A República Tcheca em março vai te apresentar cidades floridas e as pessoas estarão mais alegres, na expectativa da chegada do bom tempo com mais sol e luz. Além disso, março marca o início da primavera na Europa, trazendo mudanças no clima, feiras nas ruas e jardins floridos para passear.
O último fim de semana de março traz o começo do horário de verão europeu, no qual os relógios devem ser adiantados em uma hora. Com esta mudança, ganha-se uma hora a mais de luz do dia. Durante a primavera, o sol, que é muito esperado e bem-vindo depois de longos meses de inverno e escuridão, aparece com muito mais frequência, trazendo de verdade uma sensação de renovação, de esperança e de alegria.
Agora, que você já sabe alguns aspectos sobre o começo da nova estação por aqui, vamos para as particularidades sobre o clima e atrações na República Tcheca em março:
1) Clima

As temperaturas ainda são frias, em média variam entre 7°C e 15°C. A boa notícia é que a luz do dia vai embora mais tarde, entre 19h30 e 20h, a partir do último fim de semana do mês, mais precisamente na madrugada do dia 30/03 agora em 2025. Mesmo sendo a época de início da primavera, recomendo trazer roupas de inverno, como jaquetas, cachecol e luvas, que vão garantir que você não passe frio, pois podem ter semanas com temperaturas condizentes com o período, como também pode acontecer de o clima mudar totalmente e esfriar bastante. Para ter uma ideia, em 2018, chegou a nevar em março.
Para saber com mais precisão a temperatura, antes de embarcar, o ideal é acompanhar sites que informam a previsão do tempo, como o The Weather Channel, que é o mesmo que já vem disponível como aplicativo do tempo no celular, tanto Android como iPhone.
2) Fuso Horário

Justamente por causa do fim do horário de verão no Brasil, a diferença de horas entre Brasil e República Tcheca fica em quatro horas. Porém, no fim de março, quando mudar para o horário de verão aqui na República Tcheca, a diferença de horário será de cinco horas.
3) Atrações nas cidades

Com o frio um pouco mais ameno e a chegada da primavera, Praga e outras cidades da República Tcheca em março ficam com muitos eventos na rua. De fato, os moradores locais gostam de aproveitar as ruas das suas cidades.
Mercados de rua
– Feira de Design da Primavera (Dyzajn Market): o evento acontece de tempos em tempos e apresenta o trabalho exclusivo de 180 designers em diversos nichos. Você poderá encontrar roupas, joias, acessórios, bolsas, mochilas, objetos de arte, porcelana, decoração, brinquedos ou artigos de papelaria. Tem também barracas com oferta de comida e bebida e um espaço para as crianças brincarem.
Quando: 08 e 09 de março das 10h às 18h. Onde: Výstaviště Praha, bairro de Holešovice.
– Manifesto Market: o mercado aberto com vários containers, oferece uma seleção de produtos de designers tchecos, artesanatos e artes locais. Além disso, tem os containers gastronômicos com deliciosas comidas de rua, bistrôs e cafés.
Onde: Ostrovského, 34 no bairro de Anděl, Praha 5. Horários: Segunda a sexta-feira das 12h às 22h. Nos fins de semana das 11h às 22h. Atenção: o espaço tem uma nova proposta em relação ao pagamento: só é possível pagar com cartão de crédito ou débito. É recomendável ter moedas para as gorjetas.
– UMtrh: mercado de artesanato artístico e um pequeno festival de comida de rua em uma área de relaxamento no centro de Praga. Onde: Jan Palach Square.
Datas de março do mercado:
14. 3. 2025, 12:00-19:00
15. 3. 2025, 12:00-19:00
16. 3. 2025, 12:00-19:00
21. 3. 2025, 12:00-19:00
22. 3. 2025, 12:00-19:00
23. 3. 2025, 12:00-19:00
– Carnaval no mosteiro e cervejaria de Břevnov: desfile de carnaval de máscaras com malabaristas e outros mascarados sobre palafitas, animados pela companhia Lorika de Pilsen na área próxima ao mosteiro (rua Bělohorská até o mosteiro Břevnov). No final do desfile de carnaval, os participantes serão presenteados com uma cerveja especial de carnaval de um barril de madeira e pratos preparados com carne de um abate tcheco. Quando: 04/03/2025. Onde: Markétská 1/28 – Břevnov / Praha 6. Para chegar lá, o melhor trajeto é pegar o bonde/tram 22 em direção a Vypich ou Bilá Hora (estes nomes estarão escritos na frente do bonde) e descer na parada de Břevnovský klášter (monastério de Břevnov).
Horário: a partir das 16h.
Música clássica e jazz
–Concertos de jazz gratuitos no clube Jazz Republic: o club é um local dedicado ao jazz e blues da mais alta qualidade em Praga. Eles trabalham com o “Conceito de Entrada Livre”, no qual acreditam que todas as pessoas possam ter acesso a música de qualidade. É o único em Praga com entrada gratuita durante a semana. Onde: Rua Jilská 1a /Praha 1.
– Moravian Duets: concerto que lembra a encantadora amizade de dois grandes compositores, Antonín Dvořák e Leoš Janáček. O programa do concerto foi elaborado de maneira a permitir que o canto seja ouvido o máximo possível. Para isso, foram selecionadas composições para coral com acompanhamento instrumental mínimo. Dos duetos originais de Dvořák para duas vozes femininas e piano, Janáček selecionou seis deles e os adaptou para coro misto, mantendo o acompanhamento de piano de Dvořák. A invenção melódica e o senso de estilo de Dvořák, que deram origem a canções originais inspiradas na simplicidade natural dos modelos folclóricos, são admiráveis e por isso, vale muito a pena assistir a esse concerto que celebra a obra de um dos maiores compositores tchecos. Quando: 07/03/2025 às 19h. Onde: Teatro Nacional (Národní, 2). Tickets: link direto para o site oficial do Teatro Nacional.
– Dvořák — V4 String Quartet: o violista, compositor e membro da FOK (Orquestra Sinfônica de Praga), Tomáš Krejbich, também faz parte de outro grupo musical notável. A sigla V4 significa nada menos que os Quatro de Visegrado, o equivalente musical de um grupo político que reúne os melhores músicos da Hungria, Eslováquia, República Tcheca e Polônia. Na programação, apresentação de canções de Dvořák e Mieczysław Weinberg. Quando: 06/03/2025 às 19h30. Onde: no belíssimo espaço do Convento da Santa Inês da Boêmia. Tickets: link direto para o site oficial do evento.
– Strauss, Mozart, Dvořák & Opera e balet: concertos da Orquestra de Música de Praga com 12 músicos e um maestro apresentando sinfonias de Strauss, Mozart e Dvořák no Smetana Hall da Casa Municipal acompanhados por dançarinos da escola de balé ARABESKA. Quando: 15/03/2025 às 20h. Onde: Municipal House — Smetana Hall. Tickets: link direto para o site oficial do evento.
– The Bach Dynasty: a música de Johann Sebastian Bach está firmemente fundamentada na tradição luterana alemã. Bach estava familiarizado com as correntes e tendências musicais modernas do cenário musical de toda a Europa, mas as tradições musicais da Alemanha sempre foram o ponto de partida básico para sua linguagem musical. Juntos, todos esses fatores moldaram sua inconfundível linguagem musical, que foi admirada não apenas por seus contemporâneos. As sinfonias desse brilhante compositor serão apresentadas pela Orquestra Barroca de Praga, Collegium 1704. Quando: 24/03/2025 às 19h30. Onde: Teatro Rudolfinum. Tickets: link direto para o site da orquestra.
– Lenny Kravitz — Blue Electric Light Tour 2025: considerado um dos principais músicos de rock de nosso tempo, Lenny Kravitz transcendeu gênero, estilo, raça e classe ao longo de uma carreira musical de mais de três décadas. Revelando as influências do soul, do rock e do funk dos anos 60 e 70, o compositor, produtor e multi-instrumentista ganhou quatro prêmios GRAMMY®.
Lenny Kravitz apresentará seu show em Praga no espaço O2 arena. Recomendo fortemente assistir a concertos desse tipo por aqui, pois são muito bem organizados e o público, em geral, é bem tranquilo. Por isso, verifica se a sua banda ou artista favorito fará algum show em Praga para você se programar para assistir aqui. Quando: 12/03/2025 às 19h30. Onde: O2 arena – Českomoravská 2345/17a / Praha 9. Tickets: link direto para o site do evento.
Adorei! Seu blog é incrível! Foi meu norte qdo estive aí. E vc, a melhor cicerone “ever”! Beijo grande!❤️
Ah…muito obrigada, Michele! Você é muito generosa. Fico muito feliz em saber que o blog te ajudou dessa maneira! Beijo especial!
Esperando ansiosamente pelo post de abril 🙂
Estarei aí do dia 18 ao dias 23
Beijos :*
Olá, Suelen.
Que bom que você colocou Praga em seu roteiro! Obrigada por acompanhar o blog e fica atenta que no começo de abril tem post falando sobre o mês.
Beijos,
Raquel
Oi Raquel , parabéns pela sua grande iniciativa mostrando um pouco da cultura,gastronomia e turismo da republica tcheca . Atraves do consulado tcheco em sp , estamos participando das festividades dos 100 anos da republica tcheca e 120 anos do Pioneiro e desbravador Jean Antonin Bata de Zlin , que construiu varias cidades no brasil e foi maior industrial de calçados . Coloco a sua disposição . se quiser mais informações sobre o Bata , por favor me ligue 011991571903 . Daqui de jundiai sp o nosso abraço
Olá, Dirceu!
Ah…muito obrigada! Fico feliz em poder compartilhar um pouco de todas as maravilhas daqui da República Tcheca com os brasileiros. Certo, estou pesquisando mais sobre a vida de Jan Bata e fazendo entrevistas e em breve publicarei um artigo. Muito obrigada por me escrever e se colocar a disposição para falar sobre o assunto comigo! Estamos em contato e vamos conversando…
Forte abraço!
Raquel
Boa noite Raquel. Estou querendo muito ir para República Tcheca na segunda quinzena de março. Na verdade sou fã de Dimash Kudaibergen e ele fará um show em Praga dia 25 de março. Estou sonhando com o dia em que assistirei um show dele ao vivo. Gostaria de saber se você pode me ajudar com sugestões para fazer por aí. Obrigada. Bjos
Oi Raquel! Parabéns e obrigada pelo blog. Está sendo muito útil no meu planejamento. Você acha que viajando em março (chegaria dia 20) consigo aproveitar bem Praga e região, ou deveria esperar para ir quando eu puder escolher outra época? Normalmente, apesar do frio, tem dias ensolarados (não precisam ser todos.rs)?
Olá, Mayra.
Muito obrigada! Fico muito contente em saber que o conteúdo do blog está sendo útil para seu planejamento!
Sim, consegue. No fim de março, o clima já começa a melhorar, pois chega a primavera e tem mais dias de sol. Pode vir nessa época sim. Acredito que você vai gostar, tudo fica florido e escurece mais tarde, a partir das 19h. 🙂
Forte abraço,
Raquel
Ola Raquel. Adorei seu blog. Está sendo muito util para nós, que viajaremos para Praga em Março de 2019. Espero que continue nos informando sempre rs… Estou com uma dúvida e queria saber sevc sabe um pouco mais. Sou fotógrafo e faço muitas imagens com drones. Você sabe se é possível voar ai em Praga ou há restrições? Sabe de alguém ou alguma instituição que possa me informar mais? Obrigado e ótima semana.
Olá, Eduardo.
Que perfeito…muito obrigada! Fico contente em saber que os posts estão te ajudando.
Então, infelizmente, aqui em Praga há restrições sim. As restrições impedem drones de voar sobre o complexo do Castelo de Praga, pois toda a área é residência oficial do presidente.
E também não é possivel voar nos principais pontos de interesse da cidade, por causa da grande circulação/concentração de pessoas.
É permitido voar com permissão em alguns parques nacionais do país. Mas, imagino que seu interesse maior seria em Praga mesmo, né?
Abraços,
Raquel
OI Raquel
Estarei em Praga nos dias 30 e 31/03, gostaria de um city tour em portugues para duas pessoas, è possível?
Voce faz?
Ou pode indicar alguem?
Chegaremos da Alemanha de carro.
Já li quase todos suas dicas, são muito boas, a festa de design da primavera nos interessa bastante.
Aguardo
Airton Diegoli – e mail: adiegoli@diegoli.com.br OBS: somos de Santa Catarina – Balneário Camboriú
Olá, Airton.
Obrigada por escrever para mim! Desculpa por não ter conseguido responder sua mensagem em tempo hábil. Espero que tenha aproveitado bem sua estadia em Praga!
Abraço,
Raquel
Gostei muito das tuas dicas. Pena ter encontrado teu blog somente hoje.
Quando vi muitas consoantes e poucas vogais e fui informada que o povo em geral não falam inglês, fiquei com medo de ir sozinha e vou em grupo que não conheço por 4 dias apenas (chegarei semana que vem).
Vou acompanhar teu blog, pois se for como imagino, voltarei muitas vezes. Luz para ti e muito amor
Olá, Ana Rita.
Muito obrigada pela mensagem carinhosa! Espero mesmo que tenha gostado de Praga e que possa voltar outras vezes. Muita luz para ti também!
Forte abraço,
Raquel
Descobri recentemente que meus ancestrais, quando da separação da Tchoeslovaquia, a cidade onde eles residiam ficou com a República Tcheca.
Vou procurar nos documentos o nome que a cidade tinha, para quem sabe vc puder me informar o nome atual da cidade, pois sei que muitas mudaram de e não consegui localizar.
Olá, Janí.
Tudo bem?
Sim, claro…se souber o nome da cidade, por favor, escreva me falando, assim ficaria mais fácil para descobrir o nome atual.
Forte abraço,
Raquel
Raquel, Parabéns pelo BLOG , gostei muito. Estarei em Praga no dia 20 de Março e passarei três dias. Vou perder todas as festas de Carnaval e a feira do dia 31. Pergunta: tem alguma outra coisa legal de festas, shows, exposição etc… que você poderia indicar? Amo artesanato qual o melhor local que você indicaria? E tour pela cidade? Se você faz ou indica alguém.
Olá, Maria das Graças.
Muito obrigada! Este post é do ano passado (2019), mas o novo está sendo atualizado e agora no começo do mês será publicado. Certamente, terá algo interessante para você ver.
Sim…faço tour pela cidade. Vou enviar email com as informações completas para você.
Abraço,
Raquel
Bom dia Raquel!
Eu e minha esposa estaremos no mês de outubro em Praga e Pilsen, queríamos uma orientação sua se for possível. Gostaríamos de saber se 2 dias em cada cidade é suficiente, pois iremos para Nuremberg em seguida.
Vale a pena fazer compras em Praga, o nosso real vale bastante aí ou é só ilusão?
Queremos comprar roupas de frio aí e algumas lembranças, é compensador mais que na França?
Olá, Hervaldo.
Boa tarde aqui de Praga!
Recomendo, pelo menos, dois dias inteiros em Praga, sem contar os dias de chegada e saída da cidade.
Em Pilsen, pode ser um dia inteiro para visitar o centro histórico, a cervejaria da Pilsner Urquell e a cidade subterrânea.
Sobre compras em Praga, pode ser mais barato que na França. Em relação ao Real, é mais ilusão mesmo. Depende muito das marcas que você gosta ou planeja comprar, por exemplo, alguma roupa que tenha valor de 1500 Kc aqui equivale a R$ 345,00 no Brasil na data de hoje. Geralmente, as marcas mais conhecidas com boa qualidade como Beneton, Adidas…etc tem esses preços por aqui para camisetas ou camisas, por exemplo. Claro, que é possível encontrar promoções e também se tiver mais tempo na cidade e disponibilidade, pode fazer uma visita até o outlet daqui que chama Faashion Arena – https://fashion-arena.cz/en/
Um abraço,
Raquel