica Tcheca: considerado um dos maiores eventos anuais da filarmônica, o concerto deste ano será dedicado ao Ano da Música Tcheca. O programa do concerto, preparado por Petr Altrichter, pretende fazer com que o público dance e cante com a orquestra e um trio vocal extraordinário. Composições dos dois maiores músicos clássicos tchecos, Antonín Dvořák e Bedřich Smetana, serão apresentadas. O evento acontece na cênica praça de Hradčany, que dá acesso a uma das entradas para o Castelo de Praga. Quando: 26/06 a partir das 20h15. Onde: Hradčanské náměstí, Praha 1 – Hradčany. Gratuito.
Oi, Raquel, obrigada por suas dicas. Eu estarei em Praga na primeira semana de junho, além do festival de dança, será que há alguma outra programação? Obrigada,
Estarei em Praga de 7 a 10 de Junho. O que posso fazer e o que é obrigatório visitar