Que perfeito…maio chegou! De verdade, maio é um mês muito especial nas terras tchecas. Arriscaria dizer que é o melhor mês para visitar o país. Isso porque é o auge da primavera e você poderá apreciar o desabrochar das flores por todos os lados, geralmente tem muito sol e temperaturas agradáveis. Além disso, o dia 01 de maio na República Tcheca é considerado o Dia dos Namorados e costuma-se dizer por aqui que o amor está no ar especialmente nesse mês que celebra-se os dias floridos e com clima agradável da chegada da primavera.
Para enaltecer este dia, tem uma tradição de longa data, praticada pelos casais apaixonados, que diz que, exatamente, no dia 01 de maio, os casais devem beijar-se embaixo de uma árvore florida para garantir que a mulher continue bela aos olhos do seu companheiro e, assim, o amor entre eles se perpetue. O local para colocar em prática esse costume é a colina do monte Petřín, em Praga, que nessa época do ano está repleta de árvores com flores desabrochando, jardins e pomares encantadores.
A inspiração para esse romantismo vem do poeta tcheco Karel Hynek Mácha, que escreveu uma coleção de poesias intitulada ‘Mayo’, publicadas em 23 de abril de 1836, que foi, mais tarde, considerada um tesouro da poesia tcheca, tornando-se símbolo do romantismo no país. Não à toa, na subida ao monte Petřín há uma estátua de bronze do poeta, criada pelo escultor Josef Václav Myslbek, que recebe flores de muitos casais jovens que vêm homenagear o patrono do amor na República Tcheca.
Agora você já sabe…se quer viver momentos especiais a dois, comemorar aniversário de casamento ou mesmo fazer um pedido de casamento, reserve o mês de maio para viajar a República Tcheca e esteja aqui tranquilo no dia 01 de maio para participar dessa bonita tradição e tornar ainda mais especial a sua história de amor.
Aproveito aqui para sugerir a você um ensaio fotográfico pelos mais românticos cenários de Praga. Escreve pra gente, agendando o seu!
Então, vamos às informações mais práticas sobre o mês de maio por aqui, como clima, fuso horário, atrações e eventos na cidade.
1) Clima
As temperaturas vão subindo pouco a pouco e variam entre 8°C e 25°C. O sol nasce próximo às 05h30 da manhã e se põe perto das 20h30. Por isso, é perfeito para aproveitar essas horas a mais de luz e programar dias de passeios mais longos.
Na mala, você ainda pode colocar uma jaqueta que vai garantir que você fique suficientemente aquecido e confortável em dias com temperaturas mais amenas, quando chove ou, geralmente, pela manhã e durante a noite.
Para saber com mais certeza a temperatura, antes de embarcar, o ideal é acompanhar sites que informam a previsão do tempo como o The Weather Channel, que é o mesmo que já vem disponível como aplicativo do tempo no celular, tanto Android como iPhone. Sempre acompanho a previsão por ele e dá muito certo.
2) Fuso horário
A diferença de horas entre Brasil e República Tcheca a partir do último fim de semana de março fica em 5 horas. Quando for 13h na República Tcheca, ainda será 8h no Brasil.
3) Feriados e datas comemorativas
Por aqui, o mês de maio traz dois feriados, um deles é o Dia do Trabalho, celebrado logo no primeiro dia do mês. Além dessa comemoração na data, os tchecos também celebram o Dia dos Namorados no dia 01 de maio, mas sobre isso já falei bastante no começo deste post. 🙂
A outra data importante para o país é o dia 08 de maio, que é o Dia da Vitória, no qual se rememora o fim da Segunda Guerra Mundial e se celebra a rendição alemã. Também é feriado em outros países da Europa nesta data.
O dia 08 de maio na República Tcheca tem um significado mais especial, pois os tchecos também recordam o movimento conhecido como “Levantamento de Praga”. Tratou-se de um enfrentamento dos tchecos contra os alemães que estavam no país.
Dias antes de ser anunciado oficialmente o fim da guerra, já sabia-se que a Alemanha tinha caído e essa notícia criou uma agitação geral no país, fazendo com que o povo agisse, sem esperar os exércitos libertadores dos aliados e soviéticos chegarem por aqui. Esse contexto provocou uma reação nos tchecos, que começaram a expulsar os alemães, tentaram defender seus edifícios e a retirar os letreiros dos nomes das ruas em alemão. No total, calcula-se que esse movimento de enfrentamento deixou 12 mil mortos no país.
4) O que fazer em Maio
Honestamente, você precisa saber algo importante: quando a primavera chega por aqui e atinge seu auge, como acontece agora no mês de maio, a cidade simplesmente borbulha em inúmeras atividades. Tem uma programação variada e muito interessante. E tudo isso, às vezes, me angustia, pois fico com vontade de ir em tudo, mas logo percebo que sou uma só e que vou precisar escolher o que fazer.
Assim, para facilitar a minha vida e a sua também escolhi algumas das mais importantes atrações que vão acontecer por aqui neste mês. Além da sua tradicional visita aos pontos de interesse mais importantes de Praga, você pode aproveitar a cidade como um local, basta participar de alguns dos eventos que vou listar abaixo:
Maratona Volkswagen de Praga (Volkswagen Maraton Praha)
Considerada uma das mais belas maratonas do mundo, está entre as maiores da República Tcheca. A rota cruza o esplêndido centro histórico de Praga e depois continua ao longo do rio Moldava (Vltava), passando por diferentes áreas da capital. Diz-se que correr esta maratona é como correr através dos séculos. Os atletas saem da famosa Praça da Cidade Velha, passam pela mística Ponte Carlos, pelo Teatro Nacional, pela Casa Dançante e outras joias arquitetônicas da Cidade Velha. A maratona atrai os melhores atletas de todo o mundo. Quando: 05/05 às 9h.
Dia de portas abertas em Praga
A cada ano no mês de maio acontece o evento “Open House Praha”, que é uma oportunidade para explorar a capital tcheca e descobrir as joias arquitetônicas escondidas da cidade. A proposta desta iniciativa é abrir o interior de vários edifícios que normalmente ficam fechados ao público.
Começando pelos espaços localizados no bairro do Castelo de Praga, estes seguinte edifícios abaixo estarão abertos gratuitamente para visita:
- Lobkowicz Palace: palácio do século 16, que une harmoniosamente elementos da arquitetura renascentista e barroca. Atualmente, é a única parte privada do Castelo de Praga, administrada por membros da própria família Lobkowicz. No espaço, funciona um museu com uma valiosa coleção de arte da família, a maior e mais antiga coleção de arte privada da República Tcheca,
e também promovem concertos de música clássica com um espírito único. Ao longo da história, o palácio foi confiscado duas vezes. Foi somente em 2002 que o palácio foi devolvido à família e, após uma reconstrução completa, foi aberto ao público novamente.
Dia da abertura: domingo, dia 19/05, das 10h às 18h.
Espaços abertos: Imperial Hall, Balcony Hall, terraço.
Endereço: o palácio fica dentro do complexo do Castelo de Praga.
- Hrzán Palace: se você gosta da arquitetura gótica preservada de Praga, pode se interessar em conhecer esta casa/palácio, que por mais de seis séculos foi habitada por Petr Parléř, o arquiteto-chefe e construtor do rei e imperador Carlos IV, quando Praga era o centro de poder do Sacro Império Romano na época. Imaginar que foi nesse palácio que Parléř concebeu suas ousadas ideias e projetos relacionados à reconstrução gótica da cidade é uma sensação entusiasmante. Mais tarde, os pintores Ferdinand Engelmüller e Jan Slavíček montaram seus próprios ateliês dentro do palácio no século XX, provavelmente inspirados pelas belas vistas que os terraços ao sul do palácio oferecem. O palácio agora recebe visitantes ilustres, que são recebidos e hospedados pelo primeiro-ministro tcheco.
Data de abertura: sábado, dia 18/05, das 10h às 18h (última entrada às 17h). Endereço: Loretánská 177/9, Praha 1. Para visitar o palácio, deve-se participar do tour guiado oferecido em tcheco. Mas, mesmo que você não fale tcheco, é a única forma de conhecer o espaço, por isso vale a pena.
- Edifício Forum: o belo palácio, localizado na esquina da Praça Venceslau com a rua Jindřišská, apresenta muitos elementos decorativos, tornando-se uma festa para os olhos. Foi construído no final do século 19 para uma rica companhia de seguros italiana. A característica mais marcante deste edifício não é apenas a cúpula, mas especialmente a escadaria imperial única em seu interior com uma rica decoração em estuque. O lendário escritor tcheco, Franz Kafka, trabalhou no palácio,
como funcionário da seguradora. Data de abertura: sábado (18) e domingo (19), das 10h às 18h. Para visitar o palácio, deve-se participar do tour guiado oferecido em tcheco. Mas, mesmo que você não fale tcheco, é a única forma de conhecer o espaço, por isso vale a pena. Endereço: Václavské náměstí 832/19, Praha 1.
- Liechtenstein Palace: o exuberante monumento cultural usado, atualmente, pelo governo tcheco para eventos formais e para acomodar visitantes ilustres do exterior, teve sua primeira menção no ano de 1555. Era uma casa com um andar e sótão. Durante os séculos seguintes, foi trocada de mãos e, em 1831, o general Jan Josef, príncipe de Liechtenstein comprou a casa e colocou seu brasão de armas acima do portal. Entre as pessoas que passaram pelo menos uma noite no palácio foram o ex-rei da Espanha Juan Carlos I com sua esposa Sofia, a família real britânica e Akihito e Michiko, imperador e imperatriz do Japão. Data de abertura: domingo, dia 19/05, das 10h às 18h. Endereço: U Sovových mlýnů 506/4, Praha 1. E, o alerta aqui é válido novamente: para visitar o palácio, deve-se participar do tour guiado oferecido em tcheco. Mas, mesmo que você não fale tcheco, é a única forma de conhecer o espaço, por isso vale a pena.
Alguns outros edifícios históricos com visita gratuita e oferta de tours em inglês: https://www.openhousepraha.cz/en/2024/04/07/tips-for-buildings-to-visit-at-open-house-prague-2024/
Dia Internacional dos Museus
No dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o intuito de conscientizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. E, para celebrar este dia, alguns museus de Praga vão oferecer entrada gratuita. Confira a lista abaixo:
Galeria Nacional de Praga
Museu Nacional
Museu Nacional da Agricultura
Museu da Polícia Tcheca
Museu Pedagógico Nacional
First Beer May: festival de cerveja no Mosteiro de Břevnov. É a sua chance de provar cervejas de 20 microcervejarias tchecas. Quando: 01/05 a partir das 12h. Onde: Břevnovský klášter – Markétská, 1/28 – Praha 6. Como chegar: pegar tramvaj número 22 e descer na parada “Břevnovský klášter”.
Festival internacional musical Primavera de Praga (Pražské jaro)
Atualmente, é um dos mais antigos e completos festivais de música clássica da República Tcheca. A primeira edição aconteceu há mais de setenta anos e sobreviveu a todas as agitações da história e da política, às mudanças de gosto e a tendências culturais da moda. A cada ano, um público fiel assiste à dezenas de concertos de música clássica tradicional, além de outros mais inovadores, sempre em locais magníficos como a Sala Smetana, da Casa Municipal, a Sala Dvořák do Rudolfinum, alguns espaços especiais do Castelo de Praga e outras salas de concertos e igrejas por toda a cidade. Na programação do festival, há conjuntos e orquestras nacionais e internacionais de renome, solistas de todos os cantos do mundo e vencedores das mais prestigiadas competições musicais do mundo. Quando: 12/05 a 03/06.
Navalis – Celebração do dia de São João Nepomuceno: conhecido santo tcheco e nativo de Praga, São João Nepomuceno é aquele santo que você deve colocar a mão na base de sua escultura na Ponte Carlos. Nepomuceno tornou-se um símbolo da lealdade no país, porque não revelou as confissões da rainha quando foi pressionado pelo rei Venceslao IV e por causa disso foi torturado, morto e jogado da Ponte Carlos em Praga. O santo é padroeiro das pontes, da comunicação, da boa reputação e dos barqueiros.
O festival Navalis presta uma linda homenagem a São João Nepomuceno com barcos de desfiles alegóricos, regata de barcos de dragão, concerto de música barroca e fogos de artifício. Uma missa é realizada com uma procissão ao lado da Ponte de Carlos, na noite anterior ao dia do santo, que oficialmente a igreja católica declarou como dia 16 de maio. Quando: 15/05. Onde: a programação começa às 14h e vai até às 21h, finalizando com um concerto em um palco flutuante montado em baixo da Ponte Carlos.
Realizado anualmente em maio, o Prague Fringe é um festival de performance que apresenta o trabalho de centenas de artistas de todo o mundo em uma variedade de locais tradicionais, e alguns não tão tradicionais da cidade. Você poderá ver espetáculos de teatro, comédia, música, dança, contação de histórias e ter bons momentos em charmosos lugares espalhados pela cidade. Todas as apresentações são em inglês. A cada ano, o festival vem crescendo, começou com 400 expectadores e hoje são cerca de 6000 pessoas, que acompanham mais de 200 apresentações diferentes. Confira a programação e aproveite para ver o trabalho de talentosos artistas internacionais. Quando: 27/05 a 01/06. Onde: em diferentes lugares de Praga.
Maio Rosa Festival (Růžový Máj)
O festival de vinhos rosé vai reunir 25 produtores de vinhos das regiões da Boêmia e Morávia. O evento acontece ao ar livre, à beira do rio Moldava (Vltava). Você poderá degustar diferentes vinhos de alta qualidade e ainda escutar excelentes bandas de jazz e swing. Quando: 18/05 das 10h às 20h. Onde: Náplavka Rašínovo nábřeží – Praha 2.
Feira de Design (Dyzajn market): a edição de verão deste evento vai apresentar o trabalho exclusivo de 180 designers em diversos nichos. Você poderá encontrar roupas, joias, acessórios, bolsas, mochilas, objetos de arte, porcelana, decoração, brinquedos ou artigos de papelaria. É uma boa chance de comprar aquele presente exclusivo ou lembrancinhas de viagem bem originais. Terá também 13 barracas com oferta de comida e bebida e um espaço para as crianças brincarem.
Quando: 18/05 e 19/05.
Onde: Výstaviště Praha Holešovice – Praha 7.
ola Raquel. estaremos em praga a partir do dia 26 ate 31
depois viena- Salzburg- Zagreb
sei que ha muitas coisas para ver, no entanto sinto dificuldade em encontrar precos para as atrações. o Castelo qual o valor?. visitar casa de artista qual o valor?
onde poderia encontrar isso
gostaria de levar o dinheiro para estes gastos, alem do diario
Olá, Andrey.
Tudo bem? Que ótimo que colocou Praga entre os seus destinos de viagem!
Certo…para visitar as áreas externas do castelo não é preciso pagar nada. Para visitar diversas áreas do interior do castelo, o preço para adulto é de 350 Kč (14 EUR), crianças (de 6 a 16 anos) pagam 175 Kč. É possível visitar parcialmente o castelo também, pagando 250 Kč (10 EUR) por adulto e criança paga 125 Kč. Recomendo comprar esse ingresso para a visita. Os ingressos são válidos por dois dias.
Tem um post aqui no blog com mais informações sobre as atrações de Praga, dá uma olhada: http://pragaboemia.com/dicas-de-praga/
Sobre essa “casa do artista” que você fala, sinceramente, não entendi o que você quer dizer. Por favor, poderia me dar mais detalhes para tentar saber sobre o que exatamente você está se referindo?
Forte abraço,
Raquel
Oi Rachel! Meu pai era tcheco, chegou ao Brasil na década de 1950 e tinha muitas histórias pra contar. Escreveu um livro, em ritmo de aventura incrível e que saiu essa semana em anúncio na Veja Rio. Chama-se Cara Liberdade. Seu nome era Zdenek Korecek. Vc se interessa por esse tema?
facebook.com/caraliberdade/
Olá, Sandra.
Que interessante! Sim, com certeza, tudo que está relacionado ao país me interessa sim. Olhei a página do Facebook que você me passou e fiquei com muita vontade de ler o livro. Muito obrigada por compartilhar isso por aqui.
Forte abraço!
Raquel
Ola, Raquel, amei seu blog. Estou chegando em Praga próxima terça-feira dia 16 e estou ansioso 🙂 amei esses eventos, acredito que será uma ótima oportunidade para conhecer ainda melhor a cidade. Poderia tirar uma duvida minha? eu chego em praga de ônibus que sai da Berlin. Chego na Prague Main Railway Station as 02:25 da madrugada, vi que o transporte publico não funciona esse horário? é tranquilo eu andar pela rua dessa região de madrugada? Eu vou me hospedar no Sophie’s Hostel, e ele fica apenas 15 minutos a pé da estação. Obrigado, pelas dicas. ajudou muito no meu roteiro.
Olá, Lucas.
Muito obrigada…fico feliz em saber que gostou! Sim, certamente, esses eventos na cidade te fazem conhecer muito mais profundamente a cultura, a comida, as pessoas.
O transporte público de Praga funciona nesse horário sim, só não funciona o metrô, mas bonde elétrico e ônibus funcionam normalmente.
Sim, é tranquilo. Como você chega pela estação de trens, sempre tem alguns mendigos na rua, alguns usuários de droga, mas não se preocupe que não são ameaça nenhuma. Siga seu caminho e dará tudo certo. O máximo que acontece é, às vezes, tentarem te pedir cigarro.
Ainda mais se o seu hostel é assim tão perto, nem se preocupe, pode caminhar tranquilamente pelas ruas.
Que você tenha excelente estadia em Praga!
Forte abraço,
Raquel
Raquel. Adorei o seu blog.Boa tarde
Estamos indo a Praga dia 31/05 e ficaremos até o dia 05/06 depois iremos para Viena.
Gostaria de algumas indicações, por favor:
1- Indicação de algum espetáculo para assistir – vi que há um Festival de Primavera…
2- Alguma vinícola para visitar mesmo fora de Praga
3-Algum bate-volta de Praga imperdível ?
Desde já agradeço e aguardo retorno.
Olá, Cristina.
Tudo bem? Imagino que você já deve estar em Praga, espero que sim!
Obrigada, fico muito feliz em saber que gostou do blog.
Então, vamos às respostas para suas perguntas:
1) Sim, tem o festival internacional Primavera de Praga acontecendo. Vai até dia 03/06. Dá uma olhada na programação: https://festival.cz/en/ Por exemplo, no dia 01/06 terá um concerto bem interessante no Smetana Hall, uma das salas de concertos mais bonitas da cidade, que fica dentro da Casa Municipal (Obecní dům).
Recomendo também ver um espetáculo no Teatro Rudolfinum na sala do Dvořak. No dia 02/06, terá um espetáculo que toca as músicas clássicas mais conhecidas. Segue o link: https://bit.ly/2xvg5aX
2) Aqui na região de Praga, Boêmia central, o forte são as cervejas. Tem muitas cervejarias para conhecer. As melhores vinícolas do país ficam na região Sul do país, que chama Morávia. Em Praga, tem as vinhas de Santa Clara, que começaram a ser cultivadas já na época do imperador Carlos IV, lá dá para experimentar o vinho local com uma magnífica vista de Praga. Está localizada dentro do Jardim Botânico. Segue post falando sobre isso: http://pragaboemia.com/lugares-incriveis/
3) Sim, você pode fazer bate e volta desde Praga para as seguintes cidades:
– Kutná Hora (http://pragaboemia.com/igreja-de-ossos-republica-tcheca/)
– Karlovy Vary
– Castelo de Karlštejn (http://pragaboemia.com/castelo-de-karlstejn/)
– Český Krumlov (http://pragaboemia.com/cesky-krumlov-o-que-fazer/) Esta cidade fica mais longe de Praga, cerca de 3 horas em ônibus, é mais cansativo, porém é possível fazer em um dia, ainda mais agora, que escurece mais tarde.
Espero que aproveite bem todas as dicas!
Abraços,
Raquel
Olá Raquel, viva!
Tenho viagem marcada para Praga dia 22 deste mês (maio/24).
Gostaria que me informasse qual o meio de transporte ideal e mais económico do aeroporto até ao Hotel.
Aquando da reserva, não incluímos transfer.
Obrigada!
Beijinho