A República Tcheca em setembro oferece muitas festividades ao ar livre para marcar a despedida do verão. As cidades tchecas ficam em clima de dar adeus, por enquanto, aos dias de sol, calor e muita luz. Apesar disso, você ainda vai encontrar muitos restaurantes com mesas nas ruas, os “beer gardens” (jardins de cerveja) abertos e eventos ao ar livre. É um mês para aproveitar mais um pouquinho do verão antes do outono chegar.
O país que tem na alma a tradição de produzir cerveja, como imagino que você já saiba, também apresenta uma respeitável história na fabricação de vinhos, na verdade, desde a época do império romano, especialmente, na região da Morávia, que fica no sul e sudeste da República Tcheca. Assim, o mês de setembro nesta região é o mês de colheita da uva ou vindima e por isso há vários festivais de vinhos pelas cidades.
Em Praga, também acontecem as festas da vindima em bairros das cidades e no vinhedo mais antigo da Boêmia, localizado na área do complexo do Castelo de Praga. Chamada de vinhas de São Venceslau, essa área que concentra as parreiras de uvas tem origem no século 10 depois de Cristo e, segundo a lenda, era cuidada pelo próprio Venceslau, rei e patrono do país, que foi santificado posteriormente por ser um mártir cristão, assassinado pelo próprio irmão por divergências políticas e religiosas.
Apesar da tradição de cultivar uvas ter passado por altos e baixos na região da Boêmia, desde 2008 firmou-se e, atualmente, é possível degustar bons vinhos feitos a partir de alguns vinhedos localizados na capital tcheca.
Então, durante o mês de setembro você vai encontrar muitas festas com essa temática e poderá experimentar facilmente o “burčák”, que é o vinho jovem, ou seja, o vinho no início do processo de fermentação. Assim, para ter dias memoráveis pelas terras tchecas, recomendo visitar os vinhedos de Santa Clara, localizado dentro do jardim botânico de Praga. Você pode saber mais sobre esse local no post “3 lugares incríveis para você conhecer em Praga, que não estão listados nos pontos turísticos“.
Além disso, indico também a visita ao Castelo de Karlštejn, que fica cerca de 30 minutos de trem desde Praga. Lá também acontece a festa da vindima no último fim de semana de setembro. Portanto, é uma excelente oportunidade para visitar o castelo e desfrutar de um ambiente medieval em uma atmosfera festiva.
Agora, confira as informações sobre o clima em setembro, as sugestões sobre quais roupas trazer na mala e a agenda de eventos com todos os detalhes para você aproveitar muito bem seus dias de passeio na República Tcheca em setembro:
1) Clima
As temperaturas, em média, variam entre 13°C e 25°C. Podem ter dias mais amenos com mínima de 13°C, que fica bem mais friozinho, exigindo um casaco leve e também pode atingir os 25°C e dependendo do ano, até 30°C, principalmente no início de setembro. No sol, costuma ficar quente e na sombra mais friozinho. Então, o ideal é estar preparado para essa variação. O sol nasce em média às 06h23 da manhã e se põe às 19h40.
2) Feriado
O dia 28 de setembro é feriado nacional na República Tcheca justamente para lembrar a morte de São Venceslau, o patrono da nação tcheca, que foi assassinado pelo irmão mais novo, como escrevi mais acima no começo deste post. No ano de 935 d.C. aconteceu o assassinato de Venceslau, que era príncipe da dinastia dos Presmilitas e governava a região da Boêmia.
O culto a São Venceslau começou a ser difundido no final do século 10, após seu assassino – o irmão mais novo de Venceslau, chamado Boleslau, o Cruel, como também passou a ser denominado – ter mandado trazer os restos mortais de Venceslau a Praga (a morte de Venceslau aconteceu na cidade de Stará Boleslav) e ter se empenhado em sua canonização. Desta forma, Boleslau contribuiu para o surgimento da tradição de veneração a São Venceslau, que com o tempo foi ganhando um papel significativo na história nacional.
No começo, São Venceslau foi considerado um representante e defensor dos soberanos, depois tornou-se santo padroeiro da nação tcheca. Venceslau é um dos santos tchecos mais populares, o padroeiro nacional, um mártir que desempenhou um papel significativo na emancipação do estado tcheco e no fortalecimento da dinastia dos premislitas na criação da Europa cristã.
Desde o ano 2000, o dia 28 de setembro é feriado nacional.
3) O que fazer por aqui em Setembro
A programação cultural é intensa e variada no mês de setembro na República Tcheca. Vai ser difícil escolher o que fazer na República Tcheca em setembro pela quantidade de ofertas culturais. Então, para te ajudar a escolher a que mais vai te agradar, listo algumas opções abaixo:
– Czech Design Week: é uma mostra de design, artesanato e arte que apresenta anualmente as novidades que a comunidade de design tcheca e europeia vêm produzindo. A proposta do evento é lançar um olhar para o fato de que o design influencia todos os aspectos da vida cotidiana e também celebrar o processo criativo por trás de cada produto. Quando: 05 a 08 de setembro. Onde: Mánes Gallery e Clam-Gallas palace. Preço: 300 CZK / 12 EUR.
– Nomad Beer Festival: as cervejarias nômades vão oferecer a sua produção cervejeira para os amantes de cerveja, que adoram descobrir novos sabores e para aqueles que vislumbram potenciais novas cervejarias no mercado. A ideia do festival é mostrar a importância que essas cervejarias (que não têm suas próprias instalações de fabricação e usam as instalações de outras cervejarias para fabricar a cerveja) possuem para a diversificação do mercado doméstico e o potencial que delas para crescer e, por fim, se tornarem cervejarias com suas próprias instalações. Quando: 06 e 07 de setembro. Onde: Holešovická tržnice – Prague 7. Entrada gratuita para o festival, porém para degustar as cervejas é necessário comprar um copo de 300 ml no valor de 150 CZK (6 EUR).
– Festival Internacional de Música Praga de Dvořák: o mais conhecido e destacado compositor tcheco, Antonín Dvořák, tem um festival que leva seu nome e atrai a Praga, todo ano, as orquestras mais importantes do mundo e intérpretes da música clássica. Os concertos são celebrados na sala de Dvořák no teatro Rudolfinum, na catedral de São Vito, dentro do Castelo de Praga, e em outras salas de concertos da cidade. Então, é uma excelente oportunidade para ver um concerto de alto nível. Quando: 06 a 24 de setembro. Onde: teatro Rudolfinum e outros lugares históricos e icônicos da cidade.
– Festival de microcervejarias Sol no Vidro em Pilsen: a cidade de Pilsen é internacionalmente conhecida por produzir a cerveja que leva seu nome. Lá tem a fábrica da mais famosa cerveja tcheca: a Pilsner Urquell. Mas você deve imaginar que lá não tem só a Pilsner Urquell, né?! Pois é verdade, muitas outras cervejarias, especialmente microcervejarias se concentram na região. Imagina, então, uma festa reunindo várias delas? E é exatamente isso que vai acontecer neste mês lá, onde será possível provar cerca de 150 cervejas de diferentes microcervejarias. Claro, se você conseguir. 🙂 O evento que chama “Sol no vidro”, em tradução livre da língua tcheca, vai ter também competições, espetáculos de música e dança e lojas de souvenires cervejeiros. Quando: 12 e 14 de setembro. Onde: Pivovarský dvůr Plzeň –
Selská náves, 21/2 – Plzeň.
– Festival da Colheita do vinho nos jardins do Castelo de Praga: no evento acontece a tradicional degustação de suco de uva fresco, vinhos fermentados, vinho jovem e envelhecido. Além disso, terão tendas com produtos tchecos regionais. Quando: 07 e 08 de setembro das 11h às 16h. Onde: Royal Garden.
– Festival das Artes Barrocas em Český Krumlov: melodias barrocas soam nos interiores autênticos dos prédios que surgiram na mesma época que as composições musicais. Nesse ambiente mágico que te transportará para o século 16, você poderá assistir concertos de música sacra nas igrejas dos mosteiros, uma ópera no palco de um exclusivo teatro barroco ou mesmo ir em um baile barroco na Sala Mascarada do castelo de Český Krumlov. Quando: 20 a 22 de setembro. Onde: castelo de Český Krumlov.
– Vindima de Karlštejn: a cidade de Karlštejn, que fica a meia hora de trem de Praga, tem o gótico e magnífico castelo de verão do rei Carlos IV. E no último fim de semana de setembro também realiza a sua festa da vindima. Na programação, você vai encontrar não somente degustações de vinhos e de “burčák“, mas também variadas atrações, como desfile de moda gótico, apresentações de danças históricas, espetáculo de cuspidores de fogo, de lutadores de esgrimas e mágicos da corte real. O caminho até o castelo estará rodeado por estandes, vendendo objetos antigos, que lembram lojas da época. O ápice do acontece com o desfile em trajes típicos, que sai das vinhas de Karlštejn, percorre o vilarejo e continua até o castelo e quem comanda esse desfile é o imperador e rei tcheco Carlos IV. Quando: 28 e 29 de setembro. Onde: castelo e cidade de Karlštejn.
– Concerto na Capela dos Espelhos: desfrute do belíssimo ambiente barroco da Capela dos Espelhos acompanhado de música clássica de alto nível com os solitas da Royal Czech Orchestra interpretando canções de Vivaldi, Mozart, Beethoven e Bach. Quando: todos os dias às 18h e 20h. Onde: Křižovnické nám. 1040/4 – Staré Město.
Olá!
Morei em praga por alguns meses apenas, de agosto a dezembro de 1973. Estou pensando em rever a República Tcheca, mas ainda não tenho disponibilidade para isso. Quero continuar a receber informações que me permitam escolher a melhor época para essa viagem.
Obrigada.
Ótimas dicas e matéria sobre Praga, fiquei bem motivado a conhecer.ol
Obrigado pelo belo trabalho.
Amei , vou ler com calma e atenção. Vamos em setembro próximo. Obrigada pelas dicas!
Amo a República Theca! Já visitei por 10 vezes, estou indo em setembro pela 11a vez para Praga! Obrigada por nos informar as programações!❤️❤️
Amo Prague! Estou indo em setembro pela décima primeira vez!
Olá, Regina.
Uau…você visitou a República Tcheca muitas vezes mesmo! Fico feliz em saber que gostou daqui e do post também. 🙂
Desejo que aproveite muito bem mais uma visita ao país no setembro próximo.
Forte abraço,
Raquel
Olá, Maria Margarida.
Boa tarde aqui de Praga! Estava revisando comentários recebidos aqui no blog e vi que o seu comentário passou e não respondi, realmente peço desculpas! Muito interessante saber que viveu aqui na década de 70.
Então, gostaria de saber se você já teve a oportunidade de visitar a República Tcheca ou ainda planeja a viagem?
Um abraço,
Raquel
Olá!
Adorei o post, muitas dúvidas e informações sanadas.
Mas ainda tenho uma dúvida quanto ao clima desse ano, em setembro dia 20, para ser exata.
Acha que em setembro as temperaturas estão baixas? Apenas um casaco leve é o suficiente? Sandália ou vestidos entram em setembro?
Olá, Anne.
Que bom, fico contente que gostou do post e que ajudou a sanar dúvidas!
Mais para o fim de setembro pode ficar mais frio. Diria que é bom trazer um casaco leve a moderado. Casaco para início de outono na Europa. Sandália e vestidos no fim de setembro por aqui…não recomendaria trazer. Se você vai para outras partes da Europa mais quentes, tudo bem. Aqui, realmente, a tendência é estar mais friozinho de manhã e à noite. Durante a tarde, pode esquentar um pouco, mas não passa de 25 graus celsius. 🙂
Ah…se leu o post ontem, recomendo olhar de novo a programação cultural, pois atualizei com novos eventos.
Forte abraço,
Raquel