Alguns tchecos comentam que novembro é o mês mais sem graça do ano. Isso porque, segundo eles, é frio, porém não tem muita neve para esquiar. Em relação ao clima, novembro já tem dias mais curtos, escurecendo próximo das 17h, acompanhados do frio. Essa combinação marca bem o outono na Europa e já dá uma sensação de que o inverno pesado se aproxima a cada dia que passa.
Porém, essa condição climática peculiar pede para aproveitar a cidade de uma outra maneira. Idas a cafés, bibliotecas e exposições são algumas das possibilidades para desfrutar bem sua estadia por aqui. A capital tcheca, bem como outras cidades do país, tem uma programação cultural riquíssima para oferecer. Por isso, engana-se muito quem pensa que no outono e inverno não tem nada para fazer na cidade!
Agora, confira as informações sobre o clima em novembro e mais detalhes sobre uma das celebrações historicamente importantes para o país que acontece neste mês:
1) Clima
As temperaturas, em média, variam entre a máxima de 14°C e mínimas de 4°C. Podem ter dias mais frios chegando a 0°C, exigindo um casaco mais pesado. Se tiver sol, pode ficar mais agradável. Porém, o mais comum nesse mês é fazer frio, principalmente no começo da manhã e durante a noite. Assim, o ideal é estar preparado para temperaturas mais baixas. O sol nasce em média às 06h50 da manhã e se põe às 16h30.
2) Fuso Horário
A diferença de horas entre Brasil e República Tcheca a partir do último fim de semana de outubro fica em quatro horas. Isso porque acabou o horário de verão por aqui. Portanto, de agora até o último fim de semana de março, quando for 13h na República Tcheca, serão 09h no Brasil.
3) Feriado da Revolução de Veludo
No dia 17 do mês de novembro acontece uma grande celebração no país em homenagem a chamada Revolução de Veludo, que marcou a transição do comunismo para a abertura política e econômica no país. Em 2019, a celebração foi ainda mais especial, pois a Revolução de Veludo completou 30 anos.
Para contextualizar os acontecimentos daquela época, é importante destacar que o partido Comunista da Tchecoslováquia estava enfraquecido, depois de 40 anos ininterruptos no governo, e também estava isolado internacionalmente.
E o primeiro passo para a revolução foi dado no dia 17 de novembro de 1989, quando 15.000 estudantes se reuniram em Praga para prestar homenagem a Jan Opletal, estudante da Faculdade de Medicina morto pela polícia alemã e unidades da SS em uma manifestação antifascista, que ocorreu no dia 28 de outubro de 1939, por ocasião do 21º aniversário da fundação da Tchecoslováquia.
Então, a reunião de estudantes em 1989, que era tolerada pelo regime comunista, saiu do cemitério das Próceres para o centro de Praga com o propósito de protestar contra a atitude anti-reformista dos altos líderes comunistas da época. Durante o ato, muitos cidadãos aderiram também à marcha pacífica.
Quando os manifestantes chegaram na Avenida Nacional (Národní), foram isolados pela polícia, que brutalmente interveio contra eles, resultando em cerca de 600 pessoas feridas. No dia seguinte, os estudantes das universidades de Praga entraram em greve, à qual se juntaram os atores dos teatros da capital. Em 19 de novembro, foi fundado o Fórum Cívico, um movimento que se tornou porta-voz de cidadãos descontentes durante o processo de diálogos com líderes comunistas. Dessa maneira, o caminho para a democracia começava a ser traçado.
E foi nesse contexto que os opositores ao regime comunista, inofensivos e inexperientes politicamente, assumiram o poder. À frente das negociações estava Václav Havel, dramaturgo e dissidente político, que seria o primeiro presidente da era democrática.
Assim, nessa data a cada ano acontece, em Praga, uma programação intensa para celebrar o dia que deu início à abertura política. Sempre tem shows na Praça São Wenceslau e na rua Narodní, onde a manifestação estudantil se concentrou no dia 17 de novembro de 1989, transformando-se na onda de protestos que levaria o país à democracia.
4) O que fazer por aqui em Novembro
* Participar das celebrações da Revolução de Veludo: sempre acontece exposições fotográficas e eventos relacionados ao tema. Muitos são organizados na rua mesmo e, portanto, gratuitos. A grande celebração do dia 17 de novembro acontece na rua Nacional (Národní) com concertos, apresentações de teatro, exposições, leituras de obras, eventos educacionais ou apresentações de organizações sem fins lucrativos.
Se estiver na cidade nesse dia, poderá observar que os monumentos estarão iluminados com as cores da bandeira tcheca (branca, vermelha e azul). Uma marcha percorre a orla do rio Moldava, passa em frente ao Teatro Nacional e chega até a rua Nacional, onde acontece toda a programação. As pessoas costumam carregar flores e velas.
* Exposições na rua, projeções audiovisuais, apresentações de teatro, talk show, oficinas de arte, debates e concertos musicais fazem parte da programação intensa desse dia. Os visitantes também poderão participar de passeios educacionais mapeando o período do comunismo, dos eventos da Revolução de Veludo e dos primeiros anos pós-revolucionários.
É um festival que se estabeleceu como um dos principais eventos musicais da República
Tcheca, oferecendo uma programação abrangente e eclética. Os artistas que se apresentam vão desde o clássico, passando pelos gêneros contemporâneo ao jazz, hip-hop e música eletrônica.
O Prague Sounds, que acontece desde 1996, apresentou alguns dos pioneiros musicais
mais emblemáticos do mundo, bem como as novas gerações inspiradas por eles – muitas vezes em estreias tchecas. Quando: de 03/11 a 20/11. Onde: em diferentes casas de shows na cidade.
* Festa do Vinho de São Martin
A festa de São Martin é celebrada todo ano no dia 11 de novembro, pois é o dia do santo. Atrelada a ela, está a tradição de abrir o vinho de São Martin no dia 11 de novembro, às 11h da manhã, que será acompanhado pela refeição festiva com ganso assado, couve e knedlík (massa de pão fervidas em formato de bolinhas) no menu.
Uma curiosidade: para se qualificar como um verdadeiro vinho de São Martin, o vinho em questão pode ser feito apenas a partir de algumas variedades tradicionais de uvas como: Müller Thurgau, Roter Veltliner, Morávia Mascate (uma variedade local) e Blauer Portugieser, todas cultivadas dentro da região. Os vinhos da São Martin são únicos em termos de sabor, cor e frescor. E nunca devem ser envelhecidos.
No dia 11/11, se você estiver passeando pela Ponte Carlos por volta das 11h da manhã, vai conseguir ver a procissão de São Martinho. Atores do teatro medieval de Zdeněk Vlček vão encenar São Martinho atravessando a ponte em um cavalo branco puxando uma carroça de neve. Isso porque diz a lenda que a partir do dia deste santo é quase certo que cairá neve, ou seja, São Martin é um santo que “traz a neve”. No teatro-procissão serão destacadas as lendas dessa figura histórica real e do primeiro santo que não foi mártir. Na praça Křížovnické – que é um espaço antes de atravessar a Ponte Carlos, de quem vem da Cidade Velha – haverá um mercado medieval e visitas gratuitas ao Museu da Ponte Carlos.
No sábado, dia 09/11, acontecerá a comemoração de São Martin na tradicional feira de rua de Náplavka (Endereço: Rašínovo nábřeží, Praha 2). A oferta por lá também será o vinho e os pratos preparados com carne de ganso.
As músicas clássicas mais conhecidas serão apresentadas no edifício que abriga a Filarmônica Tcheca, o Rudolfinum. Você poderá apreciar um programa de música clássica completa. No programa, serão apresentadas as seguintes sinfonias:
A. Vivaldi – The Four Seasons selection
G. Bizet – Suite from Carmen
C. Debussy – Clair de lune („Moonlight“)
M. Ravel – Bolero
B. Smetana (compositor tcheco) – Vltava (Moldau)
J. Strauss – Pizzicato Polka
W. A. Mozart – A Little Night Music
F. Schubert – Ave Maria
J. S. Bach – Air
P. I. Tchaikovsky – Waltz of the Flowers from ballet The Nutcracker
A. Dvořák (compositor tcheco) – Largo from the New World Symphony Slavonic Dance
Quando: 11/11/2024 às 19h. Onde: Rudolfinum / Suk Hall – Alšovo nábřeží, 79/12 – Staré Město, Praha 1. Preços: de 32 EUR a 48 EUR, dependendo do lugar escolhido.
* Mercados de Natal
Para dar tempo de aproveitar bem a atmosfera de Natal, alguns mercados temáticos já começam a funcionar no fim de novembro. Assim, se você escolher viajar no fim de novembro, já poderá desfrutar do passeio pelas feirinhas de Natal, que pode te inspirar a pensar na decoração e também na compra das lembrancinhas.
Neste ano, o mais famoso mercado de Natal de Praga, que fica na Praça da Cidade Velha (Old Town) começa a funcionar no dia 30 de novembro e vai até 06 de janeiro de 2025.
Onde: Old Town Square. Horários: diariamente das 10h às 22h.
Outras feiras de Natal pela cidade vão começar a funcionar em novembro. São elas:
- Wenceslas Square (Václavské náměstí), de 30/11/2024 a 06/01/2025 (das 10h às 22h).
- Old Town Square (Staromestske náměstí), de 30/11/2024 a 06/01/2025 ( das 10h às 22h).
- Náměstí Míru de 20/11/2024 a 24/12/2024 (das 10h às 20h).
- Praça da República (náměstí Republiky) de 25/11/2024 a 24/12/2024 (das 10h às 22h).
Espero que aproveite bem as informações para programar sua viagem a Praga!
Forte abraço e até o próximo post…:)
___________________________________________________________________
Aproveito ainda mais um pouco da sua atenção para pedir que utilize estes links abaixo no planejamento da sua viagem a Praga. Ao escolher reservar seu hotel, através deste link ou reservar qualquer atração em Praga, o meu blog aqui ganha comissão e isso permite que eu consiga produzir muito mais conteúdos gratuitos, como esse que você leu agora, para te ajudar no seu planejamento de viagem para a República Tcheca. Então, você pode contribuir com o blog, usando os links abaixo:
Reserve seu hotel por aqui na Booking através deste link.
Excursões e ingressos para atrações em Praga, através da GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas).
E se quiser visitar Praga com foco em conhecer as cervejarias e gastronomia da cidade, recomendo conhecer nosso guia
Praga para amantes de cerveja – 21 lugares para degustar as melhores cervejas.
Excelente matéria!! Precisamos voltar para praga e encontrá-la novamente. Estivemos aí em Dez 2017, se não estou enganada, e o tour que fizemos com você foi excepcional!
Olá, Astrid.
Muito obrigada! Ah…que perfeito, fico muito feliz em ler sua mensagem.
Voltem mesmo…para aproveitar mais!:)
Forte abraço,
Raquel
Boa noite
Quantos dias em Novembro são necessários para curtir Praga… o mínimo possível !
Obrigado
Olá, José Affonso.
Recomendo, no mínimo mesmo, dois dias inteiros para curtir um pouco do que Praga tem a oferecer. 🙂
Um abraço,
Raquel
Olá Raquel, apesar do frio, estarei na Europa em novembro e pretendo visitar Praga. Valeu pelas dicas!
Olá Raquel, em 2022 os mercados de Natal começam no dia 26, e estarei aí 3 dias antes, que pena. Mas gostaria de saber se você acha que a decoração, árvores e luzes de Natal já estarão prontos? Obrigada.
Estarei na mesma época que você e tenho a mesma curiosidade. Se puder nos responder, agradeço!
Olá, Marina.
Tudo bem?
Em novembro, no dia 20/11 começa um mercado de Natal. É o mercado que fica neste endereço: náměstí Míru (Peace Square) Praha 2 – Vinohrady. É um mercado organizado em frente a belíssima igreja da Santa Ludmila.
Geralmente, a decoração de Natal na cidade é preparada bem antes do Natal, entre o começo e meio de novembro.
Para acompanhar mais o dia a dia da cidade, me segue lá no Instagram: @pragaboemia
Um abraço,
Raquel
Olá, Danúbia.
Então, em novembro, no dia 20/11 começa um mercado de Natal. É o mercado que fica neste endereço: náměstí Míru (Peace Square) Praha 2 – Vinohrady. É um mercado organizado em frente a belíssima igreja da Santa Ludmila.
Geralmente, a decoração de Natal na cidade é preparada bem antes do Natal, entre o começo e meio de novembro.
Para acompanhar mais o dia a dia da cidade, me segue lá no Instagram: @pragaboemia
Um abraço,
Raquel
Olá, Nadja.
Que bom que escolheu Praga como seu destino de viagem!
Desejo que aproveite muito sua estadia por aqui.
Um abraço,
Raquel
Boa tarde,
Estarei em praga este novembro, sempre foi uma viajem que sonhei fazer. Sempre tive aquela sensação de já conhecer a cidade por dos meus livros favoritos se passar em Praga. Vou com tempo e gostaria de saber, que tipo de coisas recomendaria fazer para quem quer conhecer a cidade mais ao pormenor. O que torna a cidade especial para quem mora aí?
Muito obrigada pelas dicas
Mariana
Olá, Mariana.
Ah…que perfeito! Ter uma conexão com a cidade antes de vir visitar, certamente vai tornar a sua estadia por aqui ainda mais especial.
Certo…vou listar a seguir algumas atrações e coisas para fazer que considero especiais aqui:
– Recomendo ir nos cafés e cervejarias da cidade e desfrutar de um passeio na fortaleza de Vyšehrad.
Cafés clássicos de Praga: Café Louvre, Café Slavia, Café da Casa Municipal, Café Savoy, Grande Café Oriente, Café Myšák e Café Imperial.
Cervejarias: tem um post no blog sobre as cervejarias históricas.
https://pragaboemia.com/cervejarias-antigas-de-praga/
– Andar na beira do rio Moldava, parar e tomar uma cerveja em algum bar de Naplavka, especialmente no barco (A)Void.
– Explorar o bairro de Holešovice, que é descolado e tem um museu bem interessante: DOX, Centro de Arte Contemporânea.
– Passear pelas ruas ao redor de Strossmayerovo náměstí, Praga 7, bairro de Holešovice, que fica entre dois parques
da cidade, o Letná e o Stromovka.
Desejo que tenham excelente estadia em Praga!
Forte abraço!
Olá Raquel, adorei o seu blog parabéns pelo trabalho!! irei visitar Praga dia 21 de novembro deste ano, mas estou perdida em relação ao frio, como está o clima ai, quando geralmente começa a nevar? preciso levar muito casaco? srrsr Obrigada!!
Boa tarde. Pretendemos ir à Praga, Budapeste e Viena em novembro, por volta do dia 13. Gostaria de saber se já existe programação para este ano, 2024, e se poderia nos sugerir. Gostamos de ópera e concertos.
Obrigada
Olá, Cristiane.
Obrigada por comentar aqui no post!
Sugiro que acompanhe a programação do mês de novembro aqui no blog. Um mês antes da sua viagem, dá uma passada aqui no blog novamente para ler o post atualizado. 🙂
Você também pode dar uma olhada no site do Teatro Nacional aqui de Praga, que abrange apresentações de ópera e ballet em quatro diferentes teatros da cidade. O link com as informações em inglês é este: https://www.narodni-divadlo.cz/en
Forte abraço,
Raquel
Boa tarde, vou a Parga de 9 a 12 de Novembro, gostava de algumas orientações para descobrir esta cidade.
Os meus agradecimentos
Paula Lopes
Olá, Paula.
Quais orientações você gostaria de saber?
Obrigada!
Cumprimentos,
Raquel
Ola me chamo Rosiane, gostaria de saber se início de novembro eu consigo esquiar?
Tem neve nessa época?
Olá, Rosiane.
Nesta época, ainda não tem neve e, lamentavelmente, nos últimos anos o volume de neve está diminuindo. Então, se a intenção é esquiar sugiro programar a viagem entre meados de dezembro a fevereiro.
Olá Raquel somos um grupo de portugueses que vamos estar em Praga de 16 a 19 de Novrembro vimos na Net que no dia 16 de Novembro se realiza “ONDE: Náplavka Rašínovo Nábreží (margem do rio), Praga 2
VIAGEM: Parada de bonde : Palackého námestí, Vyton; Estação de metrô : Karlovo námestí (linha B)
WEBSITE: Festival do Vinho de St. Martin à Beira do Rio
Mas no site do evento apontam para dia 11/11/2024 pode-nos fazer o favor de esclarecimento.
Obrigado desde já pela Sua informação.
Olá, Joaquim.
Obrigada pelo seu comentário!
Então, a feira que acontece em Náplavka, que fica à margem do rio, vai ocorrer no dia 16 de novembro, um sábado. Esta feira ocorre todos os sábados, praticamente, das 8h às 14h.
Já o festival do vinho de São Martin vai acontecer neste próximo sábado, dia 09/11. E o dia mesmo de comemoração do santo é o dia 11 de novembro. No caso da viagem de vocês, poderiam aproveitar um pouco da feira no dia 16/11 mesmo, a depender do horário que vão chegar em Praga.
Espero ter ajudado a esclarecer.
Um abraço,
Raquel