Como você deve imaginar, a República Tcheca no inverno é fria, nublada e branquinha, coberta de neve em algumas partes do país. Porém, não é por causa desse clima mais repulsivo que não seja possível aproveitar a sua viagem por aqui nessa estação do ano.
Caminhar apreciando a beleza da paisagem invernal e depois se aconchegar em um dos charmosos cafés de Praga, por exemplo, é um dos programas mais baratos e agradáveis de se fazer nos dias gelados.
Se você cogita passar um inverno na Europa, considere incluir a República Tcheca em seu roteiro e já aproveite as dicas e informações deste post. 🙂
1) Clima

O inverno tcheco costuma ser bem frio, com neve em várias partes do país. Em Praga, pode cair neve durante vários dias, mas depende muito do ano. Desde 2013, quando cheguei aqui para morar, cada inverno é diferente. Teve inverno que caiu neve somente por dois dias e também teve inverno que nevou por quase um mês inteiro, que foi o caso de Janeiro de 2017 e foi o inverno de 2020 para 2021.
Em geral, as temperaturas ficam em torno de 2ºC. Durante a noite e ao amanhecer, as temperaturas são negativas. Recomendo também olhar a indicação para a sensação térmica, pois pode estar 6ºC com sensação térmica de 1ºC. Para saber com mais precisão a temperatura, antes de embarcar, o ideal é acompanhar sites que informam a previsão do tempo como o AccuWeather .
Ah…para aproveitar bem a viagem no inverno e não congelar na rua durante seus passeios pela cidades, dá uma olhada no post “Como se vestir e onde comprar roupas para o inverno em Praga”.
2) Dias mais curtos

Além do frio mais intenso, o inverno na Europa traz dias muito mais curtos. Essa condição começa no fim de outubro com o término do horário de verão e vai até fim de março, quando começa o horário de verão novamente. A partir de fevereiro, os dias começam pouco a pouco a ficarem mais longos. Porém, antes disso, em Janeiro, o dia nasce perto das 8h da manhã e termina às 16h20, mais ou menos. É importante estar atento a isso para planejar melhor sua rotina de passeios para não perder a luz do dia.
Em janeiro, o fuso horário em relação ao Brasil é de mais 4 horas comparado ao horário de São Paulo.
3) Atividades de inverno
Uma das atividades mais procuradas pelos tchecos é, sem dúvida, esquiar. Para os visitantes brasileiros, pode ser bem interessante também, porém, é preciso programar um período maior de estadia nas montanhas para aproveitar mais. Isso porque para quem nunca esquiou, é necessário fazer algumas aulas e dar-se um tempo de, pelo menos, três dias para aprender como se faz, praticar um pouco e depois aproveitar a atividade.
É possível também fazer um passeio de um dia, saindo de Praga até alguma estação de esqui, com o objetivo de observar, conhecer e passear. Ver as paisagens branquinhas cobertas de neve e conhecer alguma estação de esqui, mesmo sem esquiar, pode ser agradável para o viajante brasileiro que não tem a oportunidade frequente de estar nesses locais. Para saber mais sobre as estações de esqui, próximas de Praga e outras mais distantes, confira o post “6 lugares para esquiar próximos de Praga“.
4) Atrações nas cidades

E se você não é muito fã de esportes de inverno e de aventura, é possível aproveitar Praga ou outras cidades tchecas de outras maneiras. Claro que você vai querer caminhar e conhecer as atrações de Praga ,mas quando cansar e precisar fazer uma pausa, procure pelos aconchegantes cafés de Praga para descansar e se aquecer. É uma forma de aproveitar a cidade, conhecendo lugares históricos e provando a culinária local. Alguns dos cafés históricos e com bela arquitetura são Café Louvre, Café Slavia, Café da Casa Municipal, Café Savoy, Grande Café Oriente, Café Myšák e Café Imperial.
Quando a noite cair, uma outra boa ideia é visitar uma das cervejarias históricas de Praga, experimentar suas cervejas únicas e aproveitar para jantar. Como a noite começa cedo, a partir das 17h, pode-se jantar mais cedo por aqui também, então aquela comida tcheca mais nutritiva e ,talvez, gordurosa pode cair bem para espantar o frio e dar mais energia.
5) Feriados ou datas importantes

Além dos tradicionais feriados de fim de ano que começam com o Natal na tarde do dia 24 de dezembro e se estende até o primeiro dia útil do novo ano, a República Tcheca não tem feriados oficiais em Janeiro.
Em 19 de janeiro é celebrado o dia em memória a Jan Palach, um jovem estudante da faculdade de filosofia que colocou fogo em seu próprio corpo durante o período comunista em protesto contra a invasão soviética de agosto de 1968. No dia 19 de janeiro de 1969, Jan Palach ateou fogo em seu próprio corpo em frente ao prédio do Museu Nacional de Praga. Três dias depois, ele veio a falecer no hospital.
Muitos tchecos, especialmente, a geração mais velha, rende homenagem a ele na calçada em frente ao edifício do Museu Nacional, onde tem uma cruz em elevação e também no Cemitério de Olšanské, local de sepultamento do jovem, para colocar flores ou acender velas em sua memória.
Concluindo…
Espero que esse post te ajude a ter uma perfeita estadia pelas cidades tchecas na estação mais fria do ano! Depois, me conta ,aqui nos comentários, como foi a sua experiência. E se ficou alguma dúvida ou pergunta, é só me escrever.
Forte abraço!
Olá sou português e vou estar em praga de 13 a 16 de janeiro qual a possibilidade de fazer um tour consigo e preços?
Obrigado Cristina e ricardo
Olá, Ricardo.
Obrigada por escrever para mim! Acabei de enviar a informação completa para seu email.
Forte abraço,
Raquel
Olá Raquel, tudo bem?
Estamos em Março, mas já estou programando as férias de 2019, mais precisamente em Janeiro de 2019. Eu e minha esposa devemos desembarcar em Praga dia 12 no final da tarde, pelas 18, 19 horas.
Não iremos por agência, então será tudo meio full, mas achamos interessante esse suporte que vocês dão aos brazucas e gostaria de saber, quantos dias vocês acham interessante ficar em Praga, pois teremos uns 15 dias para desbravar essas bandas. Gostaríamos de ir em algumas estações de esqui e poder desfrutar da cidade, comida, cerveja e passeios pela cidade, depois partimos para Bratislava, Viena e Budapeste onde retornaremos lá pelo dia 26,27.
Poderiam nos dar esse auxílio, quais os valores. Não sabemos bem se pegamos hotel ou hostel, mas queremos economizar na hospedagem nada de luxo, pra poder comer, beber e nos divertimos bastante hehehe.
Obrigadão e parabéns pelo ótimo trabalho, vou ler toooodo seu blog.
Até mais.!
Olá, William.
Tudo bem? Obrigada por escrever!
Com certeza, pode contar com minha ajuda para planejar sua viagem pela República Tcheca. Além dos posts no blog que tem muita informação e dicas, sempre que precisar, pode escrever suas perguntas e dúvidas.
Sobre o tempo de permanência em cada cidade, recomendo pelo menos 4 dias inteiros em Praga, ainda mais se você quiser visitar uma estação de esqui.
Sobre a hospedagem, você pode olhar o post no blog com informações sobre onde ficar em Praga. O link para o post: http://pragaboemia.com/onde-ficar-em-praga/
Bem, muito obrigada! Fico muito feliz em saber que você vai seguir o blog para guiar sua visita por aqui.
Vamos falando…
Abraços,
Raquel
Olá Raquel, bom dia
Multi útil suas dicas, obrigada 🙂
Estaremos indo em janeiro 2019, dias a definir, pensamos no roteiro: Amsterdam, Berlim, Cracóvia, Praga, Nuremberg e Munich. Um dos objetivos da viagem é conhecer a parte histórica desses lugares, principalmente relacionados a segunda guerra. E incluímos Praga por recomendação de amigos. A princípio pensamos ficar 3 a 4 dias.
Serei grata se puder me dar recomendações para aproveitar esse roteiro, principalmente dicas para economizar rsrs.. recomendações de transporte para Praga, etc.. agradeço qualquer ajuda sua.
Saudações
Olá, Nathália.
Muito obrigada, fico feliz em saber que as dicas estão te ajudando!
Certo…ótima ideia e roteiro. Três a quatro dias inteiros em Praga, sem contar com os dias de chegada e saída da cidade são suficientes para aproveitar os principais pontos de interesse.
Aqui, em Praga, temos um tour especial/temático com o foco na Segunda Guerra que está saindo do forno. Vamos começar a trabalhar nele justamente em janeiro de 2019.
Sobre transporte para Praga, você pode consultar o site oficial dos transportes na República Tcheca, em inglês: https://jizdnirady.idnes.cz/vlakyautobusymhdvse/spojeni/ que informa a lista das melhores conexões de transporte entre duas localidades, inclui trens e ônibus.
Se tiver mais dúvidas, é só escrever!
Abraço,
Raquel
Olá Raquel! Estou cada vez mais encantada por Praga! Estamos planejando ir agora em março, quero aproveitar o finalzinho do inverno dai, pois aqui no Rio a sensação térmica está chegando a 50 graus 😩
Minha dúvida é a questão do guia, você indica algum?? Obrigada 😘
Olá, Fernanda.
Que perfeito…fico feliz em saber que você está se sentindo inspirada para conhecer Praga!
Sim, estou sabendo das ondas intensas de calor aí no Brasil.
Eu mesma faço passeios guiados aqui na cidade e também trabalho com guias tchecos, fluentes em português, que são parceiros do blog. Vou enviar a informação completa para seu email sobre os tours guiados.
Obrigada a você por me escrever.
Forte abraço!
Raquel
Ola, Raquel!
Como vou estar na Europa natal, ano novo e consegui passagem barata de retorno para o Brasil saindo de Praga, resolvi viver essa experiencia. Vou estar com uma criança de 2 anos para passar Reveillon 2020. Da para passear com bebe e aproveitar mesmo com esse frio? Parabéns pelo blog!
Grato.
Olá, Victor.
Tudo bem? Certo…você fez uma boa escolha em viver essa experiência!
Apesar do frio, é possível passear com bebês e crianças nas ruas. Somente, é necessário ter a roupa adequada. Existe um macacão de nylon forrado para as crianças, que é confortável e protege de qualquer frio. Recomendo comprar aqui em lojas de departamento que tenha a seção infantil.
Muito obrigada!
Abraços,
Raquel
Olá me chamo Jhonathas e estou planejando em ir para praga em janeiro e passar em média 10 a 14 dias, dentre a estadia pretendo pegar trem ou outros meios de transportes para conhecer outros países, queria ter uma ideia de como é tbm a vida noturna ai pq quero curtir muito, outro detalhe é o idioma, falo apenas um pouco de inglês
Desde já parabéns pelo site
Olá, Jhonathas!
Tudo bem? Muito bom que você escolheu Praga como seu destino de viagem!
Apesar do frio, é possível aproveitar bem. Se você estiver com a roupa adequada que vai te proteger, tudo será perfeito!
Certamente, Praga é excelente como cidade base para explorar outras cidades tchecas próximas e também os países vizinhos. Com trem ou ônibus, dá para conhecer muitos locais.
Acompanhe o blog e as mídias sociais (Instagram e Facebook) para mais dicas de lugares e atrações.
Muito obrigada!
Abraços,
Raquel
Boa noite Raquel. Penso em ir ao leste europeu em janeiro. Tipo dia 18
Descendo em Varsóvia, depois Praga, Viena.
Sei que é muito frio.
Meu roteiro está certo?
Começando de cima?
Poderia me dar umas dicas?
Aguardo
Email correto
Tudo bem? Gostaria de saber se você faz tour para Cesky Krumlov, e informações sobre valores
Olá, boa noite!
Encontrei seu site pela internet quando estava pesquisando o que fazer no Réveillon 2022/2023, pois eu e meu namorado iremos passar aí em Praga! Por favor, vc poderia fazer um orçamento de quanto você cobra apenas para nos ajudar a escolher algum restaurante para passarmos o Reveillon e nos ajudar com essa reserva?
Muito obrigada! Paz e bem!
Boa noite, Raquel
Foram muito boas as suas dicas.
Eu já estive em Praga e irei retornar em fevereiro e pretendo fazer um roteiro pelo interior do país, Cesky Krumlov, Budojevic e outras, mas tenho dúvidas se acharei o comércio e os restaurantes abertos, principalmente no que tange à locais para comer a noite.
Já estive no interior da Alemanha em um período similar e tive dificuldade de onde comer a noite.
Será que você poderia me dar uma dicas e, se possível, me contar o que encontrei no inverno nas cidades turísticas do interior da República Tcheca.
Desde já agradeço.
Olá, Raquel.
Obrigada pelo seu comentário aqui!
Fico feliz em saber que gostou das dicas.
Durante o inverno, tudo segue funcionando, mesmo nas cidades menores ou cidades do interior como Český Krumlov. České Budějovice já é maior, pois é a principal cidade desta parte da Boêmia do Sul, então a cidade é viva com muitas indústrias, empresas e comércio.
A única questão é que a cozinha dos restaurantes fecha cedo, então recomendo sair para jantar entre 19h e 21h, pois justamente nesta época do ano também escurece mais cedo, entre 16h e 17h.
No geral, acredito que você vai conseguir aproveitar bem este período por aqui, pois é uma paisagem pitoresca, com panorama de inverno, tendo grandes chances de ver neve. 🙂
Forte abraço,
Raquel