Para começar este artigo, quero te fazer uma pergunta: você sabia que a República Tcheca agora também chama Tchéquia?
Pois é…as autoridades máximas do país fizeram o pedido oficial para incluir uma versão mais curta para o nome da nação. Na verdade, não é uma mudança, mas sim a inclusão de um nome mais curto para se referir a República Tcheca.
A exemplo de outros países que usam um nome mais curto – como a China que oficialmente é República Popular da China, a Espanha que chama Reino de España e o México que tem como nome oficial Estados Unidos Mexicanos – as autoridades decidiram escolher Tchéquia para representar o país de forma mais prática. A decisão foi definitiva, sem consulta popular. O que, claro, desagradou muita gente.
Por outro lado, muitos tchecos defendem e apoiam o nome, inclusive dizendo que já utilizavam uma forma curta para referir-se ao país, como “Cesko” e “Cechy”. A mais famosa fabricante de cervejas tchecas, a Pilsner Urquell, também já utiliza em suas latas a frase “Produzida na Tcheca.”
Assim – o nome Tchéquia, em português, Chequia, em espanhol e Czechia, em inglés – será utilizado em eventos esportivos, para fins promocionais e em outras ocasições nas quais o nome curto é mais apropriado.
Então, agora você já sabe: se aparecer o nome Tchéquia por aí, pode confiar que está se referindo a República Tcheca, esse país fascinante, com 12 monumentos ou cidades inscritas na lista da Unesco, sendo que são 1000 inscrições de patrimônio cultural no mundo todo.
Então, confira a lista com os 5 destinos imperdíveis na Tchéquia:
1) Praga
Por mais óbvio que seja, Praga é sempre Praga, é a capital. É considerada o sexto lugar mais atrativo do mundo, segundo a opinião dos usuários do TripAdvisor. A cidade tem muitas facetas: é boêmia, é underground, é musical, é romântica, é moderna, é mítica. No seu panorama, imperam as joias arquitetônicas extremamente conservadas. É uma cidade com mais de mil anos de história, que não se revelam assim tão facilmente. É preciso ser observador e ter serenidade para se aprofundar nas memórias que esta cidade guarda.
Quer fazer um tour guiado em Praga? Escreva pra gente!
2) Český Krumlov
A cidade faz parte das pérolas do patrimônio cultural da Unesco. Seu cenário de arquitetura renascentista com as ruelas medievais dão um charme todo especial à cidade. O castelo de Český Krumlov, como toda a cidade, garante ao visitante uma viagem no tempo, com a chance de conhecer a vida da aristocracia da época, através da sala de carnaval e o teatro barroco único que é um dos mais conservados do mundo. O palco giratório que está nos belos jardins do palácio recebe espetáculos musicais e teatrais. Depois disso, o programa é ficar à toa pela cidade aproveitando sua atmosfera única.
Como chegar: A cidade fica mais ou menos a três horas de Praga. É possível fazer um day trip, se sair cedinho de Praga. A melhor opção é pegar o ônibus da empresa Student Agency que faz o trajeto diariamente. O preço da passagem ida e volta custa em média 30 Euros.
Quer a nossa companhia nesse passeio em Český Krumlov? Agende por aqui!
3) Kutná Hora
A cidade chama a atenção de inúmeros visitantes por conta de uma capela que foi decorada em seu interiror com ossos humanos. Isso aconteceu simplesmente porque no cemitério que fica ao lado da capela não tinha mais espaço para enterrar as pessoas e aí veio a solução de usar os ossos para decorar seu interior. Para alguns, é interessante e diferente. Para outros, nem tanto. Você deve ver e julgar por si mesmo. Mas, a cidade oferece muito mais que a visita a inusitada capela: o centro histórico de Kutná Hora com o templo de Santa Bárbara, que demorou 500 anos para ser construída, e a catedral de Assunção de Nossa Senhora, ambas inscritas na Unesco, são atrações belissímas e imperdíveis na cidade.
Como chegar: Kutná Hora fica a apenas 70 km de Praga, sendo ideal para day trip. O mais fácil e prático para chegar lá é de trem. Para isso, basta ir na estação principal de trens em Praga, Hlavní Nádraží, e comprar os tickets para o destino. Tem várias opções de horários disponíveis. Só fica alerta para saber a hora de voltar, geralmente os últimos trens saem no final do dia entre 18h e 19h. Então, pergunte os horários de volta a Praga.
Quer a nossa companhia nesse passeio em Kutná Hora? Nós te levamos!
4) Telč
Telč foi inspirada na renascença italiana para ser construída. Então, imagine a mistura da renascença italiana com o cenário do norte dos alpes (já que não está muito longe da fronteira norte da Aústria)? Assim fica fácil! A cidade tem um romântico castelo, lagoas de água cristalina e uma charmosa praça com casinhas coloridas. Não é à toa que dizem que a cidade parece um cenário dos contos infantis do escritor Hans Christian Andersen. Por causa de tudo isso, faz parte do patrimônio mundial da Unesco.
Como chegar: A cidade fica a 162 km de Praga e a viagem até lá dura cerca de 4 horas se for de trem ou ônibus. Isso, porque o ônibus para em Brno e o trem em várias cidades pelo caminho. Para ir mais rápido, em torno de 2 horas, é aconselhável alugar um carro. Podemos levar você também em carro privativo em um bate e volta desde Praga. Agende por aqui!
5) Kroměříž
Eu sei…o nome assusta com tantos acentos, ainda mais virados de cabeça para baixo, mas essa cidade tem os jardins mais belos da Europa e por isso estão inscritos na lista da Unesco. Os jardins, Květná e Podzámecká, apresentam uma conexão perfeita entre flores, arte e arquitetura. O primeiro deles foi fundado na primeira metade do século 17 e apresenta uma simetria precisa, é decorado com estátuas e fontes, e no seu meio tem uma rotunda. E o outro é um parque composto com uma coleção única de árvores. Além disso, a cidade ainda ostenta um palácio barroco com uma torre, onde é possível subir e apreciar a vista da cidade com os belos jardins, e uma pinacoteca com uma especial coleção de pintura da Europa central desde o século 5 até o século 18. E para completar, Kroměříž presenteia o visitante com suas adegas de vinhos episcopais.
Como chegar: Kroměříž fica a 269 km de Praga. A viagem até lá dura cerca de 3 horas se for de ônibus pela empresa Student Agency. De trem, o trajeto pode ser feito em 3 horas e meia e tem uma parada no meio do caminho para trocar de trem. Para ir mais rápido, em torno de 3 horas a 3 horas e meia, é aconselhável alugar um carro. Ou, você já sabe: podemos te levar até lá em um bate e volta saindo de Praga. Escreva pra gente!
Bom, depois de saber de todas essas belezas que a Tchéquia oferece, acho que você vai querer vir pra cá logo, logo! 🙂
Então, inscreva seu e-mail para receber todos os artigos atualizados do site lá na home. Isso vai te ajudar a planejar a sua viagem.
Se quiser saber mais sobre a República Tcheca, baixe o ebook gratuito “Cidades cervejeiras da República Tcheca”.
E se tiver dúvidas, perguntas, sugestões, escreva para mim nos comentários, que vou ter o maior prazer em te responder.
Forte abraço!
Olá Raquel. Gostaria de saber se existem roteiros para serem feitos a pé, com estrutura de albergues.
Olá, Mauro.
Tudo bem? Obrigado por enviar sua pergunta por aqui.
Sim, tem muitas opções de albergue e caminhos para fazer a pé. Só posso dizer que vale muito a pena. São lugares incríveis!
Através deste link (http://pdf.czechtourism.com/camping/) você pode baixar um arquivo em pdf com os mapas de camping e pousadas no país.
E aqui abaixo, coloco sugestão de lugares com os respectivos links para passeios a pé pelas montanhas:
– Serra de Jeseníky – https://www.navstivtejeseniky.cz/en
– Montanha de Sněžka – http://www.postovnasnezka.cz/ Essa é a montanha mais alta tcheca na serra de Krkonoše é considerada a rainha das montanhas tchecas e um dos símbolos da República Tcheca.
Do alto do seu cume a 1602 metros, você vai ver uma bela vista sobre a Boêmia e sobre o território da Polônia, já que é zona de fronteira.
– Serra de Beskydy – http://www.beskydyportal.cz/en
Espero que você aproveite bem as informações! E qualquer outra dúvida ou pergunta, é só escrever.
Forte abraço,
Raquel
Oi Raquel, parabens pelo Blog. Está me ajudando muito a definir o meu roteiro. Eestaremos por estas bandas no final de setembro. Quantos dias mais ou menos você sugere para conhecermos os pontos mais interessante do país? De 5 a 8?
Olá, Isabele.
Muito obrigada! Fico muito contente em saber que os posts do blog estão te ajudando a construir seu roteiro.
Recomendo de 5 a 10 dias para conhecer com mais calma as principais cidades do país. Sugiro, pelo menos, 3 dias inteiros em Praga e mais 3 dias inteiros para você conseguir conhecer outras cidades tchecas interessantes. Assim, você pode intercalar os dias em Praga com dias de passeios para não ficar muito cansativo.
E, se ficar 10 dias, sem contar os dias de chegada e saída da cidade, terá mais dois dias para explorar mais lugares, mesmo em Praga.
Vamos falando…
Forte abraço,
Raquel
Meus parabéns Raquel
Já estive duas vezes em Praga e tive oportunidade de conhecer algumas das suas dicas. Mas percebi que tenho muito mais para conhecer.
Olá, Jorge!
Muito obrigada! É verdade…tem muito locais para descobrir e visitar em Praga e também nas cidades vizinhas. Volte mais vezes…:)
Abraços,
Raquel
Olá!
Vou viajar para a Alemanha e Polônia.
Gostaria de saber, se é necessário visto para brasileiros.
Grato
Desculpa.
Gostaria de saber se é necessário visto para Republica Tcheca.
Olá, Carlos.
Tudo bem?
Não é necessário ter visto, somente passaporte com data de validade de até seis meses contando com a data de retorno ao Brasil. Para mais informações, dá uma olhada nesse post do blog: http://pragaboemia.com/duvidas/
Abraços,
Raquel
Ola, Raquel Rezende
= Meu nome Januario Lima, Estou no Brasil, cidade Rio Verde, em Goias… meu filhos Mateus Lima, esta cursando faculdade de Medicina 8 período, foi selecionado para fazer intercambio de 30 dias, 01 a 30 de julho 2019, na Universidade de medicina na cidade Cidade: Hradec Králové. Poderia dar alguma dicas sobre cidade
“Charles University Faculty of Medicine in Hradec Králové”
= Trasporte de Praga para Hradec Králové, e feito por Trem ou Onibus??
Olá, Januário.
Tudo bem?
Certo…que maravilha! Acredito que seu filho vai ter uma grande experiência nesse intercâmbio!
A cidade é uma das mais antigas do país, fica a 100 Km de Praga. Está na confluência dos rios Elba e Orlice e possui uma arquitetura rica e variada em seus edifícios, passando pelo período gótico, da renascença e barroco.
A Faculdade de Carlos IV é uma das mais renomadas da Europa e foi a primeira a ser fundada na Europa central no ano de 1348.
O transporte pode ser feito de trem ou ônibus. De ônibus, o trajeto dura 1 hora e 10 minutos. De trem, cerca de 1 hora e meia. Ambos saindo de Praga.
Forte abraço,
Raquel
Oi Raquel,
Queria saber se para alugar carro na república tcheca a carteira de motorista do Brasil é aceita. Ou se é necessário fazer a carteira internacional pelo detran daqui.
Estou amando suas dicas!
Abraços
Marieta
Olá, Marieta.
Tudo bem? Recomendo fazer a carteira de habilitação internacional, pois é esse documento que é exigido para alugar carro por aqui.
Que bom…fico muito feliz em saber disso!
Abraços,
Raquel
Oi Raquel, tubo bem?
Parabéns pelo blog.
Estou indo para Praga na semana do Natal agora 2019. Chego dia 23/12 vindo de Viena;
A intenção é viver a experiência dos mercados de Natal em Praga. Mas, estou preocupado:
1- Será que vou encontrar locais abertos no dia 24/12 e 26/12 para visitar?
2- Você tem alguma dica do que fazer no dia 25/12 dia do Natal?
Dia 27/12 estou querendo fazer um bate e volta em Český Krumlov, mais alguma dica além das que li aqui no blog?
Abraços,
eu também tenho estas dúvidas, vou dia 14/012 a Praga
Olá Raquel, vou para Praga dia 5 de novembro e tentei agendar alguns passeios pelo blog mas não consegui.
Você poderia me ajudar?
Flavio
Mandei o e-mail errado.
Bom dia! Procurando sobre a Republica Tcheca achei seu blog e gostei bastante. Queria saber como é mais rápido ir de Praga a Český Krumloy? É no caminho para Viena?
Obrigada
Olá, Soraya.
Ah…que bom, fico feliz que gostou do blog!
O jeito mais rápido e prático é de ônibus intermunicipal mesmo. As empresas FlixBus (https://shop.flixbus.com/) e RegioJet (https://regiojet.com/) fazem o trajeto com frequência durante o dia. Demora cerca de 2h e meia.
Depois, para Viena, a empresa FlixBus faz o trajeto com oferta de vários horários. São cerca de 3h30 de viagem entre Krumlov e Viena.
Um abraço,
Raquel