A República Tcheca no verão costuma ser bem vibrante, cheia de atrações culturais nas praças de suas cidades e clima convidativo para ficar na rua até anoitecer. As principais cidades tchecas transmitem essa sensação em diversos aspectos. A começar pelas pessoas nas ruas aproveitando o bom tempo, curtindo a música dos festivais, o cinema ao ar livre, ficando à toa nos parques ou à beira do rio Moldava (Vltava), em Praga, tomando uma pilsen.
Pode ficar muito quente durante o dia, principalmente à tarde, por isso é bom vir preparado com roupas leves, calçados confortáveis e usar chapéu ou boné para se proteger do sol. Mesmo porque Praga, como outras cidades tchecas, instigam a serem exploradas a pé, pois é a melhor forma de conhecê-las.
Quando cansar, aproveite as mesas ao ar livre dos vários restaurantes espalhados pela cidade ou os espaços abertos dos bares. Vários deles durante a primavera e verão criam esses locais para as pessoas aproveitarem o ambiente do lado de fora. Geralmente, os restaurantes anunciam na porta que tem um jardim interno para os clientes e isso é um chamariz. Então, se você vir na entrada do restaurante a palavra “zahrádka”, que significa jardim, pode entrar que terá espaço ao ar livre.
Agora, algo que os brasileiros adoram e não tem muito por aqui no verão são ambientes com ar condicionado. Como o país é muito mais frio que calor, realmente, em geral, não há preocupação em instalar ar condicionado em tudo. Por isso, não espere ambientes refrigerados nos locais. E se você faz questão de ar condicionado no seu quarto de hotel, certifique-se antes de confirmar a reservar que terá ar condicionado e estará funcionando.
Enfim, agora vamos às informações mais práticas e específicas sobre o clima, o que trazer na mala e sobre os principais eventos na cidade durante a estação.
1) Clima e o que trazer na mala
As temperaturas, em média, variam entre 14°C e 31°C. Podem ter dias mais amenos com máxima de 21°C, que fica mais friozinho, exigindo um casaquinho e também pode acontecer de chegar aos 35°C, sendo muito quente mesmo. Então, venha preparado para essa variação. O sol nasce às 04h58 da manhã e se põe às 21h12, contribuindo para ficar até tarde na rua.
Assim, recomendo trazer roupas frescas de verão na mala. Para as mulheres, peças como shorts, bermudas, blusas e vestidos. Para os homens, roupas mais confortáveis e frescas, como bermudas, camisetas e/ou camisas. Mas, não deixe de colocar aquela “muda de roupa” que vai te aquecer, em caso de mudança do clima e queda nas temperaturas.
2) Fuso Horário
A diferença de horas entre Brasil e República Tcheca a partir do último fim de semana de março fica em 5 horas. Portanto, durante o verão segue o mesmo esquema, quando for 13h na República Tcheca, ainda serão 8h da manhã no Brasil.
3) Eventos musicais
Para quem gosta de música de alta qualidade, a República Tcheca é um paraíso durante o verão. Tem jazz, música clássica e até música barroca. São vários festivais que oferecem o melhor da música internacional nesses gêneros.
Um deles que considero imperdível é o Bohemia Jazz Fest, que acontece nas praças das principais cidades do país, portanto é gratuito e traz músicos de alto nível internacional para o público.
O evento, que tradicionalmente acontece na Praça da Cidade Velha, em Praga, vai ser realizado no Royal Gardens, o espaço dos jardins reais do complexo do Castelo de Praga. O concerto será ao ar livre e gratuito.
Confira outros festivais de música que acontecem durante o verão:
– Prague Proms: festival internacional, inspirado nos famosos concertos de Londres da BBC conhecidos como Proms, traz a Praga o melhor da música clássica e do jazz. No programa, você vai encontrar a renomada Orquestra Sinfônica Nacional Tcheca atuando nas mais diversas modalidades musicais acompanhada de músicos solistas estrangeiros, cantores famosos ou bandas de alto nível. Preços: a partir de 350 CZK (cerca de 14 EUR).
– Bohemia Jazz Fest: um dos maiores e mais conceituados festivais de jazz da Europa acontece nas praças principais das cidades tchecas. O evento tem a intenção de promover o jazz de alto nível mundial no país. É gratuito. Quando: de 09 a 15 de julho. Em Praga, acontecerá no dia 09 de julho a partir das 17h30. O show principal será às 20h30.
– Festividades de verão da música antiga (Letní slavnosti staré hudby): é o único festival focado em artes históricas organizado em Praga. Desde a sua criação no ano 2000, tornou-se reconhecido pela programação temática cuidadosamente preparada e pelo elevado nível de desempenho dos principais instrumentistas, bandas, artistas vocais, maestros, companhias de dança e teatro de vários países do mundo. O festival é organizado pela escola Collegium Marianum – Týn, um centro educacional e cultural com 20 anos de experiência na área de artes históricas. Quando: de 16 de julho a 06 de agosto. Onde: em diferentes teatros e espaços culturais da cidade. Preços: a partir de 700 CZK (cerca de 30 EUR).
4) Feriados
Os dois feriados do mês de julho acontecem em sequência: são os dias 05 e 06 do mês. No dia 05 de julho é celebrada a chegada ao país dos evangelizadores São Cirilo e São Metódio às terras tchecas. É um evento religioso e com forte tradição em várias partes do país, principalmente, nas cidades e vilas pequenas.
Por isso, é muito provável que alguns lugares fiquem fechados nesse dia. O circuito turístico principal de Praga, restaurantes e atrações funcionarão normalmente, porém é possível que aconteça algumas alterações de horários em alguns restaurantes específicos e supermercados.
No dia 06 de julho, rememora-se o aniversário da morte do teólogo tcheco Jan Hus. O reformista foi executado na fogueira por tentar reestruturar a igreja católica no século XV, antecipando-se a Martinho Lutero. O fato aconteceu em 1415.
Depois de ter sido preso por seus adversários ideológicos, fiéis ao Papa, sob uma falsa promessa de que nada iria acontecer a ele, durante a sua participação no Concílio de Constança, Hus foi levado à fogueira. A morte dele provocou longos anos de instabilidade política e guerras religiosas no país.
E agosto ?
Amei conhecer um pouco da República Tcheca, especialmente Praga. Pretendo voltar em breve. Praga Boêmia me aguarde por que vamos desvendar mais lugares🥰
Obrigada pelo comentário por aqui, querida Inez! Sim…espero que em breve você possa voltar novamente para explorar mais lugares em Praga e na República Tcheca.
Um forte abraço,
Raquel